terça-feira, 11 de junho de 2013

11 receitas fantásticas de xampus naturais para você fazer em casa

Misture ingredientes do dia a dia e crie seu próprio xampu sustentável para deixar os cabelos lindos

Não é preciso gastar uma fortuna em cosméticos de marca para manter os cabelos sempre saudáveis, e, consequentemente, com uma aparência impecável. É possível criar seus próprios xampus em casa com ingredientes naturais e sem riscos à saúde ou a beleza.

O uso de produtos naturais e principalmente de receitas caseiras de cosméticos em geral é uma forma de ficar bela, sem prejudicar a natureza com resíduos químicos.

Confira quais são as 11 receitas de xampu, pesquisadas pela blogueira bósnia Jelena Jovanovic, que são simples de serem colocadas em prática e podem deixar seus cabelos lindos de maneira sustentável e, em alguns casos, com menos custo para o seu bolso.

Receitas de xampus caseiros

1 – Xampu de bicarbonato de sódio anticaspa
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
1 copo de água filtrada.
Misture o bicarbonato de sódio com a água e aplique na cabeça massageando bem o couro cabeludo. Depois de alguns instantes, enxague.

2 – Xampu de limão e pepino antirresíduo nutritivo
1 limão;
1 pepino.
Descasque o limão e o pepino e coloque-os em um processador de alimentos de modo a formar uma pasta lisa e espessa. Aplique esta pasta sobre os cabelos e depois remova a mistura com bastante água.

3 – Xampu de amido de milho para cabelos finos
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
1 copo de água filtrada;
3 colheres de sopa de amido de milho.
Misture todos os ingredientes, aplique nos cabelos úmidos, espere alguns minutos e enxague. Para resultados mais satisfatórios, procure usar esta mistura pelo ou menos uma vez por semana.

4 – Xampu de coco para cabelos danificados e quebradiços
1/4 de xícara de leite de coco;
1/3 de xícara de shampoo neutro infantil;
1 colher de sopa de óleo de amêndoas.
Agite todos os ingredientes em um recipiente até que a mistura se torne homogênea. Depois é só passar sobre os cabelos úmidos e enxagua-los.

5 – Xampu de conhaque e mel para cabelos ressecados
1/2 copo de shampoo neutro infantil;
1 colher de sopa de mel;
1 copo pequeno de conhaque.
Misture os ingredientes, passe sobre os cabelos molhados em água morna, espere cerca de oito minutos e enxague os cabelos com água fria.

6 – Xampu de azeite e amêndoas para nadadores
1/2 litro de água;
120 gramas de sabonete de azeite de oliva em raspas – conhecido como Castela, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;
1/4 de xícara de óleo de amêndoas.
Ferva a água, despeje-a sobre as raspas do sabonete e mexa até que este se dissolva. Adicione ao líquido formado o óleo de amêndoas. Espere esfriar um pouco e derrame a mistura sobre os cabelos que sofreram com a ação do cloro ou do mar. Depois de alguns instantes, enxague os cabelos.

7 – Xampu de alecrim para dar brilho aos cabelos
1/4 de xícara de água;
2 colheres de sopa de alecrim seco;
1/4 de xícara de sabonete de azeite de oliva líquido – conhecido como Castela, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;
2 colheres de sopa de óleo de amêndoas.
Faça uma infusão de alecrim na água. Quando estiver formado um chá, coe e adicione o restante dos ingredientes. Depois é só usar esta mistura da mesma forma que seu xampu de uso cotidiano.

8 – Xampu de aloe vera e limão para cabelos oleosos
1 xícara de sabonete de azeite de oliva líquido – conhecido como Castela, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;
2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora;
1 colher de chá de gel de aloe vera.
Misture todos os ingredientes e aplique sobre os cabelos, principalmente na região dou couro cabeludo. Espere agir e depois enxague.

9 – Xampu de amêndoas e shikakai para crescimento do cabelo
100 gramas de sabonete de amêndoas ralado;
2 colheres de chá de shikakai em pó;
1/2 xícara de água.
Despeje todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que forme uma pasta homogênea. Aplique sobre os cabelos lavados, coloque uma touca nos cabelos e deixe agir. Depois, remova a touca e enxague abundantemente os cabelos massageando ou couro cabeludo.

10 – Xampu de ervas para deixar os cabelos lisos
500 gramas de shikakai;
250 gramas de feno-grego;
200 gramas de folhas de curry;
200 gramas de folhas de manjericão;
100 gramas de sabonete de amêndoas ralado.
Coloque todos os ingredientes em processador até que se forme um pó. Armazene em um frasco bem vedado e toda vez que for usar misture o pó com um pouco de água filtrada e aplique sobre os cabelos, que na sequencia devem ser enxaguados.

11 – Xampu a seco de amido de milho
2 colheres de sopa de amido de milho;
1 escova macia.
Aplique o amido de milho no couro cabeludo e ao longo da extensão dos cabelos, que devem estar secos. Escove até que todo o pó branco saia da cabeça e dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário