sábado, 15 de junho de 2013

12 alimentos que contém açúcar e você nem imagina

Leia rótulos de embalagens e previna-se de consumir açúcar em excesso

O açúcar se esconde em muitos alimentos. Como a comunidade científica vincula o consumo excessivo deste item a inúmeras doenças é importante estar atento ao que se põe no prato no dia a dia para evitar ter uma alimentação que cause danos ao organismo.

Para conseguir manter o adequado controle do consumo de açúcar é preciso, além de manter uma dieta balanceada, ler os rótulos dos produtos industrializados e identificar ingredientes como glucose, maltose, frutose, xarope de milho de alta frutose, que são sinônimos do açúcar.

Confira 12 fontes surpreendentes de açúcar escondido identificadas no livro Lick the Sugar Habit, da autora Nancy Appleton e divulgadas por Michelle Schoffro, cozinheira, mestre em ciências, PhD, consultora nutricional e médica ortomolecular, em artigo para o site americano Care2:

1 – Itens de padaria
A maioria dos alimentos encontrados nas padarias, como pães, bolos, biscoitos e roscas, contém um grande índice de açúcar, mesmo aqueles que são salgados, pois nestes casos o açúcar apresenta-se através dos carboidratos.

2 – Hambúrgueres
Na produção industrial dos hambúrgueres é adicionada à carne o xarope de milho e o melaço desidratados, duas formas diferentes de açúcar que, além de tornar o alimento altamente calórico, evitam o encolhimento da carne durante o cozimento.

3 – Salmão
Antes do salmão, o preciso peixe rico em Ômega 3 – considerado um ótimo alimento para o combate de doenças cardiovasculares, ser enlatado ele é mergulhado em uma solução de açúcar nada benéfica à saúde. Portanto, se for comer salmão dê preferência ao fresco ou lave bem o peixe enlatado.

4 – Carne
Muitos frigoríficos dão aos bois açúcar misturado à ração antes do abate para “melhorar” o sabor e a cor da carne curada. Analise a procedência das carnes que come e procure informar-se sobre a alimentação destes animais antes irem para o açougue.

5 – Frango
Alguns restaurantes de fast-food vendem injetam uma solução de açúcar ou mel no frango antes de prepara-lo como iguaria a ser servida.

6 – Sal
Por mais incrível que pareça até no sal pode ser encontrado açúcar, portanto, diminua a ingestão diária deste tempero.

7 – Bacon e embutidos
O açúcar é utilizado no processamento tanto do bacon quanto de embutidos, como a salsicha, a linguiça e os patês de carnes diversas.

8 – Caldo de carne
Temperos prontos como os caldos de carne, em sua grande maioria, contêm açúcar. Inclusive é ele que dá a liga ao cubo e permite que os alimentos ganhem cores douradas e líquido espesso.

9 – Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim, mesmo em sua versão não doce, tende a conter em sua composição açúcar.

10 – Cereais desidratados
Cereais desidratados, como granola e barrinhas de cereais, geralmente contém elevadíssimas quantidades de açúcar, pois este permite a melhor conservação dos grãos.

11 – Ketchup
O ketchup é uma super fonte de açúcar, inclusive, quase a metade das calorias deste alimento vem do açúcar que contém.

12 – Suco de cranberry
O suco de cranberry é um excelente repositor de líquido e sais minerais, sendo muito utilizado nos Estados Unidos para promover o alívio para mulheres com incômodos menstruais. Porém, mais de 90% das calorias encontradas neste suco é derivada do açúcar que possui.

2 comentários: