segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Qual é a melhor escola para seu filho?

A educação é a base para a formação de todos os seres humanos e ela deve ser ancorada na família e na escola. Escolher a escola que o filho vai estudar é uma decisão difícil para os pais, pois dependendo da situação financeira terão que decidir por matricular ele na escola pública ou particular.

A escola particular, principalmente, bombardeia os pais com propagandas na televisão, rádio, internet, mídias sociais, jornais, carro de som e faixas tentando convencê-los de que é a melhor opção, pois aprova centenas de alunos nos vestibulares e possui as melhores instalações. Os pais, então, ficam com dúvidas, de qual é a melhor escola para seu filho.
Os pais devem estar atentos para escolher a melhor escola a matricular seu filho procurando informações, visitando a mesma para conhecê-la e observando criteriosamente se ela tem:

-História e tradição na cidade e também propostas pedagógicas voltadas para a formação integral dos alunos, preparando-os para a faculdade da vida e também com boa aprovação nos vestibulares; a mensalidade compatível com o que oferece, se ela for particular.
-Boa localização com acesso facilitado; salas de aula amplas; se há bom espaço para os alunos passarem o recreio e com um parque para as crianças da educação infantil; quadra ou ginásio de esporte para a realização das aulas de educação física; piscina; biblioteca com acesso a internet, revistas e jornais; laboratórios de informática e ciências; auditório amplo para o desenvolvimento de atividades culturais, eventos sociais e reuniões.
-Atividades culturais que desenvolvam as diversas linguagens do ser humano; aulas de educação física regulares; jogos internos e se participa de eventos esportivos municipais e estaduais.
-Professores e coordenadores qualificados e bem remunerados, envolvidos com o processo educativo e que desenvolvam o trabalho com satisfação.

Os pais devem ser bastante criteriosos e exigentes em relação à escola que seu filho vai estudar, seja ela pública ou particular, porque ambas devem ter o compromisso com a educação e oferecer o que for de melhor para o aluno.

Escolhida a escola, faça a matrícula e no decorrer do ano letivo converse com seu filho para saber o grau de satisfação dele com o ensino, porque quanto maior for, ela estará correspondendo. Visite sempre a escola, participe das reuniões de pais e mestres e dos eventos realizados pela mesma. Avalie até o final do ano se ela está proporcionando tudo o que prometeu fazer em prol da educação do seu filho e você terá a resposta se esta é a melhor escola.

Seja qual for a escola que os pais escolham, é imprescindível o acompanhamento, presença, participação, envolvimento e comprometimento deles na educação do filho em parceria com a mesma, porque a educação deve começar em casa através de exemplos, cobranças e atitudes pautadas na responsabilidade em querer o melhor para o filho, ressaltando que “seu destino como ser humano está ancorado nas maiores ou menores possibilidades que a família lhe abre”.

Por Professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário