sábado, 15 de dezembro de 2012

Antes de viajar faça o check-in da saúde

Áreas de risco

Você vai viajar nas férias e tudo o que menos gostaria de encontrar em seus passeios é uma infecção ou mesmo uma doença para trazer de volta na bagagem, certo?

Então é melhor se informar bem se seu destino não pertence a áreas de risco para alguma enfermidade.

Para isso foi criado o Ambulatório do Viajante, um serviço gratuito que tem como meta acabar com a desinformação que existe quanto à importância da profilaxia para quem vai viajar.

Segundo a médica infectologista Karen Mirna Morejón, da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, nem sempre as agências de turismo estão preparadas para fornecer essas informações.

Com o advento das compras de passagens pela internet, a desinformação aumentou.

Para isso foi criado o Ambulatório do Viajante, permitindo que todos os passageiros façam o check-in da saúde com antecedência.

Vacinas, cuidados com alimentos e guerras

Para a médica, é importante as pessoas saberem o tipo de profilaxia adequada para cada área de risco.

Ao ser atendido no Ambulatório, o viajante é orientado a tomar a vacina necessária de acordo com a região de destino. "A orientação vai desde o tipo da vacina até o posto de saúde em que ela a encontrará", explica Karen.

Mas, em muitas ocasiões, não se trata apenas de uma vacina.

"Às vezes, não é só uma questão de identificar a vacina que o viajante deve tomar, mas as orientações sobre consumo de produtos nativos, como no caso do açaí no norte do País, onde ainda há incidências da Doença de Chagas," exemplifica.

Até mesmo dicas de segurança, como as zonas em conflitos bélicos, terrorismo e hábitos culturais são rastreados pela equipe do ambulatório.

Outra característica do serviço é que os atendimentos podem ser feitos antes e após a viagem. "No caso do pré-atendimento existe uma orientação ao viajante. Caso ele retorne com algum tipo de doença, o Ambulatório fará o atendimento e o devido encaminhamento para o tratamento", ressalta a médica.

Agendamento na Anvisa

Quem viaja para o exterior, precisa checar com antecedência as exigências do país de destino.

A maioria da América Latina, por exemplo, exige vacina contra a febre amarela e só é aceito o documento oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivsa).
É necessário fazer um cadastro no site da Anvisa e enviar pedido de entrevista para o local mais próximo.

Em geral, o atendimento acontece na mesma semana, mas os especialistas alertam para a validade da vacina que só começa após o décimo dia da aplicação. Por isso, aqueles que viajam no início de 2013 devem se apressar.

A aplicação da vacina é feita gratuitamente na rede pública de saúde. A própria equipe que aplica a vacina fornece informações detalhadas acerca dos passos seguintes para obtenção dos documentos.

Ambulatório do Viajante

O Ambulatório do Viajante funciona no Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto (SP), ou pelo telefone pelo telefone (16) 3602-2695.

Em São Paulo, o serviço é oferecido em diversas instituições, com destaque para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que fica na Avenida Doutor Arnaldo, 165.

A Anvisa também dispõe de um sistema de orientação online aos viajantes: oSistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra).
Com informações da Agência USP

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=antes-viajar-faca-check-in-saude&id=8410&nl=nlds - Imagem: Wikimedia/Dezidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário