quinta-feira, 27 de março de 2014

4 razões para você querer se exercitar agora!

Não sei você, mas eu sinto uma preguiça tremenda de manter uma rotina diária de exercícios, especialmente quando a temperatura começa a diminuir. Mas uma coisa é certa: quem não se rende ao sofá, ao terminar de se exercitar, tem uma sensação de “missão cumprida” impagável.

O problema é que nem sempre isso é suficiente para manter a motivação em alta. Às vezes, é bom lembrar quão bem os exercícios vão fazer para a sua saúde de fato. E os benefícios que você vai ver aqui hoje são tão incontestáveis, que vão fazer você se esquecer de quaisquer desculpas!

Então chega de aquecimento e vamos logo ao que interessa:

4. Exercícios ajudam a prevenir câncer
De acordo com um estudo recente publicado na revista Cancer Prevention Research, mulheres na pós-menopausa que seguem um estilo de vida saudável, incluindo dieta balanceada e prática de exercícios físicos regularmente, têm 20% menos probabilidade de morrer de câncer do que aquelas que chutam o balde. Ou seja: melhor ter uma rotina de exercícios curta, mas eficaz, do que optar por uma vida absolutamente sedentária.

3. Exercícios ajudam a prevenir a perda óssea
Quer chegar aos 80 anos com capacidade física de 40? Então pratique exercícios físicos! Segundo um estudo desenvolvido em 2006 e publicado na revista Sports Medicine, ter uma rotina de exercícios, mesmo que leve, pode retardar o processo de perda óssea depois que atingimos seu pico.

2. Exercícios ajudam a perder peso
Se você fica aí se perguntando qual é a melhor forma de perder peso – dieta ou exercícios -, você vai gostar de saber que, pelo menos dessa vez, não vai precisar escolher entre um ou outro. Porque a resposta certa é: os dois. Mesmo o exercício praticado moderadamente contribui para a perda de peso. E a prova disso é um estudo feito em 2012. Para realizá-lo, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um deles recebeu orientações bem específicas para a prática de exercícios – que incluía atividades tanto moderadas quanto intensas – enquanto que o outro não deveria praticar nenhum exercício.
Ao final do estudo, a verdade foi revelada pela balança. Os participantes que se exercitavam durante uma média de 30 minutos diários perderam cerca de 3 quilos cada. Parece ótimo, não?

1. Exercícios ajudam a melhorar a qualidade do sono
Se você é dessas pessoas que fica se revirando na cama e só consegue finalmente apagar quando faltam poucas horas para levantar, saiba que exercícios físicos são a chave para dormir bem. Para os adultos mais velhos que sofrem com insônia, a atividade física melhora não apenas a qualidade do sono, como também a sua duração e eficiência – tudo isso de acordo com um estudo desenvolvido em 2010 e publicado na revista Sleep Medicine.  E os benefícios não param por aí. Pessoas que dormem melhor também são menos suscetíveis a sintomas de depressão, diz o estudo.
Ou seja, tudo faz parte de um grande círculo vicioso em que bons hábitos trazem boas consequências tanto para a sua saúde física quanto mental. Dá próxima vez que você pensar em matar as horinhas de atividades físicas, lembre-se disso. [LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário