quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

Linhaça, feijão e suco de uva estão entre os top 10. Descubra quais são os alimentos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano

Ter uma alimentação saudável reflete tanto no bom funcionamento do organismo como também na beleza de cabelos, unhas e pele. Por isso, selecionar bem o que entra no cardápio é fundamental para trazer saúde ao corpo. Segundo pesquisadores, existem certos alimentos considerados extremamente saudáveis e incluí-los ao dia a dia pode ser a saída certa para quem quer ter mais qualidade de vida.

1 – Linhaça

A semente da linhaça triturada é rica em ômega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. “Diversos estudos têm mostrado efeito cardioprotetor da farinha de linhaça, por ser rica em ômega-3, promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides”, explica Leila Froeder, nutricionista da Clinica Vivid.

2 – Morango

Possuem grande quantidade de flavonóides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. “Evita também o aparecimento de câncer e a oxidação do LDL (colesterol considerado ruim quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o infarto e o derrame cerebral”, diz Leila.

3 – Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem, além de dar um toque especial no cardápio, previne doenças. “O azeite tem potente efeito inibidor de radicais livres, da oxidação do LDL e também antitrombótico”, afirma a nutricionista.

4 – Cavala

“Este tipo de peixe possui duas vezes mais ômega-3 do que a sardinha e o salmão, sendo excelente no combate e prevenção das doenças cardiovasculares”, sugere a nutricionista. Ele pode ser acompanhado com um delicioso arroz com feijão fresquinho!

5 – Abóbora

Todos os tipos de abóbora podem ser consumidas sem medo, afinal, além de trazer benefícios ao funcionamento do corpo, produz saciedade. “Elas são ricas em beta-caroteno e também em fibras”, comenta Leila.

6 – Suco de uva tinto

É comprovado cientificamente que o consumo moderado de vinho reduz a pressão arterial. “Alguns estudos mostraram que o suco de uva tinto é mais rico em flavonóides do que o vinho tinto, melhorando os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da aterosclerose e reduzindo a pressão arterial”, explica a nutricionista.

7 – Acerola
Assim como as laranjas, a acerola possui elevado teor de vitamina C, prevenindo gripes e resfriados. “Elas são antioxidantes e possuem baixos índices glicêmicos, além de serem pouco calóricas”, comenta a nutricionista.

8 – Castanha-do-Pará

Elas finalizam perfeitamente doces, trazendo um toque especial ao sabor e ainda são benéficas à saúde. “Uma castanha possui a quantidade certa de selênio que necessitamos por dia”, comenta a nutricionista.

9 – Feijão

Tradicional da gastronomia brasileira, o feijão é rico em fibras. “O velho e bom feijão brasileiro é rico em fibras e proteínas vegetais, que promovem saciedade, evitando os excessos alimentares”, diz a nutricionista.

10 – Brócolis

“Além de ser rico em antioxidantes, possui alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B, mantendo assim mesmo após o cozimento, uma boa quantidade destas vitaminas que influem no metabolismo energético e na imunidade”, finaliza Leila.

2 comentários:

  1. Olá Professor, gostei do artigo, mas refletindo: é praticamente impossível cultivar morangos em larga escala sem agrotóxicos. Então prefiro não consumir. Quando se diz que são os 10 MAIS saudáveis é um tanto 'comprometedor' pois há alguns alimentos que não estão na lista mas são no meu modo de ver tão saudáveis quanto, ou até 'superiores' a esses que o senhor citou, alguns exemplos: em primeiríssimo lugar o Leite Materno, o Côco e seu óleo, Batata doce, Geléia Real, Pólen, Gengibre, Cramberry(uva do monte), Sal integral, Romã, Arroz integral, Bardana, Cacau, Canela, Abacate, Damasco, Manjericão, Aloe Vera, Mangostão, Pêssego... Eita tem tantos! lembrei desses agora. Espero que tenha colaborado e quero agradecer pela sua iniciativa Professor José Costa. Um fraterno abraço, Ivson Galvão

    ResponderExcluir
  2. Júlia.
    Cuidado com a cavala. Pode conter níveis excessivos de mercúrio.

    ResponderExcluir