quarta-feira, 5 de junho de 2013

Preserve o meio ambiente evitando o desperdício

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2013 terá como tema: “Pensar, Comer, Conservar”. E esse assunto é muito sério. Preservar o meio ambiente não é apenas cuidar da natureza, mas sim não desperdiçar o nosso alimento. Os dados são alarmantes! 
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), todo ano 1,3 bilhão de tonelada de comida é desperdiçada. E o mais triste é que uma em cada sete pessoas no mundo vai dormir com fome, o que causa a desnutrição de muitas crianças por todo o planeta. Mas como podemos mudar essa realidade?

A mudança começa dentro de casa, junto com os seus filhos. O diálogo com as crianças é o primeiro passo. Ela tem que entender a importância de não desperdiçar, tanto alimento quanto a água. Outra ação simples que você pode tomar é começar a cozinhar alimentos na medida exata para o número de pessoas que irão comê-la. Assim não há sobras.

E qual a relação da economia de comida com o meio ambiente? Bem, a partir do momento em que economizamos comida, a produção de comida também reduz, o que, por consequência, diminui os efeitos no planeta Terra. Você sabia que a produção de comida de todo o mundo é responsável por 70% de consumo de água doce? E os números não param por aí. Oitenta por cento do desmatamento e 30% da emissão de gases do efeito estufa são consequências da produção global de alimento. Então, se a comida é desperdiçada, isso significa que todos os recursos e insumos usados na produção também são perdidos. E aí, vamos começar a dizer não ao desperdício?

Nenhum comentário:

Postar um comentário