sábado, 1 de dezembro de 2012

E se todos os dias do ano fossem natal?

A maior festa dos cristãos em todo o mundo é comemorada no dia 25 de Dezembro, o nascimento de Jesus Cristo, o Natal. Durante o mês de dezembro, as pessoas começam a se preparar para este grande dia montando árvores, enfeites e presépios; enviando cartões de natal e mensagens natalinas por telefone, email ou no facebook; declarações de Feliz Natal com abraços e apertos de mãos e troca de presentes. O espírito natalino contagia a todos e em toda parte, porque o Natal é celebração, comemoração, magia, alegria e festa.

Nesta época, as pessoas desejam amor, paz e saúde a familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até aos desconhecidos. As atitudes de solidariedade, boa vizinhança, bondade, cumprimentos são bem atenuantes neste período mais do que em qualquer outro. Ficamos mais humanos, felizes, solidários, unidos, amigos e mudamos a nossa maneira de ser do restante do ano.

Alguns dias após o Natal vêm o início de um ano novo e as esperanças florescem em todos com a perspectiva de dias melhores com saúde, paz, amor e dinheiro no bolso. Passado as festas, tudo volta ao normal, à correria do dia a dia, o trabalho estafante, o estudo puxado, as discussões normais, o estresse e, aos poucos, o espírito natalino vai sendo esquecido e voltamos a ser os humanos normais.

Agora, imagine se em todos os dias do ano as pessoas vivessem o espírito natalino, como o mundo seria diferente. Teríamos mais paz, solidariedade, amor, esperança e assim poderíamos afirmar que Jesus vive em nossos corações todos os dias e não apenas no Natal.

Sei que é um sonho, mas se este sonho for compartilhado por muitos, estaremos dando um grande passo para transformar a humanidade para melhor, menos individualista, egocêntrica e hipócrita.

Que o espírito de Natal esteja sempre conosco em todos os dias do próximo ano e com certeza, a nossa passagem por este mundo será mais agradável, feliz e harmoniosa.

Feliz Natal em todos os dias do ano vindouro para você e sua família!

Professor José Costa

3 comentários:

  1. Olá Professor!

    Já faz muito tempo que o natal perdeu sua característica original.
    As preocupações para o dia são observadas apenas do lado material.
    O espírito natalino sensível aos olhos do menino deus, transformou-se em um verdadeiro shopping de vendas.
    As correrias para as compras, o troca-troca de presentes, as mesas suntuosas e fartas, as bebidas de toda espécie, a gula rodeando e encarnando verdadeiros vorazes carnais, um exarcebado descontrole de emoções, absurdos e euforia extrapolados pela inconsequência de pessoas imaturas, irresponsáveis, desumanas, atormentadas pela ausência de amor fraternal e simbólico.
    A união entre famílias e amigos tem a duração, exatamente, de algumas horas, pois passado este tempo, os problemas continuam, a solidão campeia, e dias após, há uma corrida frenética para saldar as prestações adquiridas.

    Ótimo domingo!

    Cida

    ResponderExcluir
  2. O natal é mesmo uma época maravilhosa, embora já tenha sido mais festejado, mais valorizado, menos comercializado... Acima de tudo, natal é uma data sem igual!
    Bjoss!

    ResponderExcluir