domingo, 29 de janeiro de 2012

Praticar esportes ajuda no desempenho escolar das crianças


Crianças que praticam esportes, dizem os médicos, adquirem melhor desempenho escolar! Além disso, as atividades físicas ajudam a prevenir a obesidade e doenças cardiovasculares na vida adulta, promovem a socialização e ensinam bons hábitos. Com a volta ao cotidiano escolar, que tal escolher um esporte para o seu filho praticar ao longo do ano?

Após analisar mais de 800 artigos científicos sobre o tema, pesquisadores holandeses concluíram: estudantes que praticam atividade física alcançam melhores avaliações cognitivas, ou seja, é como se conseguissem prestar melhor atenção na sala de aula e nos estudos em casa.

O pediatra Jose Luiz Setubal, do Hospital Infantil Sabará, explica que nadar, pedalar, jogar bola são atividades que melhoram a oxigenação cerebral, a comunicação entre as células nervosas e as sinapses.

“Por meio de variáveis fisiológicas é possível provar que a atividade física interfere no metabolismo, no aumento do fluxo sanguíneo e até na atividade elétrica do cérebro. Além disso, o esporte estimula a secreção de substâncias, como a endorfina cujo efeito também é positivo a nível cerebral”.

Mas, o médico alerta que prática esportiva deve ser estimulada na criança sempre de forma lúdica. “Eles precisam ter prazer, se divertir. Também é preciso levar em conta as fases do desenvolvimento. A maturidade biológica deve ser respeitada e como varia para cada criança, é importante antes consultar um médico para identificar o ritmo biológico de crescimento de cada jovem”. Assim:

- Até os 3 anos – a criança está em pleno desenvolvimento motor, deve-se incentivar atividades como brincadeiras.

- Dos 4 aos 7 anos – é aconselhável que elas corram, pulem, subam em brinquedos.

- Dos 8 aos 11 anos – já é possível optar por um esporte favorito, mas sem competição para evitar conflitos emocionais.

- Dos 12 aos 14 anos – pode ocorrer o início do treinamento profissional, visando resultados. É preciso cuidado para evitar lesões e sobrecarregar os grupos musculares.

Fonte: http://maesefilhos.com/praticar-esportes-ajuda-no-desempenho-escolar-de-criancas/

Um comentário:

  1. Moro na periferia de SP, trabalho com educação, e onde eu moro e trabalho, os garotos que jogam futebol são condicionaods a terem em mente alguns objetivos, todos bem distantes dos ideiais de nobreza e desportividade! São eles:

    1-Exibicionismo: Bem ao estilo Neymar, "quero ser o cara, o melhor de todos, não adimito perder, e também não sei ganhar, pois nas vitórias, faço de tudo para debochar, menosprezar, humilhar meu adversário!"
    2- Vitória a qualquer preço: "Vale ser desonesto, simular faltas, agredir um adversário porque sabe-se que estamos no país da impunidade, e se eu estiver no "meu território", o juiz tem obrigação de me ajudar a vencer! Vencer é tudo!
    3- Desrespeito ao Adversário e aos árbitros: "Vale tudo para vencer! Se o árbitro marcar infrações cometidas por mim e por meus companheiros de equipe, ele está errado! Não importa o que eu e meus companheiros façam, o árbitro nunca pode marcar contra meu time, e se ele o fizer, eu devo xingar, agredir, fazer bagunça... Vencer é o que importa, que se lasque o esporte! E se meu time perder e eu estiver em maioria, vamos quebrar tudo!"

    4- Eu sou o mais importante: "Como eu tenho um talento nato superior aos demais, sejam adversários ou companheiros de equipe, então sou o mais importante; eu sou o Todo Importante, sou uma celebridade, vou atrair a atenção do sexo oposto com minhas façanhas, eu sou o Rei! Quando ganhamos, Eu ganhei, quando perdemos, meus companheiros me atrapalharam, ou então o juiz roubou."

    ResponderExcluir