quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aproveite os esportes de praia e mantenha a forma no verão


Modalidades divertidas que ajudam a cuidar do corpo e queimar muitas calorias

Seja durante as férias ou em um feriado prolongado, não há desculpas para deixar de se exercitar no verão. Principalmente porque quando praticamos os esportes convencionais na praia, aumentamos a intensidade dos exercícios e acabamos fazendo mais esforço. O resultado dessa mudança é que você queima muito mais calorias e ainda aproveita melhor o seu verão.

Outra vantagem de transferir algumas modalidades como a corrida, a caminhada ou um passeio de bicicleta para o litoral é que o ambiente propicia o melhor condicionamento físico, deixando suas curvas acentuadas e os músculos tonificados.

Praticar exercícios na praia também é uma ótima opção para quem deseja pegar um bronzeado sem precisar passar horas esticada na areia. Enquanto estiver jogando vôlei ou frisbee, você aproveita o melhor do sol e conquista um bronzeado bonito e uniforme.

Por isso, confira as atividades mais praticadas na praia, escolha suas preferidas e monte uma sequência de exercícios. Se você seguir uma rotina com apenas uma hora de atividade por dia, no mínimo três vezes por semana, no final da estação você poderá notar os benefícios que o verão trouxe para o seu corpo e sua saúde.

Surf

Como não poderia deixar de ser, o surf é um dos esportes preferidos de quem frequenta o litoral. A prática é super-recomendada por trabalhar várias áreas do corpo, como os braços, pernas, costas e glúteos, além de estimular o equilíbrio e melhorar a coordenação motora. Uma hora de surf consome cerca de 500 calorias.

Caminhada

A caminhada é um ótimo exercício por ser fácil de ser adaptado à capacidade física de cada pessoa. Os mais sedentários podem praticar o exercício na areia molhada, naquela faixa dura que fica próximo ao mar, sem quaisquer dificuldades. Quem já pratica algum esporte e sente que pode aumentar o ritmo, pode optar por caminha na areia fofa, que exige um pouco mais de esforço. Já as pessoas que estão em dia com a saúde podem entrar no mar e caminhar com a água na altura dos joelhos – a resistência da água intensifica a atividade e ajuda a tonificar as pernas e o bumbum. Em uma hora de caminhada é possível queimar aproximadamente 300 calorias.

Frescobol

Um joguinho rápido de frescobol à beira do mar é o suficiente para exercitar o corpo todo. A atividade divertida que propõe o desafio de jogar uma bolinha sem deixá-la cair faz com que você se movimente por completo e ainda se divirta. Deixe os braços e as articulações em dia e ainda queime cerca de 600 calorias jogando frescobol por uma hora. Para aumentar o consumo de calorias, jogue próximo ao mar, onde a resistência da água pode ajudar a consumir cerca de 15% a mais de energia.

Natação

Outro esporte ideal para sair das piscinas e ser praticado no mar, a natação também exercita o corpo por completo. Movimentando braços e pernas, você estimula todas as demais regiões do corpo, se refresca e ainda consome quase 500 calorias se nadar por uma hora.

Futebol

O esporte mais popular do país também tem sua versão de praia. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de bater uma bolinha, já que a resistência e o impacto na areia aumentam o risco de lesões. Então recomenda-se que apenas as pessoas que já têm algum preparo físico pratiquem essa modalidade. Uma hora de futebol pode render até 700 calorias a menos.

Corrida

Além de trabalhar a musculatura das pernas e do bumbum, a corrida na areia aumenta a resistência física do corpo todo, ajuda a combater o stress e contribui na prevenção de diabetes e hipertensão. Fora isso, é uma ótima atividade cardiovascular, que ainda ajuda a perder peso mais rapidamente. Mas lembre-se de que é preciso ter cuidado com o risco de lesões, por isso, prefira correr no asfalto em vez da areia se não estiver com um bom preparo físico. Se você fizer uma hora de corrida moderada, pode consumir cerca de 700 calorias.

Frisbee

Jogar frisbee é muito divertido e ainda rende um belo bronzeado sem precisar ficar deitado na areia. A atividade desenvolve principalmente os braços e a musculatura do peitoral e tonifica as pernas se for praticado na areia fofa ou com um pouco de água na altura dos pés. Jogar frisbee por uma hora garante 200 calorias a menos e boas gargalhadas.

Vôlei

Se algum dia você já reparou no corpo das jogadoras de vôlei de praia, não é preciso muitas explicações sobre os benefícios da modalidade. O esporte movimenta o corpo todo, já que as recepções e saltos trabalham a musculatura dos membros inferiores e os saques e cortes vão exigir mais dos membros superiores. Pernas torneadas, abdômen definido e bumbum durinho estão garantidos com a prática regular do esporte. Em um jogo de uma hora, é possível queimar cerca de 400 calorias.

Bicicleta

Por mais incrível que pareça, pedalar ao ar livre é um exercício mais eficiente do que uma aula de spinning. Assim como a atividade praticada na academia, o exercício melhora o sistema cardiovascular e respiratório, acelera o metabolismo e fortalece a musculatura. Porém, as vantagens da prática ao ar livre estão no uso de um terreno instável e na influência do ar – ambos geram mais resistência e, assim, fazem com que os glúteos, panturrilhas, coxas e abdômen trabalhem com maior intensidade. Pedalar por uma hora consome aproximadamente 500 calorias.

Brincar na água

Gastar algumas calorias nunca foi tão fácil. O simples fato de você correr, mergulhar, pular ondas e nadar já é suficiente para se divertir muito e ainda cuidar da sua saúde. Uma hora das mais diversas brincadeiras na água queima cerca de 300 calorias e ainda deixa o seu verão muito mais refrescante.
. . . . .
Não podemos deixar de relembrar os cuidados fundamentais para a prática de exercícios na praia. Durante todo o dia, mantenha constantemente a hidratação. Por esse motivo, tenha água sempre por perto ou aproveite a oportunidade para repor seus nutrientes com água de coco ou sucos naturais.
Sempre que for sair ao sol, lembre-se de usar um protetor solar adequado. Reaplicar o protetor a cada duas horas ou depois dos mergulhos também é muito importante. Outra maneira de prevenir a pele de lesões é se expor ao sol somente no período da manhã que antecede as 10 horas ou à tarde, depois das 17 horas.

Fonte: http://todaela.uol.com.br/boa-forma/aproveite-os-esportes-de-praia-e-mantenha-a-forma-no-verao - POR FABRIZIA RIBEIRO EM BOA FORMA

Um comentário:

  1. Olá professor,tenho cinquenta anos sou um tanto sedentária,trabalho quase todo o tempo sentada .Moro na praia,e quando possível vou jogar frescobol com meu filho na areia fofa,gostamos muito,porém os dois estamos acima do peso./Também andamos de bicicleta ás vezes.Gosto de estar ao ar livre,mas sou uma preguiçosa e outras vezes tenho outros compromissos e acabo não fazendo nada.Há alguns anos eu fazia caminhadas mas abandonei,comprei um simulador mas raramente uso.Obrigada por suas informações,vou tentar me mexer!!! Abraço!

    ResponderExcluir