terça-feira, 4 de outubro de 2011

As verdades e as mentiras sobre emagrecer


Quando você resolve fazer dieta, todo mundo tem uma ótima receita para passar. Mas, para que você não opte por uma dica errada e acabe caindo em uma cilada, preparamos essa matéria que desvenda os mitos e as verdades sobre emagrecer!

Se existe um assunto que deixa qualquer pessoa nervosa, esse assunto é dieta. Quem nunca mudou um hábito ou resolveu banir algum alimento da sua rotina só porque ouviu dizer que isso ou aquilo engordava? Ou, então, deu uma radicalizada e recorreu àquelas dietas malucas e fez um batalhão de exercícios em apenas um dia acreditando que aquilo faria o seu corpo mudar de vez?

Pois é! Para ter uma silhueta mais em forma o ser humano é capaz de tudo, não é verdade? E é exatamente por causa dessa incessante e, muitas vezes, desesperada busca pelo corpo perfeito que acabamos cometendo alguns erros absurdos e nos deixamos levar por aqueles burburinhos que ninguém sabe de onde ou de quem partiu.

O abacaxi, por exemplo, de uma hora para outra virou um grande aliado na queima das gordurinhas extras. Mas, quer saber? Essa fruta não queima calorias, ela apenas ajuda na digestão, assim como todos os outros alimentos ácidos. O único benefício para quem quer emagrecer é que o abacaxi é diurético e ajuda na eliminação dos líquidos.

Quanto àqueles atos de desespero que mais se parecem com mandingas para afinar o corpo, aí vai a verdade: Comer dois dentes de alho depois da refeição não ajuda na absorção das gorduras; água morna com limão não emagrece e, finalmente, tomar um copo de vinagre antes das refeições não impede que a pessoa ganhe as calorias dos alimentos que serão ingeridos.

Mas, também existem as boas notícias: Chupar gelo, assim como beber água bem gelada e tomar o famoso chá verde, ajuda sim a emagrecer! Como todos já sabem, a água é o principal aliado para quem quer perder aqueles quilinhos indesejáveis. Quanto àquele cochilo depois do almoço... Fique tranqüilo porque essa soneca não engorda! Aliás, repousar durante uns 20 minutos após as refeições até ajuda na absorção dos nutrientes.

E se você ainda se esconde atrás daquela velha frase “Eu sou gordo por causa da minha genética”, acabou a desculpa! Essa velha ideia de que uma pessoa que tem tendência a engordar jamais conseguirá ser magra é uma grande mentira! Com uma alimentação saudável e equilibrada e com a constante prática de exercícios físicos, todos podem ficar esbeltos. A diferença é que uns alcançarão os seus objetivos mais rapidamente do que outros.

Já em relação ao velho e conhecido azeite, apesar de ser uma ótima opção à manteiga e conter um tipo de gordura que é menos prejudicial ao nosso organismo, ele também engorda. Cada ml de azeite contém 9 calorias. Quanto às proteínas, saiba que tanto a animal, quanto a vegetal tem a mesma quantidade de calorias, 4 a cada 1 grama.

Fonte: Suadieta - UOL

Um comentário: