domingo, 25 de dezembro de 2011

47 dicas para você alcançar todos os seus sonhos


O poder de transformar desejos em realidade habita em sua mente. Adote no dia a dia hábitos e atitudes que vão aproximar você de seus sonhos.

1 - Atraia felicidade
Nosso corpo responde a cada pensamento com uma sensação: imaginar aquela viagem à praia desperta prazer; a lembrança de um amigo doente, preocupação. Exercite a mente focando a atenção naquilo que deseja e atraindo boas sensações. Esse é o início do caminho em direção à realização do seu sonho.
2 - Mente influente
Crie imagens mentais do seu sonho realizado. Assim o cérebro se antecipará preparando-se para a concretização. O simples ato de mentalizar orienta nosso corpo para a execução, estabelecendo uma conexão temporal entre pensamento, sentimento e realização.
3 - Um passo de cada vez
Sabe aquelas eternas promessas, como as resoluções de ano novo, em geral engavetadas? Divida esses e outros objetivos em metas menores, de mais fácil execução. Desse modo você consegue planejar uma conquista a cada mês.
4 - Diga sim às oportunidades
A piada é velha, mas didática. Um náufrago rezou para ser salvo. Sua fé era tamanha que disse não à boia jogada por um navio e até ao resgate de um helicóptero enquanto aguardava a própria mão de Deus. Pode rir, mas veja se você também não está desperdiçando boas chances.
5 - Dê as mãos
Você não está sozinha neste mundo. Parcerias funcionam e nos aproximam de nossas realizações. Compartilhar sonhos é uma delícia, desde que os objetivos sejam os mesmos. União boa é aquela que soma intenção e compartilha satisfação.
6 - Sua heroína interior
Segundo a terapeuta corporal Maria Lúcia Teixeira da Silva, não basta sonhar. É preciso ter um sonho inspirado, ou seja, aquele que surpreende você mesma. Por exemplo, uma viagem para algum lugar desconhecido!
7 - Exercite o hábito de acreditar
"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o Universo conspira a seu favor", disse certa vez o escritor e pensador alemão Johann Goethe (1749-1832).
8 - Senhora do seu destino
Não transfira para seu chefe, um filho, o gerente do banco ou até um improvável príncipe encantado o poder de realizar seus sonhos. Eles são seus! Pense, tomando a si mesma como ponto de partida, no que é possível fazer para alcançá-los. E mãos à obra!
9 - Entre na sua agenda
Você estará mais energizada - e feliz - no fim do dia se em algum momento encontrar um tempinho para você mesma. Que tal fazer as unhas, tirar 15 minutos para um café com a amiga do trabalho, ouvir sua música preferida no iPod?
10 - Que venha o novo!
O inimigo mais perverso das nossas verdadeiras realizações é o hábito, a cômoda postura de evitar o desconhecido. Experimente mudar de caminho, provar um novo sabor, usar uma cor que ainda não tem no guarda-roupa.
11 - O templo da sua alma
Em vez de esperar um abalo na saúde para começar a se tratar com carinho, fortaleça o corpo. Atividades em grupo e lúdicas, como a dança, são uma boa forma de começar.
12 - Ouça o coração
Para ver e ouvir seus desejos, é preciso cultivar um pouco de silêncio e sair da excitação caótica e dos afazeres automáticos do cotidiano. Acesse seu interior abrindo espaço para o sentir.
13 - A sua definição de riqueza
"Sucesso se tornou um padrão medido por conquistas materiais. Mesmo que, para tê-las, não sobre tempo para curtir a família e os filhos", diz o escritor e consultor Eduardo Shinyashiki. Então, defina os seus" parâmetros de realização, de preferência equilibrando a balança.
14 - Enfrente o medo
Sim, o desconhecido quase sempre dá um frio na barriga. Mas não permita que isso a paralise. Para ganhar coragem, use a motivação a seu favor: se o objetivo for uma viagem maravilhosa, coloque uma bela foto do lugar desejado em sua mesa de trabalho.
15 - Tempo, tempo, tempo, tempo
Ter uma rotina menos estressante é uma das estratégias para conseguir fazer tudo. Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade, ensina: decida na noite anterior a roupa para o dia seguinte. Além de evitar atrasos, isso a deixa livre para decisões mais importantes.
16 - Sua nova melhor amiga, a planilha
Dê um basta no descontrole financeiro separando tudo por pastas: contas, imposto de renda. E crie uma planilha para anotar os recebimentos e gastos do mês. Você vê para onde o dinheiro está indo!
17 - Ponha pilha na sua energia
Você está cansada e não consegue se concentrar? A falta de energia é um furo na produtividade e a desvia das verdadeiras metas. Recarregue as baterias: arrume um hobby, procure um médico, alimente-se em horários regulares, faça sexo com frequência.
18 - Ganhe aliados
Seu dia fica mais leve e você tem muito mais vigor para os projetos pessoais se conseguir dividir as tarefas domésticas com o parceiro e com a família. No trabalho também é preciso aprender a delegar as tarefas. E a chave para isso é planejar-se.
19 - Um peso a menos
Sabe aquele projeto que demanda grande energia para ser realizado e mais energia ainda para ser mantido? Reflita e decida honestamente se vale a pena tanto esforço. Se ficar em dúvida, já é motivo para deixar de lado.
20 - A arte de dizer não
Que tal negar de forma concreta sempre que pedidos de favores e imprevistos ameaçarem seu planejamento e sua disponibilidade? Do pedido de empréstimo da amiga à tarefa extra no trabalho, apenas diga sim se puder cumprir sem comprometer seus objetivos e seu orçamento.
21 - 1, 2, 3...
O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a essas perguntas, com certeza estará perdida em tarefas circunstanciais, sem foco para o que realmente importa. Organize-se!
22 - Questão de equilíbrio
Mantenha seu metabolismo bem regulado não passando intervalos maiores que três horas sem se alimentar. Isso pode ajudá-la, inclusive, a manter ou perder peso, se aliado a uma dieta equilibrada.
23 - Entendida no assunto
Se muita gente a interrompe durante as conversas, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como fala, redige os e-mails, concede informações e delega atividades.
24 - Pare de apagar incêndios
Seu dia tem mais urgências do que tarefas planejadas? Separe um tempo para analisar qual emergência é mais comum e como fazer para evitá-la. Você vai ver que sobrará mais tempo para suas realizações.
25 - A little help from my friends
Em vez de trabalhar em casa, hoje a tendência é se agrupar no coworking: pessoas com atividades diferentes que compartilham o mesmo local todos os dias. O convívio estimula a produtividade, oxigena as ideias, amplia a rede de contatos.
26 - Respire
Todos respiramos, é claro. Mas você já prestou atenção no seu ritmo respiratório? Ele diz muito a respeito das emoções. Pergunte a um budista ou terapeuta corporal. Exercite a respiração profunda diariamente. Ela vai favorecer a fluidez da energia vital.
27 - Movendo montanhas
O cardiologista americano Herbert Benson revela em seu livro Medicina Espiritual (Campus) que a fé pode levar à cura de até 90% dos nossos problemas de saúde. E boa saúde é o ponto de partida para todas as nossas realizações.
28 - A maior herança
Se tiver em sua história familiar alguém com muita força de viver, pense que você herdou essa mesma força.
29 - Confie
Você confia profundamente em alguém? Fale com essa pessoa. Você tem alguém que a apoia em seus projetos? Fale com ela. Você tem uma pessoa a quem recorrer na crise? Fale com ela. Mesmo que seja só um exercício mental.
30 - Esporte clube
Para adicionar mais fôlego ao seu dia a dia, movimente-se. Não precisa virar uma atleta. Nade, corra ou faça musculação (com orientação profissional). Falta tempo ou dinheiro? Troque o elevador pelas escadas (diariamente); ande mais a pé; vá à padaria de bike...
31 - Nunca diga nunca
Não existe sonho impossível se ele representa seu desejo mais autêntico. Mas é preciso investir. Você dificilmente trabalhará no exterior se nem fala inglês. Observe o que a distancia de seu objetivo e lapide suas capacidades.
32 - Respeite o relógio biológico
Algumas pessoas rendem mais no trabalho no período da manhã, enquanto outras estão mais bem-dispostas à tarde. Procure descobrir seu pico biológico e adequar sua rotina o melhor possível a ele.
33 - Você não é beija-flor
Você começa uma atividade e em pouco tempo salta para outra? Se a empreitada for grande, feche os softwares que não estejam sendo usados no computador, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música.
34 - Bela adormecida
A privação de sono de qualidade pode interferir nos sonhos pessoais, pois prejudica o ciclo metabólico, a atividade digestiva e a produção de hormônio. O resultado é uma situação de desequilíbrio orgânico e mental que suga as energias.
35 - Conheça seus limites
Às vezes, nossos limites não são mentais ou intelectuais, mas físicos mesmo. Para conhecer os seus, é recomendável uma avaliação médica e, se possível, também de um profissional de educação física.
36 - Assuma seu lado poderosa
Se o objetivo é conquistar o gato, não vá com tanta sede ao pote. Sherry Argov, autora de Por Que os Homens Amam as Mulheres Poderosas? (Sextante), aconselha deixar que os homens façam o trabalho e a conquistem!
37 - Jogo de cintura
Há mais motivos para perseguir as medidas da cinturinha de pilão do que somente a estética. A gordura abdominal (principalmente a visceral) está relacionada a diversos males, como diabetes, hipertensão e doenças circulatórias e cardíacas.
38 - Rituais de celebração
Você terá ainda mais gás para alcançar seus objetivos se puder comemorar as pequenas vitórias. Faça um jantar especial, tire uma tarde para namorar. A sensação boa e a certeza de estar no caminho certo lhe trarão mais energia!
39 - Sexo não tem idade
Nesta, os especialistas são unânimes: exercer a sexualidade plenamente é bom sempre, não importa a idade. A prática renova a disposição, coloca combustível na vida, aumenta a intimidade com seu amado.
40 - Cuide-se bem
Não é porque está em plena batalha pelo sucesso que vai deixar de lado a autoestima e a aparência. Cinderela era uma moça trabalhadeira, simpática e honesta, mas só conquistou o príncipe depois de trocar os farrapos por um belo vestido e sapatinhos de cristal.
41 - Use o arsenal de beleza a seu favor
Maquiagem, dermocosméticos e até cirurgia plástica são recursos cada vez mais modernos e acessíveis. Portanto, valha-se deles. O resultado será uma injeção na autoestima e, consequentemente, em seu poder de realização.
42 - Facebook não basta
Na correria, é comum o tempo para os amigos se esvair. Impeça que isso aconteça mantendo contato com quantos puder. As redes sociais são ótimas, mas acrescente a presença e o carinho. Cada amigo de verdade significa mais gente torcendo pelo seu sucesso e participando dele.
43 - Sim, você merece
É normal que dúvidas apareçam diante de uma nova realização. Mas cuide para não ser tomada por pensamentos derrotistas. Combata retomando as imagens mentais do seu sonho.
44 - Doe-se
Sim, você quer alcançar objetivos, mas eles fazem mais sentido quando também alimentam a solidariedade. Realize um trabalho voluntário ou, se não der, faça a energia de sua casa circular doando periodicamente tudo que já não cabe mais na sua vida.
45 - Conheça alguém novo
Pode parecer difícil, mas arrisque-se. Abra um sorriso para a desconhecida que puxa papo no mercado, troque informações com quem está em um projeto semelhante no trabalho, ouça opiniões diferentes.
46 - Permita-se o bombom
Há momentos em que nada faz mais bem do que um chocolate, sem culpa. Além de aumentar os níveis de serotonina (substância relacionada à sensação de prazer), é rico em vitaminas e minerais como cálcio e ferro.
47 - Ria dos seus fracassos
Você pode aprender muito com os próprios erros, mas isso se torna bem mais fácil se conseguir encarar os insucessos com bom humor. Além de evitar o stress e o desânimo, fica mais aberta para analisar de forma honesta sua performance e compreender melhor o que não deu certo.

Fonte: Revista Cláudia - Rose Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário