sábado, 8 de dezembro de 2012

Filarmônica Nossa Senhora da Conceição: 267 anos de história

Para todos os que fizeram e fazem a Filarmônica

Hoje é um dia especial: 8 de dezembro é o aniversário da mais antiga instituição musical do Brasil, a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Itabaiana/SE. Há exatos 267 anos, no distante ano cristão de 1745, um padre licenciado da cidade de Coimbra/Portugal criou a Orquestra Sacra, embrião da nossa querida Filarmônica. Culto, amante das artes, especialmente da música, visionário, o padre Francisco da Silva Lobo, muito mais do que criar um grupo musical para alegrar os ritos religiosos e pagãos daquela longínqua e hostil época, lançou-nos definitivamente um alerta: para construir uma cidade saudável não basta empreender, é preciso e até imprescindível, conviver; e a convivência faz-se com artes, no caso específico, a música.

É dia de comemorar, de soltar fogos, de orar e homenagear os nossos ancestrais, que nunca tombaram, mesmo diante das agruras impostas pelas circunstâncias diversas. Cada período com seu esforço: depois de Francisco da Silva Lobo aparecem o maestro Samuel Pereira de Almeida e seus contemporâneos, os quais converteram a Orquestra Sacra em Filarmônica Euphrosina, no ano santo de 1879. Foram sucedidos por Francisco Alves de Carvalho Júnior e seu séquito de grandes músicos, que em 1897 transformaram a Filarmônica Euphrosina em Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, permanecendo assim até os tempos conhecidos por nós; tempos férteis de ilustres musicistas, passados e atuais, representados pelos maestros Antônio Melo e Valtênio Alves que, como as gerações anteriores, foram e têm sido intransigentes e inabaláveis com a causa.

Neste dia tão importante para todos nós, lançamos um desafio: não podemos deixar de comemorar este dia, nos próximos 267 anos, onde quer que estejamos. Mas, para isso, temos a obrigação e o dever de preservar a Filarmônica, ao menos como está - viva, autônoma e eficiente; servindo, a despeito de tudo, a nossa sociedade . “Não somos melhores nem piores, somos diferentes”. Parabéns, Filarmônica!
Com todo meu amor.

Dr. Rômulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário