segunda-feira, 28 de outubro de 2013

7 maneiras de aliviar o calor em casa sem usar o ar-condicionado

O condicionador de ar, além de seu alto custo, pode aumentar o gasto de energia e até ser prejudicial à saúde; saiba como driblar o calor sem precisar dele

Quando chegam os meses quentes do ano, a primeira coisa que vem à cabeça é como enfrentar os dias e noites abafados, seja na rua, no carro, trabalho ou mesmo em casa.

Para driblar o calor excessivo, é comum que as pessoas invistam em aparelhos condicionadores de ar, uma vez que eles deixam o ambiente mais fresco quase imediatamente.

Entretanto, esse eletrodoméstico pode não ser a melhor opção. O alto custo do aparelho, aliado a um gasto maior de energia e aos malefícios que ele causa à saúde pedem que você utilize outras medidas, antes de correr à loja mais próxima para comprar o seu.

1 – Mantenha as cortinas fechadas durante o dia
As cortinas são parceiras importantes para não superaquecer sua casa no verão, isso porque elas bloqueiam a entrada excessiva de luz do sol. É melhor, portanto, mantê-las fechadas, para evitar um mini efeito estufa em casa.

2 – Faça o possível para manter o calor do lado de fora
Que tal investir em algum tipo de filme que possa refletir a luz solar para ser colocado nas janelas? Esse tipo de material vai manter sua casa isolada do calor causado pelos raios solares através da reflexão desses raios.

3 – O ar fresco da noite precisa ser mantido durante o maior tempo possível
À noite, normalmente, o ar costuma não estar tão abafado quanto durante o dia, por isso é fundamental utilizar esse período a seu favor. Quando o sol baixar e a brisa estiver mais fresca, portanto, abra todas as janelas e deixe o ar correr pela casa, fechando-as novamente antes que o dia amanheça e comece a esquentar novamente.

4 – Troque as lâmpadas incandescentes
Há alguns anos já vem se falando sobre as vantagens de trocar as lâmpadas incandescentes – também chamadas de lâmpadas “quentes” – por lâmpadas brancas, ou “frias”. Nos últimos tempos, inclusive, foi lançada no mercado a lâmpada de LED, ainda mais econômica e durável que as lâmpadas brancas convencionais. Essa troca também ajuda a diminuir o calor dentro de ambientes fechados, uma vez que as lâmpadas incandescentes geram muito mais calor que as demais.

5 – Use truques para umidificar o ar interno
Vale tudo para deixar o ar menos “seco”, principalmente na hora de dormir. Utilize recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa – só tome cuidado caso tenha filhos pequenos, porque mesmo pouca quantidade de água pode ser o bastante para que uma criança se afogue. Outra boa opção é encharcar toalhas de banho e espalhá-las pela casa, no espaldar de cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.

6 – Condicione o ar você mesma
Um ventilador ligado com uma garrafa d’água congelada bem em frente é uma maneira simples e eficaz de fazer circular ar frio pelo ambiente, sem precisar ligar o condicionador de ar.

7 – Abuse das bebidas geladas e alimentos refrescantes
A hidratação é fundamental nos dias quentes. Bebidas geladas e alimentos frescos, como frutas e picolés de fruta, são boas opções para driblar o calor do corpo e permanecer mais confortável durante o verão.

5 comentários:

  1. me desculpe, mas, o que há de novidade nessas informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma boa pergunta diego...

      Excluir
    2. Voces leram o título do post? São maneiras de aliviar o calor e não NOVAS maneiras, então, antes de sair criticando, porque voces não colaboram com mais informações e assim ajudam mais pessoas. Que mania esse povo tem de ficar criticando, tem informação de graça e ainda acham ruim. Muito bom o post, parabéns!!!

      Excluir
  2. pra mim sao todas novidades. adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Já faço algumas coisas do post... Contudo, não abro mão do mu ar condicionado no quarto, na sala e no meu carro.

    ResponderExcluir