quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pouca higiene bucal pode causar câncer?


“Escove os dentes depois de comer”, mandava a mãe logo depois do almoço. Se você levou essa e outras recomendações a sério, tem boas chances de evitar uma série de doenças no futuro. Até mesmo câncer, sugerem alguns pesquisadores.

Câncer? O vínculo entre má higiene bucal e o risco de desenvolver a doença foi proposto por um grupo de pesquisadores da Suécia.

Eles avaliaram a saúde de 1.390 pessoas entre 1985 e 2009. Deste grupo, 58 pessoas morreram, sendo 35 devido a um câncer. Esses pacientes apresentavam índices de placa dentária (bactérias que se acumulam sobre os dentes) muito mais elevados do que os dos que continuam vivos. Além disso, esses pacientes morreram de forma prematura (60 a 61 anos de idade, mais de 8 anos abaixo da média).

Os próprios pesquisadores sugerem, contudo, que a má higiene bucal pode ser parte de um estilo de vida pouco saudável e, portanto, mais um fator de risco – não o único. Enquanto novos estudos são feitos, seguir os conselhos da mãe (e do dentista) parece uma boa ideia. [DailyMail]

Fonte: http://hypescience.com/escovar-dentes-cancer/ - por Guilherme de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário