quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

12 opções para se divertir com as crianças durante as férias

Dentro ou fora de casa, existem várias formas de se divertir junto com os seus filhos e garantir férias inesquecíveis para toda a família

Sempre que o período de férias se aproxima, pais e mães precisam de desdobrar na difícil missão de encontrar maneiras de manter a criançada entretida, de preferência ficando o maior tempo possível longe da TV, do vídeo game e do computador.

Uma bela viagem em família é sempre inesquecível, mas fatores como dinheiro e compromissos de trabalho dos pais nem sempre permitem que a família possa aproveitar viajando, sobretudo se ela for grande.

Mesmo assim, as férias representam mais do que um momento longe dos estudos, elas são uma excelente oportunidade de se aproximar, sair da rotina e fortalecer a relação entre pais, filhos e irmãos através de experiências que podem ser lembradas por toda a vida.

Para que você aproveite esse período da melhor maneira se divertindo junto com os seus filhos, selecionamos algumas opções de atividades que vocês podem fazer juntos para garantir férias inesquecíveis e muito proveitosas mesmo sem viajar para longe de casa.

Para fazer dentro de casa

1 – Aula de Culinária
Com a supervisão de um adulto responsável, preparar um bolo de chocolate ou qualquer outra receita, pode ser garantia de muita diversão tanto para meninas quanto para meninos. De quebra, você pode aproveitar para ensinar questões como a higiene necessária para preparar qualquer coisa na cozinha, os perigos do fogo e das facas e a necessidade de ter sempre um adulto acompanhando. Depois disso, é só preparar os aventais, os confeitos e colocar a mão na massa sem se preocupar com a bagunça que com certeza elas vão fazer.

2 – Teatro, música e dança
Uma maneira infalível de divertir as crianças é propor que elas mesmas realizem um teatrinho em casa. Deixe que elas mesmas façam a produção do cenário, que criem o figurino, que passem maquiagem umas nas outras e interpretem cantando e dançando. Você pode entrar no clima e participar ou apenas fazer parte da plateia, fotografando e filmando tudo para os pequenos artistas assistirem tudo depois.

3 – Sessão Pipoca
Essa é uma atividade que custa muito pouco e pode ser muito divertida, principalmente nos dias de chuva ou frio. Deixe que os seus filhos escolham seus personagens e super-heróis preferidos, prepare a sala de TV deixando-a escurinha como no cinema, espalhe almofadas, travesseiros e cobertores deixando tudo bem confortável. Faça bastante pipoca, suco ou chocolate quente e assista com eles. Se for o caso, deixe eles convidarem alguns amigos. Sugira que eles desenhem os ingressos para a entrada de cada sessão e não se preocupe, pois com certeza a diversão fica por conta da criatividade que eles têm de sobra.

4 – Festa do Pijama
Quando uma criança se junta com outra, é diversão na certa, mas se os pais contribuem e participam, tudo pode ficar ainda mais legal. Organizar uma festa do pijama e convidar um ou mais amiguinhos ou priminhos para participar, certamente pode ser uma festa e tanto. Para incrementar, você pode providenciar almofadas divertidas e separar os travesseiros para a famosa guerrinha que cedo ou tarde acaba acontecendo. Depois disso, os pequenos adormecem e podem ser acordados no dia seguinte com um delicioso café da manhã.

5 – Contação de Histórias
Era uma vez… Assim pode começar uma tarde de aventuras que pode se prolongar até à noite. Se você não tem o hábito de ler para os seus filhos, certamente eles vão adorar sair da rotina com essa atividade que desperta o imaginário da criança, estimula sua criatividade e aguça o gosto pela leitura que será fundamental na vida adulta. Para começar, vocês podem fazer uma visita à sessão infantil de uma livraria e escolherem alguns livros. Na hora de contar a história, você pode caprichar nas interpretações e deixar tudo ainda mais interessante.

6 – Campeonatos de Jogos
Crianças são estimuladas desde pequenas a serem competitivas. Seja na escola ou entre os irmãos, a competição se faz presente e elas adoram, mas em qualquer tipo de competição, o mais importante é fazê-las entenderem que saber competir é muito mais importante do que ganhar. Pensando nisso, propor um mini-campeonato de jogos de tabuleiro, dominó, baralho, mímica ou até de vídeo-game, pode ser um meio divertido de integração. E eles mesmos podem confeccionar as medalhas, enquanto você prepara um brinde especial para os todos os participantes e campeões.

Para fazer fora de casa

1 – Clubes e piscinas
Nenhuma criança resiste a uma tarde na piscina. Se você não tiver piscina e nem fizer parte de nenhum clube onde possa levar as crianças para aproveitar um dia de sol, a opção pode ser os parques aquáticos nos quais vocês pagam a entrada e podem permanecer durante todo o dia. Não se esqueça de levar o protetor solar, bóias e lanchinhos e frutas, pois ficar na água costuma deixar os pequenos famintos.

2 – Piquenique
Não precisa ir muito longe para encontrar um parque bonito com grama e uma árvore com sombra para você levar as crianças para fazer um piquenique. Na sua cidade, provavelmente deve existir um espaço perfeito para isso. Programe-se e deixe que elas ajudem na escolha das frutas e no preparo dos alimentos que vocês irão levar. Depois do lanche, brincar de pega-pega ao ar livre pode fechar o passeio com chave de ouro.

3 – Pescaria
Mesmo as crianças mais agitadas podem se render a uma boa pescaria em família. Além de permitir uma conversa mais tranquila, essa atividade também ajuda a desenvolver a concentração e principalmente a paciência das crianças que ficam ansiosas esperando por um peixinho. Alguns pesqueiros oferecem atrações especiais para as crianças se divertirem enquanto os pais relaxam, mas o ideal é que todos participem da atividade juntos.
Dicas Relacionadas

4 – Acampamento
Eis uma atividade perfeita para unir toda a família, um acampamento. E se a família não for do tipo aventureira, até o quintal de casa pode ser o palco dessa experiência. Se for possível, providencie lanternas, sacos de dormir e barracas, caso contrário, uma tenda de lençóis e cobertores montada na sala, já funciona. Para quem for se aventurar no quintal de casa, prepare o repelente e entre no clima sem desistir e ir para a cama durante a noite.

5 – Parques
Não tem como falar em parque sem pensar em diversão, por isso essa é uma das atrações mais visitadas durante as férias. Além dos parques de diversões, também existem os parques públicos, onde é possível jogar bola, andar de bicicleta, de skate, de patins e muito mais, atividades que para as crianças, são bem-vindas em qualquer época do ano.

6 – Programação Cultural
Durante as férias, existem várias atrações culturais voltadas especificamente para as crianças. Visitar museus, exposições e aquários pode ser uma experiência divertida e ao mesmo tempo enriquecedora do ponto de vista cultural. Para fazer bonito, procure ficar por dentro do tema da exposição, assim você mesma pode fazer o papel de guia e ter o prazer de ensinar o seu filho.

Agora você já tem várias opções para se divertir com os filhos durante o período sem aulas. Aproveite, boas férias!

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/12-opcoes-para-se-divertir-com-as-criancas-durante-as-ferias/?utm_source=dicas-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=10_dicas_para_que_ele_te_ligue - Por Daniela Azevedo - Foto: Thinkstock

Um comentário:

  1. Bom dia Professor!
    É vital curtir as férias com as crianças.
    Depois de um ano carregado de obrigações e horários a cumprir, nada melhor do que relaxar, deixar neste período do calendário a vida as levar. Levar aos lugares variados para descarregarem toda pressão das responsabilidades a elas delegadas.
    O lúdico e o faz de conta no período das férias fazem a diferença.

    Cida



    ResponderExcluir