sexta-feira, 13 de novembro de 2009

25 dicas para melhorar sua alimentação

Ninguém vai abrir mão do prazer ou aniquilar o cardápio. Aqui você descobre como medidas simples podem adicionar sabor e saúde às refeições sem sacrifício. Aguce os sentidos, acerte nas escolhas e bom apetite!

1. Os especialistas recomendam nove porções de vegetais por dia. Sugestão: 1/2 fruta de manhã (pode ser uma maçã e metade de uma papaia, por exemplo), 1 prato de folhas e legumes na hora do almoço, 1 fruta de sobremesa, 1 fruta no lanche da tarde, legumes no jantar e outra unidade de fruta.

2. Para uma salada nutritiva, misture uma raiz (cenoura, beterraba, rabanete), dois ou três tipos de folha (agrião, rúcula, alface) e um fruto (tomate, pepino). "Assim você ingere vários nutrientes, vitaminas e minerais", ensina a nutricionista Catarina Stocco, de Curitiba.

3. Frutas da estação são mais baratas do que as vendidas fora de época, que costumam amadurecer por processos artificiais.

4. Algas marinhas no prato, metabolismo no ritmo. Ótima fonte de iodo, mineral que ajuda a regular a glândula tiróide - uma das regentes de nosso metabolismo -, as algas também são ricas em ferro, cobre, magnésio, potássio, cálcio e zinco. A maior parte delas (como a nori, usada para fazer sushi) possui beta caroteno e vitaminas do complexo B.

5. A película externa é a parte mais rica dos grãos. Por isso, prefira os integrais. Eles conservam vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas que, nos grãos refinados, são praticamente descartados. Outra dica é olhar o rótulo do pão industrializado: muitas vezes ele é vendido como integral, mas contém apenas 10% de farinha não refinada.

6. Dê preferência a requeijão light, cream cheese light, queijo cottage, queijo-de-minas e ricota em vez de manteiga e margarina. Os primeiros têm menos gordura e são ricos em cálcio - bom para os ossos. A manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol, que prejudicam o sistema cardiovascular. Já a margarina, para ganhar a consistência sólida, incorpora moléculas de hidrogênio às de gordura. Isso transforma a gordura poliinsaturada na chamada gordura trans, ou gordura hidrogenada. Esta aumenta o mau colesterol (LDL) e os triglicérides e diminui as taxas do colesterol bom (HDL). "Se você aprecia margarinas, veja o rótulo e prefira as que têm menos de 40% de gorduras", recomenda a nutricionista Miyoko Nakasato, do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo.

7. Dois dentes de alho em sopas e refogados garantem uma boa dose de imunidade. Mesmo cozido, o alho baixa o mau colesterol, protegendo contra doenças do coração, e estimula o sistema imunológico. "Pesquisas recentes concluíram que ele pode matar mais de 60 tipos de fungo e 20 tipos de bactéria", diz Sheldon Saul Hendler, conselheiro nutricional do Comitê Olímpico Americano e autor da Enciclopédia de Vitaminas e Minerais.

8. Para o chá verde, tudo. A bebida, originária do Oriente, é um poderoso néctar contra câncer, perda da memória e problemas cardíacos. Um dos motivos é seu alto teor de antioxidantes, que inibem as alterações celulares causadoras de tumores. Outra substância presente na planta, o tanino, ajuda a baixar o mau colesterol (LDL) e fortalece artérias e veias. Quantidade: quatro xícaras diárias.

9. Tempere a vida. Alho, alecrim e manjericão reforçam o sabor. Além disso, uma pitada aqui e outra ali no fim das contas representa um ganho para a saúde. O alho ajuda no controle do colesterol e da hipertensão, o manjericão é digestivo e o alecrim estimula a circulação sanguínea só para citar alguns efeitos.

10. Misture flocos de aveia em iogurte, salada de fruta e sopa. O cereal contém betaglucana, fibra que ajuda a dissolver a gordura ruim e diminui o risco de problemas circulatórios. A aveia é ainda rica em cálcio, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B e magnésio. Segundo Gudrun Krökel Burkhard, médica antroposófica e autora do livro Novos Caminhos de Alimentação (ed. CLR Balieiro), o magnésio tem ação antidepressiva e aumenta a disposição física. Três colheres de sopa por dia são uma boa medida.

11. Explore a salsinha. Em saladas, sobre os pratos prontos ou nos sucos, sugere a nutricionista Catarina Stocco. Uma xícara da erva (30 g) tem a mesma quantidade de vitamina C que três colheres de sopa de sumo de limão, uma xícara de agrião ou 1/2 laranja!

12. Alimento para o cérebro? Peixe. As pesquisas confirmam que as espécies de águas frias - como salmão, atum, cavalinha e truta - são ricos em ômega 3, que reduz inflamações, ajuda a limpar as artérias e protege as células cerebrais dos danos causados pelo estresse e envelhecimento. Quer mais? Consumir esses peixes, pelo menos duas vezes por semana, protege o coração e combate a perda de memória, a depressão e a osteoporose.

13. Para o sanduíche: uma pasta de abacate amassado e temperado com sal, limão e cheiro-verde fica uma delícia e substitui com vantagem a maionese. O abacate contém gordura monoinsaturada (saudável para o coração), vitaminas A e B e diversos minerais.

14. Uma colher de sopa de farelo de trigo na refeição principal ou em sucos e sobremesas com frutas estimula o intestino e promove uma verdadeira faxina das toxinas no organismo.

15. Inclua uma laranja em seu cardápio diário. "Graças à vitamina C e aos antioxidantes, ela aumenta as defesas do organismo e evita o envelhecimento precoce", diz a nutricionista Ana Paola Monegaglia, de São Paulo.

16. O azeite se relaciona ao bom colesterol e salva o coração. Mas o melhor é o extra virgem, feito exclusivamente do fruto da oliveira e prensado a frio, o que mantém sua composição química inalterada, além da acidez menor do que 1% - garantia de qualidade.

17. "Salpique na salada sementes de gergelim, germe de trigo, linhaça, sementes de girassol e de abóbora. Estas são ricas em vitaminas, minerais e proteínas", diz Liz Elaine Sowek Santos, de Ponta Grossa, no Paraná, especializada em nutrição esportiva.

18. Nozes são uma ótima fonte de proteínas e vitaminas E (antioxidante) e B (regula o metabolismo). "Apesar de calóricas, contêm gorduras monoinsaturadas, protetoras do coração", diz a nutricionista Miyoko Nakasato. Segundo a Revista Britânica de Medicina, comer nozes durante a semana diminui em até 35% o risco de doenças cardíacas. Já uma castanha-do-pará contém 55 mcg de selênio (o equivalente àsnecessidades diárias de um adulto), um antioxidante fundamental para a saúde do sistema cardiovascular. Também contém magnésio, cálcio e ferro.

19. Um grão sobre o qual ainda vai ouvir falar muito é a quinoa. Conhecida como trigo inca, esse grão cultivado há mais de 4 mil anos pelos andinos é um alimento e tanto. "A quinoa apresenta um alto índice de proteínas, cálcio, fósforo e magnésio", explica a nutricionista Neide Rigo, de São Paulo. Substitui o arroz nas refeições. Característica: estimula o peristaltismo (movimento do intestino).

20. Só dá tempo de fazer um macarrãozinho? Acrescente brócolis. Além de vitaminas, cálcio e ferro, o vegetal ainda contém uma grande quantidade de ácido fólico - que diminui o risco de doenças cardíacas e age como preventivo do câncer - e beta caroteno, que protege os tecidos do envelhecimento precoce e aumenta a imunidade contra doenças",completa a nutricionista Ana Paola Monegaglia, de São Paulo. Uma xícara de brócolis no macarrão proporciona 2,5 g de fibra.

21. A médica Gudrun Kröel Burkhard, no livro Caminhos da Alimentação, recomenda usar panelas de vidro, barro, pedra-sabão, ferro, cobre, porcelana refratária. Se puder, evite os recipientes de alumínio, pois partículas do metal se soltam quando o fundo é raspado. A substância é tóxica e cumulativa no organismo.

22. O iogurte faz as vezes de creme de leite em patês e molhos. Vantagem: tem lactobacilos, responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal.

23. Chocolate melhora o humor. Guarda um aminoácido usado pelo cérebro para produzir serotonina - a substância responsável pela sensação de bem-estar. Até o coração bate feliz por um pouco dessa delícia. Pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que o alimento contém o flavonóide, substância benéfica para o coração, além de polifenol, antioxidante que impede a formação de placas de gordura nas artérias. O chocolate amargo é uma ótima opção por conter mais cacau e menos gordura.

24. Acrescente cenoura crua e ralada no molho de tomate. A leguminosa turbina os pratos com uma dose de beta caroteno, importante para o coração, o sistema respiratório, a pele e os ossos, recomenda Ana Paola Monegaglia.

25. Pode brindar. Uma ou duas taças de vinho por dia inundam o corpo com antioxidantes e impedem o depósito de gordura nos vasos sanguíneos.

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário