segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AIDS: quatro em cada dez jovens dispensam uso de camisinha

Insegurança

Quatro em cada dez jovens brasileiros acham que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável.

Além disso, três em cada dez ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro caso ele propusesse sexo seguro.

A informação é da pesquisa "Juventude, Comportamento e DST/AIDS", realizada pela Caixa Seguros com o acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O estudo ouviu 1.208 jovens com idades entre 18 e 29 anos em 15 estados. As mulheres correspondem a 55% da amostra e os homens, a 45%.

Desinformação

Ao todo, 91% dos jovens entrevistados já tiveram relação sexual:
• 40% deles não considera o uso de camisinha um método eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou gravidez;
• 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais;
• apenas 9,4% foram a um centro de saúde nos últimos 12 meses para obter informações ou tratamento para DST.

Os dados mostram que falta aos jovens brasileiros o conhecimento de algumas informações básicas, já que um em cada cinco acredita ser possível contrair o HIV utilizando os mesmos talheres ou copos de outras pessoas e 15% pensam que enfermidades como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são tipos de DST.

Recomendações

"Notamos que os jovens menos vulneráveis são aqueles que conversam com os pais sobre sexualidade e que têm maior escolaridade. Mas pouquíssimos conversam com os pais sobre isso e a maioria não está estudando, repetiu alguns anos na escola. Embora eles não percebam, essa vulnerabilidade em relação à AIDS existe e é latente", disse Miguel Fontes, coordenador da pesquisa.

As recomendações feitas pelo estudo incluem:

• maiores investimentos em conteúdos de qualidade sobre sexo e AIDS na internet;
• programas sociais que tenham a juventude como público-alvo e que envolvam a família dos participantes;
• estreitar laços com professores que trabalham com jovens, a fim de proporcionar algum tipo de formação ou capacitação para tratar temas relacionados a DST e AIDS;
e
• massificar a informação de que existe uma relação direta entre o consumo de álcool e o aumento da vulnerabilidade dos jovens em relação ao sexo seguro.

Atualmente, entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus. A incidência da AIDS no país, em 2011, chegou a 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No ano passado, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença - a maioria nos grandes centros urbanos.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=aids-quatro-cada-dez-jovens-dispensam-uso-camisinha&id=8387&nl=nlds

Nenhum comentário:

Postar um comentário