quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

10 coisas inesperadas que o tornam inteligente

A inteligência é uma qualidade difícil de definir, o tipo de coisa que “você sabe quando vê”.

Mas o trabalho de tentar estudá-la está produzindo frutos, e alguns padrões relacionados à inteligência estão aparecendo. Não se trata de alguma coisa que se possa fazer para ficar inteligente, mas comportamentos e características que estão estatisticamente associados à maior inteligência.

Confira aqui algumas coisas que parecem estar associadas com a inteligência, e veja se você faz parte de algum grupo com maior probabilidade de ser mais inteligente:

1 – SER CANHOTO

O cérebro é dividido em dois hemisférios. Cada um deles faz basicamente a mesma coisa que o outro, embora existam diferenças. Entre os seres humanos e muitos outros mamíferos, um dos hemisférios é levemente dominante, e é por isto que você tem preferência a usar uma mão em vez da outra.
Alguns estudos mostram que o uso da mão esquerda está associado à inteligência. Canhotos tendem a apresentar mais pontuação em testes de QI, e também tendem a terminar estes testes mais rápido que os destros.
Outros estudos, entretanto, mostraram que os canhotos têm uma gama maior de QI, fazendo com que apareçam mais tanto no grupo de inteligentes quanto no grupo de “não tão inteligentes assim”.

2 – HOMOSSEXUALIDADE

O psicólogo evolucionário Satoshi Kanazawa apresentou um estudo este ano que mostra uma ligação pequena, mas significante, entre homossexualidade e inteligência.
Não que a homossexualidade seja uma característica de inteligência; o estudo sugere que quem tem múltiplos parceiros homossexuais tem a probabilidade de ser o mais inteligente.
A pesquisa também sugere que a homossexualidade pode ser um reflexo da curiosidade, um precursor ou companheiro da inteligência. Uma outra explicação para esta ligação pode ser causada pela atitude da sociedade frente aos gays.
As crianças que sofrem bullying por causa de homossexualidade podem se voltar para buscas intelectuais, e sentir uma maior necessidade de ter sucesso em áreas em que sejam aceitos.

3 – ORDEM DE NASCIMENTO

Muitos estudos apontaram uma ligação entre o QI e a ordem em que você nasceu em uma família. Os primogênitos geralmente são mais inteligentes que seus irmãos, e quanto mais caçula a criança, pior o desempenho em testes de QI.
Não se sabe se o efeito é devido a alguma mudança em condições pré-natais das gravidezes posteriores, ou se é um efeito social. Alguns estudos recentes apontam que um dos fatores determinantes para o QI de uma criança é a maneira que a família a trata, e não a ordem do nascimento.
Em famílias em que a primeira criança falece, a segunda criança sobrevivente, em média, tem o mesmo incremento de QI que um primogênito normal.

4 – ATEÍSMO

A ligação entre QI e religiosidade tem sido estudada extensivamente, tanto em indivíduos quanto sociedades. Os valores médios de QI tendem a variar entre países, e países com taxas maiores de ateísmo também têm os maiores valores de QI.
Como os aspectos de sociedades podem ser alterados por outros fatores, o estudo de indivíduos também já foi feito. Em 2008, um estudo examinou a relação entre inteligência e crença religiosa. Quando classificados de acordo com a inteligência, os ateístas geralmente ficam no topo, seguidos dos agnósticos, crentes liberais e, por último, os fundamentalistas religiosos.

5 – PELOS CORPORAIS

O Dr. Aikarakudy Alias descobriu, em um estudo feito com homens, uma ligação entre pelos corporais e inteligência. Em vez de examinar o QI, ele estudou a relação entre pelos corporais e níveis de educação.
Contrário à crença popular, homens que eram estudantes e graduados tinham mais pelos corporais que os que tinham trabalhos mais rudes. Da mesma forma, estudantes que tinham melhor performance acadêmica também eram mais peludos que seus colegas.
O trabalho focou-se nos pelos toráxicos, mas ele também correlacionou os pelos das costas à inteligência nos homens. A pilosidade das mulheres inteligentes ainda não foi estudada sistematicamente.

6 – FELICIDADE

Ernest Hemingway certa vez disse “a felicidade nas pessoas inteligentes é a coisa mais rara que conheço”. Todos lembramos de pessoas inteligentes que parecem ter se tornado míseros por causa da inteligência (Hemingway cometeu suicídio), e parece que há uma ligação entre inteligência e humor.
No passado, acreditava-se que um QI elevado estava ligado à depressão e mau humor, mas um estudo recente feito na Inglaterra mostrou que pessoas com baixo QI tem maior probabilidade de serem infelizes que seus colegas mais inteligentes.
Mais uma vez, pode ser que as características associadas à inteligência, e não a inteligência em si, é que tendem a induzir o desespero.

7 – EXCENTRICIDADE

A excentricidade é uma qualidade difícil de definir e de medir. Geralmente, ela é vista como um comportamento esquisito em relação às normas sociais, mas um comportamento que ao mesmo tempo não é necessariamente danoso ao indivíduo – diferente da insanidade.
Existem algumas evidências anedóticas (ou seja, casos isolados) de indivíduos criativos que tendem a ser excêntricos, mas a excentricidade é prevalente entre os acadêmicos.
Montaigne uma vez escreveu que “a obsessão é a fonte da genialidade e da loucura”, e talvez seja esta obsessão que cria um excêntrico, premiando-o com a inteligência correspondente.

8 – BEBIDA

Alguns estudos acompanharam crianças britânicas no seu crescimento, medindo várias características. Com isto, vários aspectos puderam ser correlacionados à inteligência. Um dos estudos examinou a ligação entre o consumo de álcool e a inteligência.
A conclusão foi de que é possível prever o nível de ingestão de álcool de uma pessoa baseado na sua inteligência. Crianças inteligentes surpreendentemente tem maior probabilidade de beber mais quando crescem. Resultados similares foram observados nos Estados Unidos.

9 – TRANSTORNO BIPOLAR

A loucura tem sido ligada à inteligência desde tempos antigos. Hoje, termos politicamente incorretos como loucura não são mais aceitos para descrever pessoas, mas a relação entre a doença mental e a inteligência permanece uma área de pesquisa interessante para neurocientistas e psicólogos.
Um estudo na Suécia comparou a relação entre a performance de estudantes e sua saúde mental mais tarde na sua vida, e concluiu que entre entre os estudantes com a maior performance, o transtorno bipolar era quatro vezes mais frequente.

10 – CONSUMO DE CHOCOLATE

A correlação não implica necessariamente em causa, mas quando há uma ligação surpreendente entre dois fatores aparentemente não relacionados, pode ser que haja uma ligação entre eles.
Um estudo recente examinou o número de premiados com o Nobel por dez milhões de habitantes na população dos países, e o consumo total de chocolate do mesmo país. O gráfico resultante mostra uma correlação possitiva bastante forte e estatisticamente significativa.
Apesar de não garantir que você vá receber uma ligação de Estocolmo, onde são decididos os ganhadores do Nobel, parece que ter chocolate ou estar cercado de amigos que adoram chocolate não vai danificar o cérebro a longo prazo. [Listverse]

Fonte: http://hypescience.com/10-coisas-inesperadas-que-o-tornam-inteligente/ - Cesar Grossmann

20 comentários:

  1. Adorei a postagem muito boa, Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O autor dessa bobagem provavelmente é destro, heterossexual, caçula e crente.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q cocô

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Cada dia que passa eu vejo mais podridão nesse agregador de links OCIOSO. Quanta bobagem é postada como se fosse um artigo científico sério. Que vergonha. Tenho pena do cara que perde o tempo dele postando isso. Muita idiotice para uma pessoa só. Não sei nem mais o que falar.

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais imbecil...

    ResponderExcluir
  7. q coisa idiota ,ateísmo? kkkkkkk , sério mesmo?
    os ateus são fanáticos e idiotas,experimente falar pra um sobre religião ele vai te xingar e sem apresentar argumento nenhum...mas vc me fez rir cara vou te dá um desconto!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. o cara que falo mal de ateus e agnósticos, concerteza é um crente fanatico!!!!
    censo comum é foda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "censo" comum?... hummmm...

      Excluir
    2. *SENSO*
      vc tem algum probleminha?
      quer dizer que todo mundo que não gosta do ateísmo
      tem que ser crente?
      é cara,infelizmente o Brasil não vai muito pra frente não!!!
      mas foi engraçado cara,por isso que gosto da internet,tem cada figura aqui

      Excluir
    3. eu creio,só não sou fanático!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. Pq vcs ficam reclamando,porra?!eu acredito em cada palavra q eu li,seus animais q n reconhecem inteligencia u.u

    ResponderExcluir
  11. Desculpa galera, mas sou canhoto, primogênito, infeliz, excêntrico pra caralho, ateu, possuo muitos casos de transtorno bipolar e acho que sofro disso também como também bebo pra caralho. Só não sou gay e não gosto de chocolate. Ou seja, eu sou obrigado a concordar com tudo que foi dito logo acima pois eu sou um gênio, e vocês são um bando de retardado mental que estão levando a humanidade diretamente para buraco. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho q tu e gay tambem kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. uhmmmm granola asfadenho!!!!!! kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Engraçados são esse bando de merda vir aqui falar alguma coisa, sem nem um curso de graduação. A pessoa que escreveu isso aqui, além de ter um, apenas REUNIU pesquisas, e pesquisas essas que foram feitas por pessoas mais inteligentes que VOCÊS. Então se tão achando bobagem, estudem, pesquisem, provem ao contrário, utilizem argumentos, que aí vocês vão ter moral pra falar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  13. Bullshit! Meu Q.I. é 175/180 (3 testes de Q.I. durante a vida, sendo os resultados: 175, 178, 180, não necessariamente nessa ordem), e há muitos aspectos citados nos quais não me encaixo, aliás, não me encaixo na maioria. Sou ateísta e portadora de transtorno bipolar, no entanto gosto de consumir álcool mas não sou alcoólatra e sou bem menos excêntrica do que gostaria, por exemplo.
    Por outro lado, tenho uma prima canhota cujo Q.I. é 90. Ela é canhota, chocólatra, feliz da vida e costuma beber até cair.
    Generalizar é perigoso, é um passo em direção ao preconceito.
    Há algum tempo li a respeito de um estudo que concluiu que pessoas altas são mais bem sucedidas que pessoas de baixa estatura. O estudo dizia comprovar estatisticamente que pessoas altas costumam subir mais na carreira, ocupar cargos melhores e ter melhores salários. Ora, isso deixou muitos baixinhos, inclusive eu (1,60) ou se sentindo um lixo ou loucos de raiva, quando não ambos. O que o estudo não observou é o óbvio: pessoas mais altas, assim como mais bonitas, TENDEM a ser mais autoconfiantes. Eu disse TENDEM. Uma pessoa confiante tem maior possibilidade de ter sucesso na vida, ou seja, a altura ou beleza não fazem de você uma pessoa necessariamente mais inteligente, mas sim sua autoconfiança. Se você possui uma criação na qual não é inferiorizado devido à sua aparência física, embora não se encaixe nos padrões idealizados de perfeição estética, pode vir a ser um indivíduo autoconfiante. E sucesso profissional não indica necessariamente que o individuo possui uma inteligência acima da média, ou seja, o gene que faz alguém ser alto não é o mesmo que o faz ser inteligente. O exemplo serve para todas as "10 coisas inesperadas" listadas acima. É fato que a genética contribui mais para a inteligência de um indivíduo do que o meio, mas os fatores genéticos que fazem alguém ter mais pelos corporais, por exemplo, não são os mesmos que contribuem para o seu quociente de inteligência, pois são genes distintos, não relacionados.

    ResponderExcluir