sexta-feira, 18 de junho de 2010

O corpo humano e os seus porquês


Tire suas dúvidas com os melhores especialistas

Por que é possível enxergar no escuro após certo tempo?

Este fenômeno é possível porque, no escuro, os olhos dilatam a pupila, o que melhora o funcionamento da retina periférica. Lá estão os bastonetes, os neurônios responsáveis pela visão noturna. No escuro total, há necessidade de pelo menos 45 minutos para obter a melhor visão. Na retina do olho humano há duas regiões distintas, uma responde pela visão central, a mácula, e outra pela visão periférica. Dentro da mácula, uma região chamada fóvea é constituída apenas por cones, que são neurônios responsáveis pela máxima visão. Os cones não funcionam em condições de baixa luminosidade. Porém, em torno da fóvea, há uma mistura de cones e bastonetes. Essa mistura permite uma visão intermediária, que garante a habilidade para enxergar na penumbra.
Quem responde: Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília.

Por que batemos os dentes quando sentimos frio?

Quando o corpo humano sente frio, para manter a temperatura estável (37°C) , ele promove estímulos para que não percamos mais calor. Entre eles, a vasoconstrição capilar. Isso leva à diminuição da circulação de sangue na periferia do corpo, privilegiando os órgãos vitais. Outro fator é que, com a vasoconstrição, diminui-se a temperatura da pele e das extremidades. Para elevá-la, são necessárias contrações musculares que nos fazem tremer as extremidades. Como a mandíbula é uma articulação fixa em dois pontos apenas, os movimentos resultam no bater dos dentes.
Quem responde:
Luiz Eduardo Campedelli, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Por que a vontade de comer aumenta no inverno?

Nessa estação, a temperatura corporal fica mais baixa e toda vez que comemos o organismo produz energia para metabolizar o alimento. Ou seja, a vontade de comer aumenta porque ao comer produzimos calor para manter a temperatura do corpo. Também por esse motivo escolhemos alimentos mais quentes, como sopas e chás, e mais calóricos, como chocolates e massas. Para evitar o aumento de peso, o ideal é substituir os alimentos com muitas calorias por versões light. Uma dica é comer as comidas sempre bem quentinhas, porque aumenta a sensação de saciedade.
Quem responde:
Marcelo Barros, chefe de Nutrição do Instituto Nacional de Cardiologia.

Por que somente os homens ficam carecas?

Alguns homens estão predispostos geneticamente à alopecia androgênica (AAG) — a calvície masculina — e outros não. Essa influência genética é que vai determinar o quanto os receptores hormonais envolvidos no processo serão sensíveis à testosterona. Ou seja, os genes e a atividade hormonal determinam a velocidade da instalação do quadro. A AAG de forma geral é motivada pela herança genética, que determina sensibilidade dos receptores aos hormônios androgênicos. Portanto, embora mulheres também sofram, o problema é determinado por hormônios masculinos.
Quem responde:
Gabriela Casabona, dermatologista.

Fonte: Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário