quinta-feira, 25 de abril de 2013

5 combinações de alimentos que você deve evitar


Conheça as misturas erradas de alimentos que atrapalham a absorção adequada de nutrientes e cuide da sua alimentação

Comer bem além de implicar em fazer várias refeições saudáveis ao longo do dia, que incluam comidas dos diversos grupos alimentares, demanda que a pessoa conheça um pouco do funcionamento dos processos químicos do organismo, pois muitos alimentos quando combinados atrapalham uns aos outros no quesito absorção de nutrientes.

Como a maioria das pessoas não têm conhecimento tão detalhado do organismo, para ter a alimentação como uma aliada da manutenção da saúde é preciso contar com o apoio de um nutricionista, pois estes profissionais da saúde podem indicar quais são as combinações que devem ser evitadas para aperfeiçoar a nutrição.

Para que você não tenha que sair correndo para o seu nutricionista com o objetivo de saber se anda cometendo alguma falha na hora de combinar alimentos, veja cinco combinações de alimentos que, segundo a revista espanhola Quo, não são adequadas.

1 – Espinafre com queijo
Tentar fazer o espinafre ficar mais saboroso gratinando-o ou fazer uma pizza com espinafre pode ser uma boa ideia em termos de sabor, mas não de absorção de nutrientes, pois o espinafre é um dos vegetais mais ricos em oxalato, substância que reduz a absorção de cálcio, ou seja, o benefício do queijo é anulado. Além disso, pode ocorrer competição entre o cálcio do queijo e o ferro do espinafre na absorção, limitando a biodisponibilidade dos dois minerais.

2 – Açúcar com cremes
Adicionar muito açúcar em preparações com cremes pode não ser uma boa opção, pois dá origem a um alimento viciante e que tem uma composição que acrescenta muitas calorias à dieta. Ou seja, pegue leve na quantidade de açúcar na hora de fazer receitas como pavês e coma com moderação o tentador crème brûlée.

3 – Cereais com refrigerante
Comer cereais como milho e arroz acompanhados por refrigerante é uma má escolha, pois os cereais são ricos em magnésio e os fosfatos de sódio limitam a absorção deste mineral que é fundamental para o coração.

4 – Beterraba com soja
Beterraba e soja são dois alimentos saudáveis, mas que não devem ser comidos juntos, pois a beterraba é rica em oxalatos e a soja contém cálcio, bem como ferro. Ambos os minerais da soja são afetados pela presença da substância contida na beterraba.

5 – Lentilhas com leite
Esta é a combinação mais estranha e pouco provável de ser feita, mas se um dia você quiser jantar lentilhas lembre-se não tomar o típico copo de leite quente antes de dormir, pois a lentilha é fonte de ferro, um mineral que é facilmente afetado pela presença do cálcio de alimentos como o leite.

É importante entender que cada alimento tem uma composição complexa de substâncias, as possibilidades de reações químicas no organismo são inúmeras e o estado de saúde da pessoa que está ingerindo o alimento tem impacto singular.

“É por isso nutricionistas e endocrinologistas pedem exames aos pacientes antes de indicar uma dieta alimentar ou revelar a necessidade de determinada substância para equilíbrio dos processos do organismo”, completa a nutricionista carioca Isabella Peixoto.

Portanto, contar com informações sobre alimentação de fontes seguras e com o apoio de um profissional da saúde é fundamental para que não se crie mitos alimentares e não sejam feitas más escolhas.

6 comentários:

  1. Interessante, mas uma vez ou outra comer estas combinações não fará mal nenhum.

    Acho que o que temos que evitar é combinar COCA-COLA Zero com Mentos!
    http://www.youtube.com/watch?v=sobccDheS1k

    ResponderExcluir
  2. Faltou manga com leite. Mata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk Era a desculpa utilizada para os negros, para não beber o leite, já que a manga é uma fruta encontrar em qualquer lugar do Brasil

      Excluir
  3. aquele que consome um alimento que um alimento que descaracteriza outro conscientemente, joga dinheiro fora, portanto é burro.

    ResponderExcluir