terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aprenda a cuidar da pele antes e depois das atividades físicas

Preste atenção nas dicas de especialistas e saiba como cuidar da sua pele antes e depois de quatro diferentes atividades físicas

Você sabia que a prática de atividades físicas age diretamente no aspecto da pele? “Ao se exercitar, o fluxo de sangue é estimulado, o que ajuda a remover com eficácia as toxinas do corpo e manter a pele saudável. Além disso, praticar atividades físicas ajuda a combater oestresse, flacidez e o envelhecimento precoce da pele”, explica dermatologista Miriam Sabino (SP).

Cada atividade física exige uma preparação específica da pele. Para esclarecê-las, contamos com a ajuda de especialistas no assunto, que selecionaram quatro diferentes modalidadespara orientar como cuidar da pele antes e depois de sua prática. Confira:

Natação e hidroginástica
Segundo Miriam Sabino, os praticantes dessa modalidade devem manter alguns cuidados extras com a pele devido ao cloro usado na água. “O ideal é usar produtos à base delipossomos e ceramidas. O lipossomo impede o contato das células com o cloro. Já asceramidas detêm a água do corpo, o que também funciona como uma película de proteção”, recomenda a médica.
Antes de entrar na água, não esfolie a pele ou use sabonetes abrasivos. “Sua pele perderá aproteção natural e ficará mais sensível aos danos produzidos pelo contato com o cloro”, alerta Miriam. Ao sair da piscina, de acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (SP), o ideal é fazer uma higienização correta no intuito de remover os resíduos químicos (cloro) contidos nas piscinas. “Depois de higienizada, a pele vai necessitar de umahidratação intensa, a fim de evitar ressecamentos e consequente envelhecimento cutâneo”, orienta.

Corrida
Se você corre em dias frios, quentes e ao ar livre, deve dobrar a atenção no que diz respeito aos cuidados com a pele. “Lave, hidrate e proteja! É importante manter esses cuidados para protegê-la dos agressores naturais”, recomenda Miriam. “Hidratação tópica e oral são necessárias. A ingestão de líquidos torna-se obrigatória antes da corrida, evitandodesidratação intensa do organismo e, consequentemente, dapele”, completa Fernando.
Além disso, antes de correr, é importante lavar o rosto com sabonete neutro, ou algum outro que seja específico para a sua pele. “Feito isso, é recomendada a aplicação de umhidratante e, logo em seguida, do protetor solar com alto FPS (no mínimo 30) e proteção UVA. Opte pelo filtro solar resistente à água e também ao suor”, destaca Miriam. Após o exercício lave a pele novamente, utilize um hidratante e ofoto protetor. “Para quem tem uma pele mais oleosa, utilizesabonetes com ácido salicílico. Caso a sua pele seja ressecada, opte por um sabonete neutro”, sugere a médica.

Ciclismo
O ciclista costuma pedalar por horas e acompanhado de uma garrafa de água ou isotônicosque auxiliam na reposição dos sais perdidos no corpo. Mas o que muitos esquecem é da importância de proteger a pele contra os raios de sol durante os treinamentos e competições. “O uso de filtro solar fará efeito nas primeiras horas, evitando que os raios afetem a pele. Porém, com a transpiração permanente, o protetor acaba perdendoeficiência. É nesse momento que os cuidados com a pele aumentam. O ciclista deve optar pelo protetor solar com maior duração e resistência”, aconselha Miriam.
Antes de iniciar qualquer treinamento, o ciclista deve tomar alguns cuidados em relação aoexcesso de exposição. “O uso de óculos escuros, filtro solar e uma roupa adequada para praticar o esporte ajudam a proteger a pele dos raios solares”, ressalta Miriam. Terminou a pedalada? Após o banho, a dermatologista recomenda a hidratação da pele com cremes hidratantes para proporcionar uma sensação de frescor à pele. “Atente-se às regiões de maior atrito com a bike, como os guidões, pedais e banco. Certamente estas áreas da pelevão necessitar de maior hidratação e, muitas vezes, de pomadas e cremes para assaduras ou bolhas”, completa Fernando.

Caminhada
Alguns cuidados são necessários na hora de caminhar debaixo do sol: “Cerca de meia hora antes da atividade física, aplique o protetor solar de no mínimo FPS 30 no rosto e no resto do corpo, pois ambos estão sempre expostos aos raios ultravioletas”, destaca Miriam. Após o exercício, tome uma ducha com água morna para relaxar o corpo e, logo em seguida, passe um hidratante na pele. “Não se esqueça dos pés! Use calçados adequados e faça umaintensa hidratação tópica na região”, lembra Fernando.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/aprenda-a-cuidar-da-pele-antes-e-depois-das-atividades-fisicas/3093 - Reportagem: Monique Zagari Garcia - Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário