sábado, 1 de setembro de 2012

10 hábitos que você deve evitar para ser mais produtiva

Otimize o seu tempo e seja mais produtiva em casa e no trabalho

Seja no dia-a-dia, em casa ou no trabalho, ser produtiva sempre é um desafio quase impossível. Porém, felizmente é perfeitamente viável aumentar seu nível de produtividade evitando alguns hábitos que podem tomar seu tempo útil e desviar o seu foco do que realmente deve ser feito. Tome nota desses hábitos e aplique desde já as dicas em sua vida.

1 – Checar o e-mail toda hora
Já parou para perceber quantas vezes você verifica seu e-mail por dia? E em quantas dessas vezes, há algo realmente útil ou que você deva fazer te esperando na caixa de entrada?
Olhar o e-mail toda hora pode dar a falsa impressão de que você está sendo produtiva, porém esses preciosos minutos, quando somados, causam verdadeiro estrago no tempo útil do seu dia.

2 – Arrumar desculpas
É comum que quando a gente tem muita coisa para fazer, a gente acabe criando diversas desculpas para não fazê-las. Frases começando com “mas” devem ser evitadas. Não deixe que o pensamento ou a preguiça te sabotem.

3 – Ficar lendo notícias ou redes sociais
Outra coisa que pode tirar o seu foco e te impedir de terminar seus afazeres, seja em casa ou no trabalho, é ficar checando sites de notícias e asredes sociais.
À primeira vista podem parecer inofensivos, mas ao começar a ler algo, você acaba sendo atraída por outra coisa, que te leva à outra coisa e você acaba perdendo bastante tempo com algo que não te ajudou no que você tinha para fazer.

4 – Fazer várias coisas ao mesmo tempo
Muitas vezes nos enganamos achando que ao começarmos várias coisas ao mesmo tempo conseguiremos sermos mais produtivos. Entretanto, isso pode acabar sabotando a nossa produtividade. Talvez seja melhor iniciar e se focar em uma coisa de cada vez. Ou no máximo duas. Para não perder tempo e conseguir fazer o que você tem que fazer.

5 – Usar o celular
Ficar trocando mensagens ou papeando no celular com seus amigos, parceiro ou familiares é outro hábito que deve ser evitado para otimizar o uso produtivo do seu tempo. Apesar de parecer que o celular toma pouco tempo, acabamos não percebendo quantos minutos ou até horas do dia perdemos com o aparelho.

6 – Ficar reclamando
Reclamar da falta de tempo ou do excesso de coisas que se tem a fazer é outro sabotador da produtividade de qualquer pessoa. Tendemos a ficar nos lamentando sobre esses problemas justamente quando deveríamos estar resolvendo ou fazendo algo. Portanto, se policie para reclamar menos e fazer mais.

7 – Deixar tudo muito bagunçado
Ter que arrumar a mesa, o home office ou o quarto para poder conseguir fazer alguma coisa é outro empecilho para a produtividade. Manter a ordem ajuda a te encorajar a ser mais produtiva. Quando você pensa em fazer algo e olha para a bagunça que está o local, provavelmente pensa “mas ainda vou ter que arrumar tudo…”. E é aí que mora o perigo.

8 – Enrolar para começar algo
Além do que já foi mencionado, ficar enrolando para começar qualquer coisa aumenta muito a possibilidade de você desistir de fazê-la.
A dica para evitar isso é começar a fazer suas tarefas pela mais difícil e deixar as mais tranquilas para depois. E na hora de iniciar, comece de uma vez e quando menos imaginar, já terá terminado. Evite ficar se enrolando fazendo outras coisas antes de iniciar a tarefa.

9 – Objetivos realistas
Outro sabotador de produtividade do qual você deve fugir sempre é o objetivo irreal. Traçar metas além da sua capacidade e do seu tempo é desmotivador. Prefira planejar o seu dia e suas tarefas com atividades que estejam ao seu alcance. E aos poucos você conseguirá riscar tudo na sua lista de coisas a fazer.

10 – Perfeccionismo exagerado
Querer ser perfeccionista em tudo que faz no seu dia é outra coisa que pode acabar te impedindo de ter a produtividade esperada. É claro que você não precisa abandonar o seu jeito caprichoso e perfeccionista de fazer as coisas. Porém, também não é necessário querer ser assim com tudo, afinal nem sempre há tempo para fazer tudo da maneira que queremos. Às vezes dá tempo apenas de fazer, não de fazer com perfeição.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/10-habitos-que-voce-deve-evitar-para-ser-mais-produtiva/?utm_source=dicasnewsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Unhas_decoradas_com_po%C3%A1s_para_o_ver%C3%A3o - Por Andressa Dias - Foto: Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário