terça-feira, 4 de junho de 2013

8 atitudes que você deve evitar no Facebook

Cuide para que o conteúdo que você posta não te exponha excessivamente e se volte contra você

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas para entretenimento e informação, mas por também ser capaz de revelar perfis psicológicos, hábitos e gostos, pode afetar a vida das pessoas de forma perigosa, pois há diversos tipos de criminosos que usam esta ferramenta para escolher suas vítimas ou ter subsídios para agir com sucesso diante delas.

Estar sempre atento e ser cauteloso quanto ao que se compartilha nesta plataforma é importante, tanto para a manutenção de uma boa reputação virtual, quanto para evitar problemas com pessoas mal intencionadas ou, mesmo sem querer, com a justiça.

Confira quais são as 8 medidas inadequadas que mais ocorrerem no Facebook e fuja de comportamentos que colocam em risco sua segurança e privacidade:

1 – Colocar ameaças no status

É comum postar no status reclamações e aborrecimentos de vez em quando, porém deve-se tomar cuidado para que o conteúdo não seja agressivo e não possa ser interpretado como ameaça, pois se algo acontecer com o alvo de sua ameaça, você poderá se tornar um suspeito de um crime.

2 – Deixar o perfil sem restrição de privacidade

Configure a privacidade de cada postagem que você fizer no Facebook e ajuste para que quando seus amigos façam postagens que mencionem você, você possa ter o direito de aprova-las ou reprova-las. Desta forma, você está se protegendo e também às suas pessoas queridas. Confira os dois vídeos a seguir que te ajudarão a configurar sua segurança e privacidade na rede social.

3 – Divulgar informações de trabalho

Além de ser inconveniente tornar públicos rotinas e projetos profissionais, seus ou de seus parentes, para pessoas que não têm relação direta com este trabalho, esta atitude pode ser ruim, pois na maioria das vezes existem restrições de confidencialidade, principalmente em empresas e órgãos governamentais.

4 – Exibir imagens de documentos legais

Não disponibilizar em quaisquer redes sociais imagens de documentos parece algo óbvio, mas muitas pessoas cometem este engano. O caso mais comum é o de jovens que em comemoração por terem conquistado a carteira de motorista, postam uma imagem da mesma.
Como no Brasil a carteira de motorista vale como documento de identificação, os problemas com a apropriação das informações deste documento, vão além das questões do Departamento de Trânsito.

5 – Anunciar datas de férias e viagens

Há um grande risco em anunciar o período em que você está de férias ou quando irá viajar, pois estará dando a possibilidade de bandidos saberem quando sua casa estará vazia, o que pode levar a invasões e roubos.

6 – Postar fotos que exponham demais

Antes de postar fotos no Facebook, tenha o cuidado de fazer uma seleção bem criteriosa do conteúdo, evitando imagens que mostrem nudez total ou parcial, momentos íntimos, situações embaraçosas ou muitos detalhes da estrutura que se vive e rotina.
A avaliação das imagens antes de serem compartilhadas, seja com um público geral ou apenas com amigos, é importante, pelo fato de tanto prevenir constrangimentos em ambientes em que a imagem não seja considerada adequada, quanto evitar que bandidos tenham informações demais sobre você e pessoas com as quais se importa.

7 – Revelar sua localização e companhias

Compartilhar com seus amigos os lugares que frequenta e com quem você está no momento, pode ser algo ruim, pois alguém mal intencionado pode avaliar e perceber padrões nos seus hábitos e enganar seus familiares, simulando um sequestro, por exemplo, e usar como confirmação de captura lugares e companhias que você costuma postar no Facebook.

8 – Divulgar informações familiares

Informações familiares geralmente são usadas em “Perguntas de Segurança” de e-mails e contas bancárias, por isso deve-se evitar detalhar demais este aspecto da vida pessoal. Além disso, bandidos que simulam sequestros também usam estas informações específicas para tornar verossímeis suas histórias.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/8-atitudes-que-voce-deve-evitar-no-facebook/ - Por Giselle Coutinho - Foto: Thinkstock

Um comentário: