quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como evitar câimbras

Veja algumas dicas para combater as câimbras antes e depois dos exercícios

Para evitar essa incômoda dor, siga essas dicas antes, durante e depois do treino:

Capriche na hidratação: a cãibra é uma contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, e que pode durar alguns minutos. Acredita-se que a carência do consumo de líquidos pode ser o motivo de a musculatura se tornar sensível ao problema.

Não ao cigarro: de acordo com o médico ortopedista Moisés Cohen, do Instituto Cohen, de São Paulo (SP), o tabagismo pode levar a um déficit de oxigênio. O resultado é o estímulo dos espasmos característicos da cãibra.

Pegue leve: acredita-se que a causa básica da cãibra seja uma hiperexcitação dos nervos, princípio que pode ocorrer logo após um grande esforço físico. Sendo assim, nada de querer treinar em um dia todo o programa da semana.

Inspire e espire: músculo com pouco oxigênio pode ficar predisposto a contrações. Dessa maneira, respirar bem durante a atividade física também merece atenção redobrada.

Minerais no prato: baixos níveis de cálcio e magnésio podem estar relacionados aos espasmos musculares. Evite a desmineralização do organismo, reduzindo o sal, o consumo de café e chá, que diminuem a absorção do cálcio. 

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/como-evitar-caimbras/817/ - Texto: Leonardo Valle / Foto: Shuttertock/ Adaptação: Letícia Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário