quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saiba quais são os benefícios de cada cor de alimento

Prato com muitas cores faz bem à saúde

As cores dos alimentos são essenciais para manter uma dieta equilibrada. Cada pigmento representa um nutriente com propriedades específicas que ajudam a prevenir doenças. Por isso, um prato colorido e harmônico, além de encher os olhos, é a melhor opção para uma refeição balanceada e saudável, ajudando a evitar doenças e a emagrecer. “A diversidade de cores é importante para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo”, afirma a nutricionista da Light & Saúde, Bianca Masuchelli Chimeti.

Ela preparou uma lista com os benefícios que cada cor do alimento traz à saúde:

- Alimentos vermelhos: Ricos em licopeno, antioxidante celular, indicados contra depressão e cansaço.

- Alimentos amarelos e alaranjados: Ricos em betacaroteno, importante na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade. Além de serem ricos em Vitamina C.

- Alimentos verdes: resultante da clorofila, uma excelente fonte de energia e age como desintoxidante e contra os radicais livres, ricos também, em fibras, ácido fólico e ferro.

- Alimentos roxos e pretos: Ricos em ferro e Vitamina B1, ajudam a retardar o envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.

- Alimentos brancos: Ricos em flavina e cálcio atuam na manutenção de dentes e ossos, metabolismo e funcionamento do sistema nervoso e músculo.

- Alimentos marrons: Ricos em fibras, ajudam no funcionamento do intestino, combate ao mau colesterol e diabete. Além de efeitos antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário