sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dicas para emagrecer até o verão


Nada como uma alimentação correta para ficar com o corpo dos sonhos até o verão. Veja algumas dicas!

Falta pouco tempo para a temperatura subir e todo mundo colocar o corpo à mostra. Por isso, mais do que nunca, é momento de escolher os alimentos certos e levar a dieta a sério. Secar a barriga, diminuir a celulite, definir os músculos mais rapidamente, tudo isso é possível com a escolha de um cardápio saudável. Ainda é possível entrar em forma para o verão. Confira as dicas do nutricionista Daniel Chreem para você emagrecer e ficar mais bonita até o verão!

1 – Insira alimentos termogênicos no seu dia a dia
Opções como chá verde, gengibre, canela e pimentas são interessantes para aumentar o metabolismo corporal e ajudar na queima de reservas de gordura. É importante ressaltar que eles devem estar presentes diariamente, em alguns casos mais de uma vez ao dia, no seu cardápio.

2 – Coma mais devagar para atingir a saciedade sem excessos
Uma das dicas mais preciosas de alimentação consiste em realizar as grandes refeições no período de 20 a 25 minutos, para que os hormônios ligados à saciedade, principalmente a leptina, tenham tempo de “processar” a informação de saciedade no cérebro. A reeducação sensorial é parte importantíssima para controle do volume de alimentos.
Realizar a refeição entre família ou amigos sem distrações (como televisão, computador e etc) e dividir os alimentos em porções maiores são sugestões interessantes para atingir o tempo necessário.

3 – Coma alimentos estimulantes antes da academia
Antes de malhar é interessante ingerir alimentos que contenham cafeína (cafés, mates naturais, chás, chocolates amargos com baixo teor de gordura saturada...) para que o desempenho físico, durante o treinamento, melhore e ajude a oxidar mais gorduras.

4 – Proteínas são importantes, mas não em excesso
Evite dietas hiperprotéicas para que a sua perda de peso não se restrinja a perda de líquidos e de massa magra (o que afetaria diretamente a estética corporal). Pessoas que consomem excesso de carnes para perda de peso perdem massa gorda em uma proporção bem menor (ou, às vezes, nem perdem), quando comparado com a quantidade de água e musculatura. Além de intensificarem negativamente o trabalho renal e hepático.

5 – Evite acúmulo calórico nas refeições noturnas
Quando dormimos, naturalmente nossa atividade corporal (batimentos cardíacos, respiração, metabolismo e etc.) se reduz. Por isso, ao consumirmos uma quantidade elevada de alimentos antes do sono, a tendência é que a digestão e a absorção dos nutrientes sejam prejudicadas, enquanto o acúmulo energético adiposo e a liberação de radicais livres se tornam mais prováveis.

6 – Coma mais e perca peso. Trabalhe com o volume dos alimentos
Quem busca saciedade e perda de peso deve optar por alimentos que preencham o estômago, sem excessos calóricos. A ideia é comer mais alimentos saudáveis e com volume de água e fibras elevados, ao invés de junk foods, que não possuem tanto volume e qualidade nutricional.
Por exemplo: trocar batatas fritas por batata assada com salsinha e alho (a porção de consumo será maior e a quantidade de calorias menor). Frutas como melão, melancia e ameixa também possuem bastante água e podem levar a saciedade por preenchimento volumétrico estomacal. Existem vários bons exemplos como queijos brancos pastosos, palmito, aspargos, champignons, brócolis, gelatinas, lentilhas, etc.

7 – Não deixe o olho ser maior que a barriga
Tente não realizar suas refeições no mesmo ambiente em que as preparações foram realizadas ou mesmo servidas. Monte seu prato e coma em um local em que o acesso visual ao restante das preparações não seja possível. Naturalmente, sua vontade de repetir a refeição será reduzida.

8 – Quanto maior a motivação, maiores os resultados
Não tente emagrecer subitamente de maneira equivocada. Estipule metas palpáveis para que os resultados sejam atingidos e agreguem valor.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário