domingo, 18 de agosto de 2013

10 segredos dos cabeleireiros para ter um cabelo sempre saudável

Conheça dicas simples que qualquer mulher pode por em prática no seu dia a dia e que ajudam a manter os cabelos mais bonitos

Cabelos bonitos influenciam muito na beleza da mulher. Não é por acaso que a maioria se preocupa em ter fios saudáveis, independentemente do comprimento, corte ou tom escolhidos.

É claro que contar com a ajuda de um bom profissional é o primeiro passo para garantir madeixas lindas. Mas existem dicas simples que qualquer mulher pode por em prática no seu dia a dia e que ajudam a manter os cabelos mais saudáveis e, consequentemente, bonitos.

Os truques abaixo são conhecidos pela maioria dos profissionais e podem ser muito úteis a você. Vale a pena anotar:

1. Usar shampoo e condicionar adequados
Atualmente há muitas opções no mercado: produtos para cabelos escuros, tingidos, ressecados, oleosos etc. Escolher o mais adequado ao seu tipo de cabelo é, talvez, o primeiro passo para manter fios bonitos e saudáveis.
“Lavar os cabelos com shampoo e condicionador ideais para o seu tipo de cabelo faz toda a diferença”, afirma Viviane Siqueira, hairstylist do Pierre Louis Coiffeur.
“Vale destacar ainda que se a mulher tem o cabelo seco ou ressecado, por exemplo, deve evitar lavar os fios todos os dias”, acrescenta a profissional.

2. Evitar água quente
“Lavar os cabelos com água muito quente danifica tanto os fios, como a raiz dos cabelos, prejudicando, assim, seu crescimento”, destaca a hairstylist Viviane.
Então fica a dica, especialmente para as mulheres que querem ter cabelos compridos e fortes: lave sempre a cabeça com água fria ou, no máximo, morna! Talvez, no dias mais frios do ano, seja um sacrifício, mas, sem dúvidas, valerá a pena!

3. Usar leave-in
“A mulher deve utilizar um bom leave-in, indicado para o seu tipo de cabelo”, destaca a hairstylist Viviane. “Só não deve utilizá-lo quem tem fios muito oleosos”, acrescenta.
O leave-in protege os fios das agressões externas e ainda trata os cabelos. Deve ser usado logo após a lavagem com shampoo e condicionador, sem enxaguar.

4. Tomar cuidado com chapinha e secador
“Recomendo que todas as mulheres, independentemente do seu tipo de cabelo, tomem cuidado com o uso excessivo de chapinha e secador”, diz Viviane. “Mas sempre que tiver que usá-los, utilize primeiro um protetor capilar de boa qualidade”, acrescenta.

5. Hidratar os fios
Não é segredo para ninguém que fazer hidratação com frequência é fundamental para manter os cabelos saudáveis e bonitos. Mas é sempre bom reforçar a dica!
A hairstylist destaca que este é um procedimento que pode ser feito pela mulher em casa. “Basta comprar uma boa máscara capilar. A hidratação ajuda muito a manter os fios saudáveis e brilhosos. Outra dica é misturar à máscara uma boa ampola para ajudar na nutrição”, diz Viviane.

6. Pentear com cuidado
Em primeiro lugar, certifique-se de estar comprando uma boa escova e um bom pente, que não arrebentem seus fios.
Ao pentear os cabelos, faça isso com cuidado. Se os fios estiverem um pouco embaraçados, uma dica é começar do meio do cabelo, seguindo até as pontas, sempre lentamente.

7. Evitar produtos com sulfatos
Além de retirar as impurezas, os sulfatos retiram dos fios o que não precisaria: a tintura passada previamente, a progressiva feita, a hidratação. O uso contínuo de produtos com sulfatos pode ainda ressecar e quebrar os fios. Vale a pena fugir deles! Confira sempre os componentes dos produtos em suas embalagens.

8. Variar penteados
Uma dica simples, mas que faz bastante diferença é variar a forma como usa os cabelos. Por exemplo, se tem o costume de prendê-lo, faça isso dia sim, dia não. Mas saia com os fios soltos sempre que puder.
Isso porque, se você tem o costume de fazer sempre rabo de cavalo ou coque, por exemplo, pode estar danificando o potencial de crescimento dos seus cabelos.

9. Contar com a ajuda de óleos
A dica vale para quem não tem fios oleosos. Óleos, como, por exemplo, o de coco, podem ser aplicados em casa antes do banho e vão dar brilho e um aspecto mais saudável aos cabelos.

10. Optar por produtos que tenham FPS
Assim como o sol danifica a pele, também pode prejudicar os cabelos. Durante o verão, quando os fios estão, naturalmente, mais expostos aos raios solares, uma boa dica é usar shampoo e condicionador que possuam fator de proteção solar.

E você, já conhecia esses segredinhos profissionais? São dicas simples, mas que podem ajudar (e muito) a mulher a exibir cabelos mais saudáveis e bonitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário