segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SAÚDE - OS SEUS PORQUÊS


Os seus porquês

A prática de atividade física pode ocasionar arritmias?

As arritmias podem acontecer independentemente da prática de exercícios, porém, ocorrem mais comumente com esforço físico de alta intensidade. A atividade física pode desencadear um episódio de arritmia, se a pessoa já tem predisposição. Os exercícios extenuantes (para atletas) poderão trazer alterações no coração, que favorecem o surgimento de arritmias. Por isso, todo atleta deverá se exercitar sob supervisão médica. A atividade física sempre é recomendável para a saúde. Porém, pessoas com esse problema só podem exercer atividades como aeróbica, corrida, andar de bicicleta, musculação e até uma partida informal de futebol, se liberadas pelo médico, pois em algumas ocasiões, o exercício pode levar ao risco de morte súbita causada por arritmias ventriculares malignas.

Quem responde: Eduardo Saad, coordenador do Serviço de Arritmias do Hospital Pró-Cardíaco.
Por que sinto calafrios?

Sentimos calafrios sempre que nosso corpo está exposto a uma temperatura ambiental fria. Esse tipo de reação é fisiologicamente normal e não representa problema.
Algumas vezes pode chegar a arrepiar os pelos, que se eriçam e formam uma camada de ar que isola o calor do corpo. Mas há outro tipo de calafrio que acompanha um pico febril. Isso acontece em resposta à circulação no organismo de substâncias liberadas a partir de uma infecção viral ou bacteriana.
Nesse caso, os calafrios se repetem e devem ser investigados para que a pessoa localize o foco da infecção.

Quem responde:
Luís Fernando de Barros Correia, clínico geral e chefe do Setor de Emergência do Hospital Samaritano.
Por que quando sinto medo ou ansiedade, tenho dores na barriga?

O corpo humano é formado por nervos que fazem uma ponte direta entre o cérebro e outras partes do organismo. Assim, quando sentimos medo, o sistema nervoso parassimpático, que se localiza no tronco cerebral, leva essa sensação diretamente para a barriga, através de um nervo chamado vago. Esse nervo aumenta a velocidade de produção de secreções e enzimas do intestino e do estômago.
É por isso que o estômago desanda e pode ocorrer a diarreia em situações de medo ou de nervosismo.

Quem responde:
Ivan Stabnov, gastroenterologista do Hospital Adventista Silvestre (RJ).
Até que idade os graus de miopia aumentam?

Depende do tipo de miopia, mas ela tende a estabilizar aos 20 anos de idade. Isso acontece devido a um músculo que o olho possui, chamado ciliar, que se desenvolve até esta idade. O músculo ciliar, ao relaxar ou tencionar, altera a curvatura do cristalino, modificando sua distância focal (a distância do foco ao centro do cristalino) para permitir que as imagens de objetos próximos ou distantes sejam igualmente projetadas sobre a retina. O olho com miopia tem a córnea muito curva ou o eixo anteroposterior muito longo, não permitindo que a imagem chegue à retina. Assim, os objetos distantes ficam embaçados.

Quem responde:
Edvalcio Nunes, oftalmologista.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário