quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Frutas que você precisa comer todos os dias

Saiba quais são as frutas ricas em nutrientes e benefícios que não podem faltar na sua alimentação

Abacate
Fornece energia, combate o colesterol ruim e dá uma força extra ao sistema digestivo.Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E, que são antioxidantes. “A fruta contém também vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Atualmente, é considerado um aliado nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto”, diz a nutricionista Patrícia Haiat. “O abacate possui ainda a substância beta-sitosterol, que regula o hormônio cortisol, nos deixando mais equilibrados e ajudando a reduzir sintomas de TPM e ansiedade”, complementa a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional. Valor calórico: 47 kcal (2 colheres de sopa).

Açaí
Além de ser um excelente repositor energético, por seu elevado valor calórico, beneficia o trânsito intestinal, por causa do aporte de fibras. “Também é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Além disso, conta com alto teor de antocianinas, que são compostos antioxidantes”, garante Patrícia. A dica é consumi-lo sem os acompanhamentos tradicionais, como xarope de guaraná e granola, para usufruir de seu benefícios sem extrapolar nas calorias. Valor calórico: 47 kcal (2 colheres de sopa da fruta batida).

Laranja
Boa fonte de vitamina C, betacaroteno e pectina. Além de regular o funcionamento intestinal,fortalece o sistema imunológico. “Graças às propriedades da fruta, o organismo fica mais resistente a infecções”, garante Roseli Rossi. 70 kcal (1 unidade)






Frutas vermelhas
São ricas em flavonoides, substâncias que acumulam propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. “Elas contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e previne a formação de tumores, especialmente de esôfago e intestino”, diz Patrícia. “As antocianidinas protegem a parede dos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de placas de ateroesclerose. Ainda ajudam a estabilizar as proteínas do colágeno”, complementa Jane Corona. Valor calórico: em média, 37 kcal (10 unidades).


Banana
É fonte de potássio, mineral capaz de garantir o bom funcionamento dos músculos. “A fruta fornece, ainda, carboidratos de boa qualidade, que ajudam a repor a perda energética, além de uma quantidade considerável de fibras que vão ajudar no funcionamento intestinal. É uma deliciosa sobremesa quando grelhada ou assada”, indica Patrícia. Valor calórico: 70 kcal (1 unidade).




Kiwi
Possui clorofila, vitamina C e fibras. “A fruta melhora a absorção do ferro e ajuda no processo de cicatrização dos tecidos. Desintoxicante, fortalece o sistema imunológico”, diz Roseli Rossi. Valor calórico: 35 kcal (1 unidade)






Caqui
Contém elevado teor de água, vitamina C e antioxidantes. “A fruta, como o tomate, é rica em licopeno, que combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e preservando a saúde da pele e dos cabelos”, afirma Roseli. Valor calórico: 70 kcal (1 unidade).






Maçã
O que não faltam são razões para consumir a fruta, de preferência com casca e tudo. “Uma unidade contém 85% de água em sua composição e 5 g de fibras solúveis e insolúveis, o que significa 20% da dose diária indicada para que o organismo funcione bem”, explica Patrícia. Mas o poder maior está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e diversos tipos de câncer. “Frutas ricas nesse composto ajudam a prevenir a catarata e têm ação antiglicante, impedindo que a proteína do colágeno seja degradada”, diz Jane. Valor calórico: 70 kcal (1 unidade).

Mamão papaia
Rico em carotenoides, que apresentam diversas propriedades anticancerígenas, além defortalecer o sistema imunológico. Também possui vitamina C, fibras e a enzima digestiva papaína. Por todas essas propriedades, é reconhecido por sua ação facilitadora do trânsito intestinal. Valor calórico: 70 kcal (1/2 unidade).





Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/frutas-que-voce-precisa-comer-todos-os-dias/1138/ - Texto: Rita Trevisan/ Fotos: Shutterstock, Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário