domingo, 27 de janeiro de 2013

Programas de computador que nasceram, 'bombaram' e foram esquecidos

Com a rápida evolução da internet, vários programas de computador são criados, utilizados por milhões de pessoas, atualizados e, no final, acabam sendo esquecidos. Existem também aqueles que são copiados, e a versão fajuta acaba fazendo mais sucesso do que o programa original que quebrou paradigmas. Relembre dez programas que você usou e que estão esquecidos em um canto qualquer do mundo digital.


1º ICQ
Percussor dos programas para conversas online, o ICQ foi criado em 1996 por quatro jovens israelenses. Os garotos prometiam mudar totalmente a forma como as pessoas trabalhavam e navegavam na internet? e eles realmente mudaram. Hoje, enquanto se está trabalhando, diversos profissionais mantêm um programa de mensagens instantâneas aberto. Embora o ICQ ainda exista, ele foi substituído por outros softwares, como o MSN Messenger, o GoogleTalk e o Skype.

2º Napster
Criado por Shawn Fanning e Sean Parker em 1998, foi um programa de compartilhamento de arquivos via rede P2P. Protagonizou uma luta jurídica entre a indústria fonográfica e as redes de compartilhamento. A acusação era de que o programa compartilhava arquivos protegidos por diretos autorais. Apesar de ter sido processado pela banda Metallica, o Napster obteve apoio músicos como o guitarrista da banda Rage Against The Machine, Tom Morello. O programa foi comprado e vende músicas que respeitam os direitos autorais.

3º KaZaA
Outro programa de compartilhamento de arquivos, o KaZaA foi criado em 2000 na Estônia. Assim como o Napster, o programa protagonizou árduas batalhas na Justiça, inclusive tendo alguns de seus usuários processados pela RIAA (Recording Industry Association of America, instituição que cuida dos direitos das gravadoras nos EUA). Esses usuários foram obrigados a pagar uma multa multiplicada pelo número de músicas baixadas. A página oficial do KaZaA informa que o programa encerrou suas atividades.

4º RealPlayer
É um programa que reproduz arquivos de mídia. No ar desde 1995, em seu auge o RealPlayer era uma das opções alternativas dos internautas para substituir o Windows Media Player. Hoje, serve como opção para rodar arquivos multimídia em baixa qualidade e na extensão RMVB, mas não é sombra do que foi. No mundo dos smartphones e tablets, o RealPlayer possui uma versão para Android. Além de ser gratuito, o aplicativo é eficiente e está levantando o RealPlayer da tumba.

5º Limewire
É um programa de compartilhamento de arquivos que funciona tanto por P2P quanto por BitTorrent. Seguindo o legado de seus irmãos, o LimeWire também foi processado por diretos autorais, mas, ao contrário dos outros, o site foi tirado do ar em 2010. Ao entrar na página oficial do programa, o internauta é recepcionado com um comunicado dizendo que o LimeWire encerrou suas atividades. O LimeWire era um programa com duas versões disponíveis, uma gratuita e outra paga.

6º Netscape
Apesar de ser uma empresa de serviços de computação, o seu nome é mais associado ao navegador de internet criado em 1994. Foi o principal browser dos primórdios da internet. Com a popularização do Internet Explorer, a empresa viu seu fim chegar. Como última cartada, a empresa resolveu abrir o código do seu software. Desta nova ideia surgiu um navegador que hoje é muito utilizado, o Mozilla Firefox.

7º Audiogalaxy
Criado em 1998 por Michael Merhej, este é mais um programa de compartilhamento de arquivos via rede P2P. A diferença deste software é que o usuário se cadastrava em uma comunidade e recebia automaticamente tudo o que era enviado para ela. Hoje, o Audiogalaxy não é mais um site que permite a troca de arquivos gratuitamente. O internauta deve comprar os arquivos disponíveis no portal. O programa também possui uma versão para smartphones e tablets, disponível para sistema Android e Apple.

8º Eudora
Não confunda o gerenciador de e-mail criado em 1988 com a linha de cosméticos lançada em 2011. O programa foi lançado por Steve Dornier, que na época trabalhava no setor de computação da Universidade de Illinois. Em 1991, o Eudora foi adquirido pela empresa Qualcomm. Depois da compra, o software sumiu do mapa. Em 2006, a Qualcomm freou o desenvolvimento da versão comercial do gerenciador e passou a patrocinar a criação de uma versão de código aberto baseado no Mozilla Thunderbird.

9º GetRight
Um dos mais antigos gerenciadores de downloads, este programa foi criado em 1997 por Michael Burford. Ele serve para baixar arquivos da internet. Sua diferença é que ele permite voltar a baixar arquivos que foram interrompidos porque a rede caiu ou ocorreu algum outro problema. Hoje, como a velocidade de downloads aumentou e é mais rara a interrupção do download, o GetRight foi esquecido. Porém, ainda há uma versão gratuita e uma paga para download do programa.

10º iMesh
Mais um programa de compartilhamento de arquivos aparece no ranking. O iMesh foi outra plataforma que os internautas acharam para baixar músicas e outros tipos de arquivos, quando as mais famosas foram fechadas ou deixaram de ser gratuitas. Esse programa não se envolveu em muitos problemas judiciais, apesar de estar ativo desde 1999. Até hoje seu site oficial oferece a versão gratuita do programa para download que é traduzido para 11 idiomas.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/listas/top-10-programas-que-nasceram-bombaram-e-foram-esquecidos.htm

14 comentários:

  1. ICQ ... Huhauhaua meu UIN 6381933 .. uso até hoje .. só que a última vez que usei para comunicação foi à 5 ou 7 anos ...

    Napster e Kazaa foram parte da minha monografia (O Direito Autoral e o Advento da Internet) .. tinha um capítulo com 8 páginas sobre o assunto. (14 anos atrás).




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kazaa foe parte da tua monografia (O Direito Autoral e o Advento da Internet) ... 14 anos atrás 21013 - 14 =1999 kazaa foe creado 2000 monografia futurista cara kkkkkkkk

      Excluir
  2. Emule, Winzip, Winamp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual programa voce usa pra gerenciar as músicas? Espero que não seja o Windows Media Player....

      Excluir
    2. eu uso winamp até hj, otimo gerenciador de musicas

      Excluir
  3. Faltou o mIRC...
    Velho guerreiro...
    Emule também morreu.

    ResponderExcluir
  4. Kazaa mais baixava vírus que musica
    Eu lembro dessa época.Como é bom a evolução hehe

    ResponderExcluir
  5. o Netscape foi aniquilado pela Microsoft. Os seus criadores ficaram milionários da noite para dia e se esqueceram ar humildade, acharam-se os reis da cocada preta e falaram mal da empresa do Gates, que comprou uma briga gastou milhões e aniquilou pra sempre o tal Netscape.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oh retardado, ele está falando de PROGRAMAS e não de SITES. E pro seu governo ORKUT é movimentado até hj. Até porque tem o maior diferencial em questão de organização, aplicativos, foruns, comunidades, html, e tantas outras coisas. Apesar dos TOP VIPS RETARDADOS terem migrado pro ASK E FACEBOOK o orkut continua sendo um dos 3 mais usados no Brasil :)

      Excluir
  7. EM QUE PLANETA VOCÊ MORA. REALPLAYER ABANDONADO? 100% DAS PESSOAS QUE OUVEM MÚSICA E VÊEM FILMES NA NET É PELO REALPLAYER.

    ResponderExcluir
  8. Emule tá vivo cambada. Pelo menos a rede com zilhões de filmes, mp3 e ebooks que não se acham em torrent.

    ResponderExcluir