domingo, 16 de outubro de 2011

XVI Jogos Pan-Americanos – Guadalajara 2011


Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara acontecem entre os dias 13 e 30 de outubro e contarão com a participação de 42 países. A cidade mexicana foi escolhida para ser sede da competição em 2006, quando foi candidata única e deu continuidade ao rodízio de regiões informal da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) após a competição passar pelo Rio de Janeiro, em 2007.

A candidatura de Guadalajara chegou a temer a concorrência de duas cidades norte-americanas: San Antonio e Detroit. A primeira perdeu a disputa do Pan-2007 e ambas se retiraram para não prejudicar a então candidatura de Nova York aos Jogos Olímpicos de 2012, derrotada por Londres.

Países Participantes 42
País-Sede México
Cerimônia de Abertura 14/Outubro
Encerramento 30/Outubro

Cidade-Sede
Guadalajara (ou Guadalaxara) é a capital do estado de Jalisco e um importante centro comercial, industrial e cultural do México. Com mais de 1,6 mi habitantes, é conhecida como a Pérola do Ocidente e está localizada num planalto a mais de 1.500 m de altitude.


Mascotes

O Pan de Guadalajara tem três mascotes, inspirados em elementos da região de Jalisco, escolhidos por votação popular: Gavo, Leo e Hiuchi.



Modalidades
O Pan de 2011 terá disputa em 42 modalidades.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário