domingo, 27 de maio de 2012

Colégio Dom Bosco, tradição no ensino itabaianense

O Colégio Dom Bosco é a marca da tradição em Itabaiana. Com um histórico de ensino já conhecido em toda a cidade e até no Estado, essa escola se destaca pela filosofia de educação voltada para um desenvolvimento testemunhal, com bases em preceitos religiosos que visam enaltecer a solidariedade humana na presença de Deus. Em 2013 completará meio século de existência, ou seja, 50 anos de contribuição no desenvolvimento da cidadania do agreste sergipano e em especial da cidade de Itabaiana. Esse será um aniversário a se comemorar muito, pois o colégio se orgulha de fazer parte da história desta cidade e mais ainda de muitos nomes ilustres terem se formado com o auxílio dessa escola.

O Dom Bosco se orgulha de ser um colégio tradicional. Mas hoje, se adaptando à modernidade, a instituição passa por mudanças a fim de se tornar mais “antenada” com a atualidade e atender às necessidades da população que acredita no seu trabalho.

A escola tem em sua grade curricular não só as aulas obrigatórias dos dias letivos. Desenvolvem-se projetos e atividades que visam a interação social entre os alunos, a inserção dos pais na escola e o conhecimento agregado às etapas de construção das atividades. Em 2012 há alguns projetos que já são tradição da Escola, como o de LEITURA, o da CULTURA AFRO e INDÍGENA, a NOITE LITERÁRIA e os JOGOS INTERNOS. No dia 01 de junho vai ser realizado no auditório da própria escola o PROJETO DE LEITURA do ensino fundamental, dirigido por Gilvanete, coordenadora desse nível de ensino. O tema geral deste ano é “Mergulhar nas palavras é mais que avaliar o escrito. Verdadeiramente, é fazer do livro o corpo, da leitura o espírito” e cada série trabalhará com um tema específico, a saber: 6.º ano: “Contraste de Estilos: A face infantil na literatura de Jorge Amado” (Conhecer a vida e a obra do autor, seus marcantes cenários com apresentação musical e teatral); 7.º ano: “Ler para ter uma vida saudável” (baseado em quatro pilares: atividade física, alimentação equilibrada, boa noite de sono e evitar o estresse. Apresentação de pesquisa, de musicais e de paródias), 8.º ano: “Traços da identidade nordestina: a Literatura de Cordel, os autores que destacam o sertão e a textualidade da música de Luiz Gonzaga” (dando ênfase à obra de João Cabral de Melo Neto, com peça teatral; Patativa do Assaré, com declamação de poema e comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, apresentação musical) e 9.º ano: “A leitura cotidiana” (Com produção de textos, dramatização e apresentação musical, com ênfase a temas atuais, especialmente a violência). O projeto tem como meta fazer os alunos desenvolverem o gosto pela leitura prazerosa. Assim, os professores, através de várias atividades, como apresentações musicais que se interliguem às leituras, apresentação de peças teatrais ou exposição de autores e obras, levarão os alunos a pensarem além dos livros, para conectar cada texto à realidade circundante, afim de que percebam que o mundo da leitura é o seu próprio mundo e as páginas dos livros são extensões de suas próprias vidas, mas de um modo mágico. Um projeto dessa extensão conta com a participação maciça da família, pois o hábito da leitura tem de começar em casa, incentivado pelos pais.

O objetivo da escola é cada vez mais incutir no aluno o engajamento nas atividades extraclasse, para que assim se possa construir cidadãos conscientes do seu papel social e ativos na construção e na modificação da própria realidade. Cada projeto tem o fim específico e conta como complemento das atividades curriculares que são pensadas no planejamento anual do colégio. Esse é um compromisso da escola, pois ela não quer apenas transmitir conhecimentos, mas também valores éticos e morais.

O colégio Dom Bosco está inovando a cada dia. Já conta com um simulado em todas as unidades, envolvendo o ensino fundamental e médio (atividade que já se estende desde o ano passado). E mais, para o Ensino Médio, o simulado Enem conta com a prova de redação para todos os alunos, um diferencial que serve especialmente para o treinamento da produção textual. Também em 2012 foram postas em prática as aulas laboratoriais de biologia e química. Além disso, o Geo+Enem é outro reforço para que o corpo discente do Dom Bosco esteja cada vez mais preparado para os desafios que os esperam. As Olimpíadas INTERGEO são mais um incentivo aos estudos, assim como a EFISI (Encontro de Física de Itabaiana) e as Olimpíadas de Química. Há destaque no esporte para o JEPI (Jogos das Escolas Particulares de Itabaiana), em que o Dom Bosco foi o maior campeão por dois anos seguidos (2010/2011) e, recentemente, o garoto José Ryan consagrou-se campeão de karatê dos Jogos Escolares da TV Sergipe.

São 50 anos de dedicação. Uma vida inteira na formação de pessoas que constroem a nossa sociedade. Dá um orgulho danado representar esse povo com Educação e Testemunho. O modo particular de o Dom Bosco mostrar seu valor. Novidades surgirão, para que esse colégio venha assumir o seu papel de gigante na educação e dominar o conhecimento a fim de contribuir para o desenvolvimento de todos os que confiam em seu trabalho. Essa é a sua marca, esse é o seu orgulho, pois o Dom Bosco é uma escola de princípios éticos e é nessa linha que seu trabalho se diferencia.

Equipe Diretiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário