quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alegria do carnaval pelo mundo


O carnaval, apesar de ser uma festa bem brasileira, também é celebrado em outros países. Você sabia disso? As máscaras e as fantasias são quase que uma marca registrada dessa festividade que invade as ruas de diversas cidades pelo mundo. Claro que o carnaval desses locais não é igual ao nosso, mas mesmo assim eles têm o seu brilho. Vamos conhecer?

Em Veneza, na Itália, o destaque fica cor conta do Baile de Máscaras. A tradição de Veneza no carnaval vem de muito tempo atrás, desde seu auge no século 18. As fantasias não combinam exatamente com a nossa ideia de folia – são pesadas, de veludo.

Já na França, mas especificamente em Nice, o calçadão que se estende pela orla da cidade, chamado de Promenade des Anglais, é o endereço de famosos desfiles de carnaval. Carros alegóricos enfeitados, músicos e dançarinos atraem multidões. Para conhecer mais sobre o carnaval de Nice é só acessar o site http://www.nicecarnaval.com.

Na Alemanha a descontração faz parte da festa. Na Alemanha a festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, onde ocorrem desfiles com pessoas fantasiadas e não pode faltar as máscaras, pois a brincadeira é fingir que o diabo fica solto e as pessoas têm que usar máscaras para esconder seus rostos. Outra cidade que cai nos festejos é Mainz, na região do Vale do Reno, onde milhares de pessoas fantasiadas acompanham os cortejos.

Na Colômbia a criançada tem um dia reservado para elas. Isto acontece na cidade de Barranquilla. Neste dia, os pequenos vestem adereços e fantasias bem coloridas. Nos Estados Unidos, a cidade de New Orleans se veste de roxa, verde e dourada para receber os foliões. Lá tem um desfile divertido de fantasias, que acontece somente na terça-feira, que é chamada de “terça-feira gorda”.

Terra do merengue e da bachata, a República Dominicana agrega os ritmos carnavalescos e atrai milhares de foliões para as ruas. É possível pular em bailes ou desfiles animadíssimos. Figuras folclóricas como o diabo são temas da maioria das fantasias.

Em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, há carnaval de rua, como no Brasil: milhares de pessoas e grupos musicais perambulam celebrando durante horas. A eleição da rainha do Carnaval também é algo grandioso e que mobiliza as multidões. As candidatas usam figurinos bem elaborados – que chegam a pesar quase 100 kg!

O Barrio Sur, em Montevidéu, no Uruguai é um dos palcos da festa. Em suas ruas desfilam as comparsas, blocos que dançam ao batuque de um ritmo afro-uruguaio. O público assiste da calçada e torce por seus grupos preferidos. O Carnaval de Montevidéu é considerado o mais longo do mundo. Dura cerca de 40 dias, do fim de janeiro até março!

E para finalizar, no Japão também há um carnaval muito animado, tem até escolas de samba, mas só que por lá a festa é só em agosto.

Com informações do http://www.smartkids.com.br e http://viajeaqui.abril.com.br

Fonte: http://www.bloguito.com.br/alegria-do-carnaval-pelo-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário