sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Exercícios físicos: duas horas e meia por semana previnem contra doenças cardiovasculares


Até pequenas quantidades de exercícios diminuem o risco dessa doença

Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca, diz um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) e publicado no jornal especializado Circulation. De acordo com especialistas, quanto mais exercícios as pessoas fizerem, menores as chances de complicações no sistema cardiovascular.

A pesquisa tomou como base mais de três mil estudos anteriores sobre a relação entre exercícios físicos e doença vascular, além de acompanhar um grupo de pessoas que praticava exercícios semanalmente.

Os autores do estudo descobriram que praticar 150 minutos - o equivalante a duas horas e meia - de exercícios por semana diminui o risco de doença cardíaca em 14%. Essa porcentagem aumenta de acordo com a quantidade de exercícios praticados.

Os pesquisadores, no entanto, alertam que o ideal seria praticar no mínimo 300 minutos (cinco horas) de exercícios semanalmente e, para que essa atividade traga algum efeito, é necessário o acompanhamento de um profissional.

Combater o estresse também beneficia o coração

Além da prática de exercícios físicos, controlar o nível de estresse é essencial para evitar a doença cardíaca, principalmente para as mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Dinamarca e publicada no jornal Occupational and Environmental Medicine, a chance dessa doença é 50% mais elevada quando comparada com a de quem considera seu trabalho administrável. Os cientistas chegaram a essa conclusão ao analisar a saúde de 12.116 enfermeiras com idades entre 45 e 64 anos no início do estudo.

De acordo com os pesquisadores, medidas simples como um comentário positivo do chefe após um trabalho bem feito, horários de trabalho mais flexíveis e mais dias de folga como recompensa por um bom desempenho poderiam reduzir em 1/3 os problemas cardíacos dos funcionários, assim como alguns problemas mentais.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário