terça-feira, 4 de março de 2014

Como melhorar a alimentação dos adolescentes

Para combater os males causados pela má alimentação e sedentarismo, veja quais são as dicas do especialista para cuidar da alimentação dos jovens

Além de praticar atividades físicas regularmente, não fumar e nem beber excessivamente, a fórmula para viver bem (em qualquer fase da vida), envolve uma alimentação balanceada. A nutrição clássica fala em seis refeições ao dia, três principais, intercaladas por três pequenos lanches. Veja as dicas do nutrólogo Durval Ribas Filho de como organizar o seu cardápio:

Café da manhã

Acordar atrasado é normal. Mesmo as crianças sofrem com o horário, pois muitas vão para a cama tarde da noite. Alimentar-se mal na primeira refeição do dia não é uma boa ideia, além da deficiência de nutrientes, uma pessoa em jejum vai chegar ao horário do almoço com muita fome, e comerá mais do que deve. A boa notícia é que dá para se alimentar bem, mesmo contra o relógio. “Logo cedo, consuma uma porção de cereal integral com leite, alimentos com energia e que são fontes de carboidratos. O café também é recomendado, pois é um estimulante do sistema nervoso. Já de partida, coma uma fruta”, recomenda Ribas.

Almoço 

“Os restaurantes por quilo são boas opções”, resume o médico. Siga a fórmula da montagem do prato dividida em quatro partes: uma porção de proteínas (carnes), uma de carboidratos (arroz, batata e massas) e duas de vegetais.

Jantar 

À noite, monte seu prato obedecendo a mesma regra do almoço. Entretanto, se o horário da refeição estiver próximo da hora de ir dormir, reduza a quantidade (proporcionalmente) de cada um dos grupos.

Nos intervalos 

O ideal é comer a cada três horas. Entre as principais refeições do dia, tome um iogurte, coma uma fruta ou faça um pequeno e leve sanduíche. À noite, antes de dormir, beba um copo de leite.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/familia/como-melhorar-a-alimentacao-dos-adolescentes/2064/ - Texto: Ivan Alves/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário