segunda-feira, 3 de junho de 2013

Saiba como higienizar as unhas para manter longe as bactérias

Higiene das unhas: deixe as bactérias longe das suas garras!

Estamos sempre preocupadas com o novo esmalte daquela coleção que a gente ama, e muitas vezes nos esquecemos que as unhas precisam de outros cuidados além estar com uma cor de esmalte legal.

Quando a unha está um pouco maior é preciso redobrar a higiene. Não é bom estar com a unha bonita por cima e cheia de sujeiras por baixo. Além disso, não cuidar direito das unhas pode causar doenças que as deixam fracas.

Anote as dicas e cuide das suas unhas por completo!

- Regra básica: lave muito bem as mãos. Sempre. Assim você não estará cuidando somente da saúde das suas unhas, mas do corpo todo.

- Remover as cutículas da forma correta é fundamental. Evite instrumentos cortantes que podem machucar na hora de retirar a cutícula por não estarem em bom estado, por exemplo. E retirar muito da pele também é errado, pois ela tem a finalidade de proteger a unha e evitar o acúmulo de sujeiras e bactérias. “É permitido apenas remover o excesso de pele sobre a meia-lua, mas sempre deixando uma camada fechada entre a unha e o restante da pele”, ensina o dermatologista.

- Unhas grandes: coloque um pouco de álcool gel na ponta de um cotonete e passe-o na parte de trás das unhas (naquela parte que não tem esmalte). Aproveite e higienize também a pele que fica nessa região.

-A química pode afetar muito as unhas. Por isso o excesso de removedores de esmaltes que contém acetona pode deixar suas unhas bem fracas e quebradiças. Prefira os produtos sem acetona.

- Roer as unhas é outro grande mal. Além de deixar a aparência estranha, essa prática prejudica muito a saúde das unhas. Aqui você encontra algumas dicas para conseguir parar de roer as unhas.

- Quando for a uma manicure, confira se o lugar apresenta todos os cuidados necessários com os instrumentos utilizados. É super importante que tudo seja muito bem esterilizado. Por isso é legal você levar seu próprio kit para a manicure. Repare também se a profissional utiliza luvas e outros materiais descartáveis.

- Se você notar algum tipo de alergias, irritações, micoses ou fungos nas unhas, não espere e vá direto a um médico dermatologista. Ele vai identificar corretamente o problema e passar o tratamento mais adequado.

Consultoria: dermatologista Octávio Moraes Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário