quarta-feira, 30 de junho de 2010

ENEM: dúvidas de internautas


Dúvidas de internautas sobre o exame

Abaixo, você confere as respostas, cujas informações foram fornecidas pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Inep, autarquia responsável pela elaboração, aplicação e correção do Enem.

COMO POSSO USAR MINHA NOTA PARA ENTRAR NA FACULDADE?
Termino o terceiro ano em 2010 e já fiz minha inscrição do Enem. Posso usar a nota do exame para entrar na faculdade? Como isso é feito?
[Giovanna] [São Paulo, SP]
Giovanna, a nota do Enem 2010 será utilizada por diversas instituições públicas de ensino superior. Em alguns casos, o Enem equivale à prova de vestibular. As vagas costumam ser disponibilizadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Quem fizer o Enem 2010 poderá concorrer a vagas do Sisu para início da graduação em 2011. As inscrições devem começar apenas depois da realização da prova, em 6 e 7 de novembro. Fique de olho em sites de notícias, como o UOL Educação e UOL Vestibular, e também no endereço oficial do MEC (Ministério da Educação).

POSSO USAR O EXAME PARA "TIRAR O DIPLOMA" DE ENSINO MÉDIO?
Conheço uma pessoa de 52 anos que não concluiu o ensino fundamental. Se ela fizer o Enem e tiver uma nota compatível, terá direito ao certificado do ensino médio?
[Maria das Graças Saraiva] [Araguaína, TO]
Tenho 35 anos parei de estudar na sexta série. Posso fazer o Enem para tirar o certificado do ensino médio, sem ter feito a sétima e a oitava séries?
[Paula] [MG]
O Enem pode ser utilizado para a certificação do ensino médio não importando se ele frequentou a escola regular ou um supletivo. Ou seja, tanto o seu conhecido, Maria das Graças, quanto você, Paulo, podem fazer o Enem para obter esse “diploma”.
Há dois pré-requisitos para isso: ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova (6 de novembro) e obter pontuação mínima de 400 em cada uma das quatro áreas de conhecimento do exame e 500 na redação.
Atenção: a certificação só pode ser expedida por secretarias estaduais e institutos federais – a lista das instituições conveniadas estará disponível no site do Enem. O interessado deverá escolher a instituição no ato da inscrição. Com isso, o inscrito permite que o Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, libere a pontuação no exame para agilizar a certificação. Ainda assim, é preciso procurar a secretaria de educação ou instituto federal para requerer o certificado de conclusão do ensino médio.

SE FIZER A PROVA, POSSO RECEBER O DIPLOMA DE ENSINO MÉDIO?
Gostaria de saber se a pessoa que faz o exame e ainda não tem o ensino médio recebe o diploma.
[Ana Carolina] [São Paulo, SP]
Isso só acontece se o interessado tiver 18 anos completos no dia da primeira prova do exame, dia 6 de novembro, Ana Carolina.

PRECISO PEDIR CERTIFICADO DE CONCLUSÃO SE FIZ O ENSINO MÉDIO EM ESCOLA REGULAR?
Cursei todo meu ensino médio em escola particular, será necessário pedir o certificado de conclusão?
[Valeria] [Umbauba, SE]
Se você obteve nota para concluir o ensino médio, você não precisa se preocupar em pedir o certificado – ele só é necessário para quem não terminou a escola regular ou o supletivo.

A NOTA DO EXAME VALE POR QUANTO TEMPO?
Estou no segundo ano do ensino médio e pretendo prestar o Enem 2010 como treino... Gostaria de saber se eu posso realizá-lo também no ano que vem, podendo, assim, escolher a maior pontuação.
[Juliana] [São Paulo, SP]
Meu filho fez o Enem 2009. Ele pode fazer o Enem 2010 para tentar melhorar a nota? E, se a nota não melhorar, ele pode optar em usar a melhor nota?
[Bete] [Santos, SP]
Fiz o Enem 2009 e gostaria de saber por quanto tempo ele vale.
[Patricia Rossi] [Londrina, PR]
Fiz o Enem 2009, mas não ingressei em nenhuma universidade. Posso usar essa nota para concorrer este ano ou tenho de fazer o Enem 2010?
[Rafael] [Curitiba, PR]
Ainda não há definição por parte do MEC sobre a utilização de um mesmo exame para mais de um processo seletivo do Sisu nem sobre a escolha da “melhor nota”, como questiona Bete. Também ainda não está decidido qual seria o “prazo de validade” da prova. Segundo o Inep, tecnicamente é possível utilizar as notas do Enem 2009 numa seleção para ingresso em 2011 por causa da tecnologia de avaliação utilizada, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Juliana, o Inep não recomenda fazer o Enem como treino. Segundo o instituto, os treineiros podem conhecer a avaliação utilizando as provas anteriores, disponíveis na internet.

SOU ESTUDANTE DE UNIVERSIDADE PÚBLICA, POSSO FAZER O ENEM 2010?
Já realizei a prova do Enem em 2008 e ingressei numa universidade pública. Minha dúvida é se eu posso realizar o exame para concorrer uma vaga em outra graduação.
[Ygor] [Campinas, SP, Brasil]
Pode, Ygor. O fato de você cursar uma universidade pública não é impedimento para se inscrever ao Enem. No entanto, se você for aprovado em outra instituição pública, terá que optar por um dos dois cursos.

POSSO "GUARDAR" A NOTA DESTE ANO PARA CERTIFICAR O ENSINO MÉDIO EM 2011?
Efetuei a inscrição para minha namorada com a intenção de ela concluir o ensino médio, porém ela está com 17 anos. Se ela fizer este ano o Enem e tiver um bom desempenho, ela pode requerer o certificado em 2011?
[Everton Ribeiro] [Telêmaco Borba, PR]
Não. Para pleitear a certificação, Everton, o interessado precisa ter 18 anos completos na data do exame, ou seja, em 6 de novembro.

POSSO USAR O CPF DE OUTRA PESSOA PARA ME INSCREVER?
Estou no primeiro ano do ensino médio e gostaria de saber se posso me inscrever no Enem com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da minha mãe.
[Camila Lembo] [São Paulo, SP]
Infelizmente, Camila, você não poderá utilizar o CPF da sua mãe. Ao digitar o número do documento no sistema, ele buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal. Essa medida impede que a inscrição seja efetuada com o CPF de outra pessoa.

POSSO ME INSCREVER SEM NÚMERO DA IDENTIDADE?
Olá, eu queria saber se tem como eu fazer minha inscrição no Enem sem o número da identidade. Estou no terceiro ano do ensino médio e minha identidade não ficou pronta. Vou perder a prova do Enem? : (
[Amanda] [Costa Rica, MS]
Sem o número do documento de identidade e do CPF não é possível fazer inscrição no Enem, Amanda.

NÃO EXISTE A OPÇÃO DETRAN/DIC COMO ÓRGÃO EXPEDIDOR DA IDENTIDADE; QUE FAZER?
O órgão expedidor do meu RG é o Detran/DIC. Não existe essa opção no sistema. Como lidar com isso?
[Kérita] [Rio das Ostras, RJ]

Não existe a opção Detran como órgão expedidor da carteira de identidade. Que devo colocar?
[Marcela] [Rio de Janeiro, RJ]
Moro em Resende e eu tirei minha identidade pelo Detran. Na inscrição, não existe a opção DIC (Departamento de Indicação Civil). Espero resposta.
[Karen Paiva] [Resende, RJ]
Quando o sistema foi ao ar em 21 de junho, essa opção não existia mesmo. Quando esse problema foi detectado, o Inep disponibilizou a opção “outros” no formulário de inscrição.

LÍNGUA ESTRANGEIRA SERÁ COBRADA NA PROVA?
Gostaria de saber se no Enem deste ano vai cair língua estrangeira? Poderei optar por inglês ou espanhol?
[Flaviana] [Guarujá, SP]
Sim, Flaviana. Na prova de 2010 do Enem haverá cobrança de conhecimentos de língua estrangeira (inglês ou espanhol). O interessado deve fazer a opção no ato da inscrição.

TENHO QUE ESCOLHER A INSTITUIÇÃO NO ATO DA INSCRIÇÃO?
Minha filha vai prestar o Enem 2010, mas, pelas regras, ela terá que optar por uma instituição já logo na inscrição da prova. Posso deixar este campo em branco?
[Valéria] [Santos, SP]
Valéria, se a intenção é utilizar o Enem para certificação do ensino médio, é necessário informar a instituição conveniada para requerer o certificado depois. Isso agiliza o processo.
No entanto, se você se refere à escolha da instituição de ensino superior em que sua filha pretende estudar, isso não é feito durante a inscrição do Enem. É realizado um processo completamente diferente por meio do Sisu.

MORO COM MEUS PAIS, DEVO DECLARAR QUE TENHO CASA PRÓPRIA?
Fiz a inscrição de meu filho para o Enem 2010, mas fiquei confusa ao respondermos o questionário. Moro com ele num quarto e banheiro no fundo da casa de meu pai. Considero meus pais parte da “família”?
[Silvia] [Taubaté, SP]
Segundo o conceito do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), você e seu filho são considerados uma “família”. Portanto, apenas os salários de vocês dois devem ser considerados. E, o imóvel – se é do seu pai – não deve ser comunicada como “casa própria”.
No caso de estudantes menores ou dependentes dos pais, o conceito de família também se aplica. E, neste caso, o inscrito deve somar as rendas da casa e o imóvel em que reside deve ser considerado "próprio" mesmo que esteja no nome do pai ou da mãe.

COMO SABEREI SE O MEU PEDIDO DE ISENÇÃO FOI ACEITO?
Fiz a minha inscrição no Enem 2010. Como faço pra eu saber se foi aprovada a minha declaração de carência?
[José Ilmar Sobrinho da Silva] [Castanhal, PA]
Declarei carência, mas ainda não recebi a confirmação. Estou preocupada.
[Márcia Russine] [Guarulhos, SP]
Não haverá nenhum tipo de mensagem de confirmação ou lista de isentos da taxa. A liberação do pagamento não é feita automaticamente no ato da inscrição porque o Inep verifica a veracidade das informações. Esse procedimento é feito no decorrer do período de inscrição e é por amostragem, ou seja, em um grupo dos candidatos à gratuidade da taxa. Como no imposto de renda, quem “cair na malha fina” sofre punições. No caso do Enem, se o candidato não foi fiel às informações e o Inep descobrir, ele é avisado da auditoria e é eliminado do Enem 2010. Portanto, o prazo final para "cair na malha fina" é o final do período de pagamento da taxa, 12 de julho.

A ISENÇÃO PARA ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA É AUTOMÁTICA?
Estudei somente em escola pública. Mas, o sistema acusa que minha inscrição está pendente porque tenho de pagar. Não entendi.
[Sandra] [Santos, SP]
Sandra, a isenção só é automática se você estiver concluindo o ensino médio agora em 2010. Ser aluno da rede pública não é condição automática para isenção.

FIZ APENAS O TERCEIRO ANO EM ESCOLA PÚBLICA, TENHO DIREITO À ISENÇÃO DE TAXA?
Concluirei o supletivo público do ensino médio até julho 2010, mas fiz o primeiro e o segundo anos na rede particular. Conseguirei isenção de taxa?
[Guilherme] [Campinas, SP]
Segundo o edital, a isenção de taxa é conferida “ao aluno concluinte do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino, matriculado em escola pública declarada no Censo Escolar da Educação Básica”.

PRECISO APRESENTAR O BOLETO DE PAGAMENTO NO DIA DA PROVA?
Depois que pago o boleto da inscrição o que faço com ele? Tem que ser apresentado no dia da prova?
[Andrei] [Sete Quedas, MS]
Você não precisa apresentar o boleto no dia da prova. Mas, é interessante você guardá-lo até a realização da prova, Andrei.

QUE UNIVERSIDADES VÃO UTILIZAR A NOTA DA PROVA?
Gostaria de saber a lista das faculdades que adotarão o Enem.
[Carolina] [Barueri, SP]
Quais as universidades no Estado do Rio de Janeiro vão aproveitar a nota do Enem?
[Silberto Alves] [Rio de Janeiro, RJ]
Gostaria de saber a lista de universidades que adotarão o Enem.
[Bárbara] [Vila Velha, ES]
Ainda não existe uma lista unificada de quais instituições públicas vão utilizar o Enem. A Sesu (Secretaria de Ensino Superior), vinculada ao MEC recomenda que os vestibulandos procurem informações junto às suas instituições de interesse.
Algumas universidades, como a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), vão adotar o Enem como forma única de ingresso e irão disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Outras, como a UnB (Universidade de Brasília), colocarão no Sisu apenas as vagas ociosas. Existem ainda aquelas, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que vão usar a prova do Enem como primeira fase de seus processos seletivos.

A UFSCAR VAI UTILIZAR APENAS O ENEM PARA SELECIONAR SEUS INGRESSANTES DE 2011?
Para a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) vai ser somente o Enem para todos os cursos? Sem provas das chamadas "segunda fase"?
[Emília] [São Paulo]
Isso mesmo, Emília, a UFSCar aderiu ao Sisu como etapa única de seleção. Isso significa que bastará o Enem como prova de vestibular, sem primeira ou segunda fase. A universidade vai disponibilizar todas as suas vagas para 2011 no sistema. Todos os interessados em ingressar nessa instituição devem fazer o Enem 2010.

A FUVEST VAI USAR A NOTA DO EXAME NO VESTIBULAR?
Gostaria de saber se esse ano a nota do Enem será utilizada na contagem da nota da Fuvest.
[Denise] [São Paulo, SP]
Denise, como o edital do vestibular 2011 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) ainda não foi publicado, não há informações definitivas a esse respeito. No vestibular 2010, a nota obtida no Enem poderia chegar a 20% da pontuação da primeira fase. No entanto, não foi possível conciliar o calendário da FUVEST, que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo), com a agenda do Enem, que foi alterada com o cancelamento da prova por causa da tentativa de furto da prova.

TENHO DE FAZER A OPÇÃO PELA UNIVERSIDADE NO FINAL DA PROVA?
Gostaria de ver a lista das universidades que utilizam o Enem em seus processos seletivos. Também quero saber se é verdade que no término da prova devo colocar as faculdades que eu quero que a nota do Enem seja aplicada.
[Gustavo Borges Martins Freitas] [São João da Mata, MG]
Gustavo, você não faz opções por cursos de graduação na prova do Enem. As inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior costumam ser realizadas pelo Sisu.

POR QUANTO TEMPO A NOTA DA PROVA VALE PARA O PROUNI?
Por quanto tempo a nota do Enem vale para tentar uma vaga no Prouni?
[Marta] [Curitiba, PR]
Ainda não há definição por parte do MEC a esse respeito, Marta.

Fonte: UOL Educação – por Karina Yamamoto
Qualquer dúvida que não esteja esclarecida nesta postagem, acesse o site UOL-Educação, o site do INEP - www.inep.org.br ou ligue para 0800616161 ( Portal de atendimento do INEP ) e faça os seus questionamentos.

30 comentários:

  1. Ola.Eu quero saber se posso colocar o numero da identidade da minha mae pra fazer o cadastro?? eu coloquei o numero do meu cpf mas a minha identidade ñ ficou pronta.posso colocar o numero da identidade dela e o meu cpf??

    ResponderExcluir
  2. caso seja aprovada no enem para certificação do ensino médio, posso usar essa mesma prova para seleção de ingresso em instituição de ensino superior?

    ResponderExcluir
  3. olá gostaria de saber se eu tenho direito a pedido de insenção eu estudei só em escolas publicas e quero fazer minha inscrição e queria saber se tenho direito?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Me inscrevi no ENEM, porém coloquei a data de conclusão no ensino médio errada sem querer. Já tentei alterar, mãs não há essa opção, apenas os dados pessoais podem ser alterados. Pedi isenção da inscrição e estou receosa de dar problema. Como procedo? Existe e-mail, telefone para comunicação com os responsáveis.

    ResponderExcluir
  5. Olá, quando eu fiz minha Inscrição, apareceu pra gerar o boleto, agora quando entrei na pág de acompanhamento não tem a pág de imprimir o boleto, vou terminar o ensino médio esse ano, então sou insento, certo? E eles verificaram minha insenção, tá certo ou tem algo errado?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho apenas 17 anos, vou concluir o ensino médio no final de 2010. No site está escrito que eu só posso receber o certificado do ensino médio se eu tiver 18 anos no dia da realizacao da prova. Minha dúvida é: eu não vou receber o certificado no ensino médio? Vou ter que fazer o enem o ano que vem de novo?

    ResponderExcluir
  7. Fiz minha inscrição na sexta feira passada dia 2/7
    gostaria de saber porque esta aparecendo '' aguardando aprovaçao de carencia ''

    estou no 1° ano do ensino medio,

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Tirem suas dúvidas aqui: 0800616161 ( Portal de atendimento do INEP )

    ResponderExcluir
  9. Legal seu blog, pena que alguns comentarios/respostas estão errados

    ResponderExcluir
  10. naõ consigo entra e acompanhar minha incriçaõ, sempre que tento entra da dados invalidos , naõ sei o que fazer , me ajude porfavor

    ResponderExcluir
  11. Eu sou de faculdade particular gostaria de saber se que fizer a prova do enem 2010 se posso garantir essa nota para daqui a 2 anos. Por que assim que eu acabar a minha faculdade´, quero logo em seginda fazer outra e gostria de ultilizar a nota desse ano. POSSO?

    ResponderExcluir
  12. preciso de ajuda urgente....
    eu fiz a inscriçao pro enem 2010 porem eu sem querer nao sabia que era obrigatoria a nota dele pra pegar o certificado do ensino medio entao na hora que eu preenchi eu coloquei sem querer que eu nao iria usar a nota pra concluir o ensino medio. E agora como eu mudo isso porque eu preciso dessa nota se nao vou ter que repetir o 3º ano

    ResponderExcluir
  13. nao fiz a inscriçao do enem 2010.nao da para prorrogar mais um dia por favor ,assim como eu ,muitos estao desesperados,pois vao perder um ano.disseram que nao posso usar a nota do enem 2009

    ResponderExcluir
  14. posso usar a nota do enem2009 para o prouni?pois perdi,e nao consegui me inscrever para o enem 2010

    ResponderExcluir
  15. por favor ,perdi a inscriçao do enem 2010.quero entrar na faculdade.por favor reabram a inscriçao......

    ResponderExcluir
  16. Olá! Nunca fiz um cursinho de Espanhol nem tive espanhol na minha escola, porém posso optar por ele na prova do ENEM?

    ResponderExcluir
  17. ME ESCRRVI NO ENEM MAIS PREENCHI O CAMPO QUE NÃO IRIA UTILIZAR A NOTA PARA CONCLUSÃO DO ENSINO MEDIO....MAIS MUDEI DE IDEIA E VOU UTILIZAR SIM...MAIS NÃO CONSIGO RETIFICAR A ISCRIÇÃO MAIS... EAEE

    ResponderExcluir
  18. eu gostaria de saber se eu posso fazer a prova do enem pois eu não consegui pagar o boleto bancário

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    bom completarei 18 anos no dia 28 de outubro,gostaria de saber se existe algum problema se eu levar a minha identidade atual,a que vence esse ano,ou eu terei problemas na hora?
    obrigada
    Fernanda Barbosa

    ResponderExcluir
  20. eu fiz a inscriçao do enem mas nao vou pode fazer a prova to no 3 ano o que pode acontecer por favor me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  21. ola tudo bem? gostaria de saber se no sisu em janeiro, o programa pega automaticamente a melhor nota, ou seja, eu fiz no ano de 2010 e 2011, o sisu pela a melhor nota de cada ano, e se sim, pega por área ou por ano, exemplo,linguagens fui melhor em 2010 do que 2011 e matematica fui melhor 2011 do que 2010, ele pega linguegens 2010 e matematica 2011? obrigadoo

    ResponderExcluir
  22. Olá,esqueci de fazer a opção de curso no pro uni, tem como consertar isso

    ResponderExcluir
  23. OLÁ, BOA NOITE!
    FIZ O 1º ANO NA ESCOLA PÚBLICA, O 2º TB, O 3º JÁ NO FINALZINHO, CONCLUI NO ENSINO DA MODALIDADE SUPLETIVO C.P.A.( PÚBLICO) GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO DA LEI DE COTAS NAS FACULDADES??

    ResponderExcluir
  24. tenho 38 anos parei na sexta serie posso fazer o enem

    ResponderExcluir
  25. Fiz minha inscrição para o enem e coloquei a opção que era para conhecimento, na realidade me enganei quero usar a nota para entrar na universidade. O que devo fazer agora, já que não consigo voltar e mudar?

    ResponderExcluir
  26. eu coloquei q ñ queria usar a nota para obter certificado de conclusão do ensino médio tem como mudar ?

    ResponderExcluir
  27. Olá! Não terminei a 8ª serie do ensino fundamental, posso fazer o Enem para obter o certificado?

    ResponderExcluir
  28. OLÁ, Ñ COLOQUEI QUE QUERIA O CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO NO ENEN, POIS Ñ SABIA E OBTIVE NOTAS ACIMA DE 450, O Q POSSO FAZER AGORA?

    ResponderExcluir
  29. qual cpf devo colocar no inep para visualizar a nota do enem que foi feito dentro da fundaçao

    ResponderExcluir