domingo, 23 de maio de 2010

A importância da atividade física para a saúde


Você faz parte daquele grupo de pessoas que se exercita somente no verão? Pior, você é daqueles que se exercita somente no período das férias? Ou ainda, pior, você não se exercita nunca? Então, cuidado, você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.

Para entender melhor sobre o que estamos falando basta analisar que o nosso corpo foi feito para se movimentar e se pensarmos um pouco mais, será fácil entender que nossos ancestrais eram muito mais ativos do que nós, eles não tinham os recursos que temos atualmente.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte nas nossas vidas estamos a cada dia mais informatizados, e ainda a maioria das pessoas mora nos centros urbanos, o que favorece a mecanização. Do ponto de vista da locomoção e trabalhos “braçais” nossas vidas se tornaram mais fáceis e confortáveis.

Porém, com toda essa economia de movimentos e de força para realizá-los temos um custo, a atrofia de todo o organismo. O simples toque de botão para controlamos máquinas que fazem o serviço pesado para nós, pode ser agradável, cômodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço, deteriora nossa saúde.

E, como não queremos voltar no tempo extinguindo os controles remotos, volantes hidráulicos, computadores, liquidificadores, etc., temos que encontrar espaço na nossa agenda para investir em nós mesmos. E este investimento é nos movimentos que nosso corpo é capaz de fazer.

Ao realizar atividades físicas exercitamos nossos músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que aja uma maior necessidade de sangue para nutrí-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos.

E estas alterações são benéficas e necessárias para um bom funcionamento orgânico. Muitos benefícios são adquiridos através da prática de atividades físicas: diminuição da ansiedade, melhora da auto-estima, prevenção da depressão, uma melhor qualidade do sono, mais disposição e vivacidade para as atividades diárias, incremento na capacidade de concentração e mudança significativa no humor, são apenas alguns deles.

Cada pessoa pode perceber mudanças em seu corpo, mente e também no aspecto social e afetivo quando realiza atividades físicas. Agora, você somente poderá saber se fizer com que elas façam parte dos seus hábitos. Atividades esportivas, recreativas, exercícios físicos ou mesmo atividades do cotidiano são atividades físicas.

E qualquer atividade que gaste energia de forma significativa e movimento suas articulações, músculos, tracione os seus ligamentos e tendões e cause pressões nos seus ossos são consideradas como suficiente para não classificá-lo como sedentário. Portanto, se você não gosta de correr, que tal caminhar, nadar, pedalar ou simplesmente pular corda? Se não gosta de realizar ginástica com pesos numa academia, que tal dançar ou mesmo lavar o carro, limpar o jardim ou passear com o cachorro?

Agora, não se esqueça: a atividade física para fazer bem ao nosso organismo deve ser freqüente (no mínimo 3 vezes por semana) e com intensidade adequada (nada que faça seu corpo ficar todo dolorido no dia seguinte pode ser benéfico). Jogar futebol com os amigos somente no sábado, ou ao terminar de ler este artigo iniciar na ginástica todos os dias não seria o mais recomendado. Sempre busque o equilíbrio, aprendendo a sentir seu corpo.

Concluindo, procurar um profissional de Educação Física para aconselhá-lo, prescrever uma atividade e acompanhá-lo seria o melhor, afinal ele é um especialista em movimentos.

Depois desta leitura fica a pergunta: quando você começa a investir na sua saúde?

Fonte: Site Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário