quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Saúde e seus porquês


Quem corre muito terá lesões nos joelhos?

A prática da corrida não deve provocar problemas em joelhos normais, desde que se use um calçado adequado ao esporte, ou seja, com amortecimento na sola e no calcanhar. No entanto, cartilagens danificadas ou em início de artrite podem piorar as lesões. Caso os joelhos comecem a doer, durante ou após a prática, não deixe de consultar um médico especialista. Talvez seja preciso adaptar técnicas especiais ou até mesmo escolher outra forma de exercício. Uma dica é caminhar num ritmo forte, treinamento que pode ter os mesmos benefícios da corrida. Nadar também é uma boa alternativa para manter-se saudável e sem os riscos desse problema.

Quem responde: Fernando Oliveira, do Instituto de Joelho e Ombro.

Posso acordar um sonâmbulo?

A tentativa de despertar pode prolongar o episódio e levar a reações violentas. Para que nada de grave aconteça a esses pacientes, deve-se fechar janelas, retirar obstáculos perigosos do quarto e dirigi-los cuidadosamente de volta para a cama. Portanto, não tente acordá-los. Para amenizar os riscos e a frequência dessa ação, a pessoa sonâmbula deve ser instruída sobre a natureza benigna dessa condição. Também é preciso lembrar que existem fatores clínicos como o refluxo gastroesofágico e a apneia do sono que predispõem o sonambulismo, e por isso devem ser tratados. Outro cuidado que se pode ter é evitar estímulos visuais, auditivos ou táteis no início do sono, pois eles induzem a parassonias (sonhos e atividades físicas que ocorrem durante o sono).

Quem responde: Walter Morais, neurologista do Instituto do Sono

Posso comer o caroço das frutas?

Atenção! Não se deve ingerir de maneira alguma o caroço cru. Seu consumo deve ser feito apenas sob a orientação de um nutrólogo ou de um nutricionista. Essas restrições ocorrem devido ao fato de alguns frutos conterem substâncias tóxicas, extremamente prejudiciais à saúde. No entanto, um caroço torna-se comestível caso sofra processamentos com calor ou com compostos inibidores dos conteúdos impróprios. Após esse processo, os caroços de algumas frutas apresentam valores consideráveis de vitaminas, compostos nutracêuticos, minerais que permitem sua ingestão saudável. Além disso, o extrato produzido com essa parte do fruto mostrou ser anti-hipertensivo e capaz de reduzir o nível de colesterol do sangue, sendo também um promissor elemento na prevenção ou restrição de danos resultantes do enfisema pulmonar.

Quem responde: Edson Credidio, médico nutrólogo.

Como conseguir remédios no SUS?

Está na Constituição do país que todo cidadão brasileiro tem direito à saúde, o que também inclui medicamentos gratuitamente. Para ter esse direito, porém, o paciente deve primeiro realizar o cadastro nos postos de saúde, ou em outros locais indicados pelo Estado, para receber o Cartão Nacional da Saúde e posteriormente ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para retirar os remédios que estejam na lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), é necessária a receita emitida pelos serviços de saúde, com o nome do princípio genérico e não o nome comercial. No caso dos medicamentos excepcionais - indicados para o tratamento de doenças crônicas e uso contínuo, cujo valor é muito alto -, as regras são outras. São exigidos diferentes documentos pessoais e laudos específicos sobre o problema.

Quem responde: Ministério da Saúde.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário