terça-feira, 12 de março de 2013

A verdade sobre 12 mitos relacionados à saúde

Ditados populares, ensinamentos das nossas mães, coisas que vemos em filmes, enfim, há uma gama de mitos sobre saúde que nos espantam. Será que os truques que conhecemos funcionam? Será que é verdade que não podemos nadar depois de comer? Confira a lista.




MITO 1: VOCÊ NÃO DEVE CORTAR A CASCA DO PÃO, PORQUE ELA É CHEIA DE VITAMINAS
Em 2002, pesquisadores descobriram que no processo de cozimento do pão, ele produz um novo tipo de antioxidante que combate o câncer que é oito vezes mais abundante na casca do que no miolo. Ainda assim, é mais importante comer um pão de trigo integral inteiro, com ou sem a casca, porque é cheio de nutrientes, como fibras. Procure por essa característica nos pães que comprar.





MITO 2: SE VOCÊ SAIR COM O CABELO MOLHADO, VAI PEGAR UM RESFRIADO
Você vai sentir frio, mas com certeza estará saudável. Uma pesquisa sobre o assunto descobriu que um grupo que ficou com o cabelo molhado não pegou mais resfriado do que o grupo que estava seco. Conclusão: a sensação de frio não afeta o sistema imunológico.




MITO 3: SE VOCÊ FICAR VESGO DE PROPÓSITO, SEUS OLHOS VÃO FICAR DESSE JEITO PARA SEMPRE
Segundo os médicos, não há nenhum dano no olho se você ficar vesgo voluntariamente. Mas se você perceber que seu filho está fazendo muito isso (quando não está imitando um personagem de desenho animado), ele pode ter problemas de visão e é bom consultar um médico.







MITO 4: SE ESTIVER RESFRIADO, COMA, E SE ESTIVER COM FEBRE, PASSE FOME
Na verdade, em ambos os casos, coma e beba, e beba um pouco mais. Ficar hidratado é a coisa mais importante, porque as pessoas perdem muito líquido quando estão doentes. Não há nenhuma necessidade especial para bebidas que contenham eletrólitos (como Gatorade), a menos que você esteja gravemente desidratado por causa de vômitos ou diarréia.






MITO 5: SE VOCÊ ENGOLIR CHICLETE, ELE VAI FICAR NO SEU ESTÔMAGO POR SETE ANOS
Como acontece com a maioria de objetos não alimentares que as crianças engolem, o chiclete é transportado por líquidos através do trato intestinal, e dentro de alguns dias é liberado. E mesmo que ele não se quebre facilmente no sistema digestivo, provavelmente não vai nem causar uma dor de estômago.






MITO 6: MAÇÃ É BOM PRA SAÚDE
Um punhado de mirtilos é mais eficiente em manter o médico afastado do que as maçãs, pois é rico em antioxidantes e fibras. Mas o certo mesmo é comer uma variedade de frutas e verduras para prevenir muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, pressão arterial alta e diabetes.




MITO 7: VOCÊ PERDE 75% DO CALOR DO SEU CORPO ATRAVÉS DE SUA CABEÇA
Segundo especialistas, essa ideia deve ter saído com base no tamanho da cabeça de uma criança, que é uma percentagem muito maior do total do corpo do que uma cabeça de adulto. Os bebês devem sim, ter as cabeças cobertas no frio. Já para um adulto, o valor é mais para 10%. O calor escapa a partir de qualquer área exposta (pés, braços, mãos), então colocar um chapéu não é mais importante do que por luvas.



MITO 8: PARA SE LIVRAR DOS SOLUÇOS, ALGUÉM TEM QUE TE ASSUSTAR
A maioria da sabedoria popular sobre soluços, como prender a respiração ou beber um copo de água de ponta cabeça, não foi clinicamente comprovada como eficaz. Entretanto, em 1971 foi publicada uma pesquisa que dizia que tomar uma colher de chá de açúcar branco granulado ajudava. Dá pra tentar em casa.




MITO 9: COMER PEIXE TE DEIXA MAIS INTELIGENTE
Para crianças de até três ou quatro anos, este é verdadeiramente o caso. Os peixes, especialmente os oleosos, como salmão, são cheios de ácidos graxos ômega-3, incluindo DHA (ácido docosahexaenóico). O DHA é particularmente benéfico nos dois primeiros anos de vida para o desenvolvimento do cérebro, cognição, e acuidade visual. Se não gostar de peixes, pode obter ômega-3 de abacates, nozes e óleo de canola.


MITO 10: VOCÊ NÃO DEVE NADAR POR UMA HORA DEPOIS DE COMER
Depois que você come, seu sangue flui mais para o sistema digestivo e para longe dos músculos. A ideia é que se você se exercita vigorosamente logo depois de comer, a falta de sangue faz com que você não tenha força nos músculos e se afogue. Mas isso não vai acontecer. Você pode ter menos energia para se exercitar, mas isso não deve atrapalhar a sua capacidade de nadar.


MITO 11: TODA CRIANÇA PRECISA DE VITAMINA DIARIAMENTE
A verdade é que as crianças que são exclusivamente amamentadas durante o primeiro ano devem tomar um suplemento de vitamina D. Depois disso, um multivitamínico não vai machucar ninguém, mas muitos especialistas dizem que mesmo se a criança já não come mais de tudo, não é preciso forçar as vitaminas. Mesmo as crianças extremamente exigentes com comida crescem normalmente.


MITO 12: LEITE QUENTE AJUDA A ADORMECER
O leite contém pequenas quantidades de triptofano (também presente nos perus), mas você teria que beber galões para obter um efeito sonífero. O que é eficaz é uma rotina que ajude as crianças a desacelerar. E se um copo de leite morno é parte do processo, ele pode ter um efeito placebo, independentemente da ciência. [CNN]

Um comentário:

  1. Entre para a rede social www.taloko.tk

    A rede social para conhecer gente nova!

    Totalmente gratuita e sempre será!

    ResponderExcluir