terça-feira, 29 de abril de 2014

Alimentos que causam hipertensão

Conheça os alimentos capazes de levar a pressão às alturas, apontados pelo cardiologista Marcus Bolívar Malachias, presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em comum, eles apresentam alto teor de sódio. E também fique atento aos produtos industrializados em geral. Por ser eficaz, barato e de sabor agradável, o sal é utilizado como conservante até em doces e biscoitos. Verifique sempre no rótulo e escolha o que tiver menor teor

Fast-food 
Numa refeição simples você quase estoura a cota diária. Quer ver? Ao consumir um pacote de batatas fritas tipo chips você ingere nada menos do que 607 mg de sódio. Se preferir a batata palito de lanchonete, são 442 mg. mas o pior é um sanduíche como o big mac: 960 mg de sódio. faça as contas! Um exagero, não é mesmo?



Temperos prontos
Caldos de carne e galinha, temperos para feijão e churrasco e molhos para salada economizam tempo na cozinha. mas a praticidade nem sempre compensa. a maioria fornece tanto sódio que fica difícil respeitar o limite diário de 2,3 g definido pela organização mundial da saúde (oms), o conteúdo de 1 colher (chá) rasa de sal. Um tablete de caldo de galinha fornece 2,046 g, e 100 ml de shoyu, espantosos 5,024 g.

Sopas e macarrões instantâneos 
Uma “inofensiva” sopa de pacote sabor peito de frango com queijo, em porção individual, contém 644 mg de sódio. Já um pacote de macarrão instantâneo no sabor quatro queijos oferece assombrosos 1.621 mg de sódio.






Alimentos em conserva 
A salmoura dos enlatados e congêneres estende seu prazo de validade, mas o custo é alto: quatro “inocentes” azeitonas alcançam 344 mg de sódio.








Queijos
O parmesão é um dos que excedem no sal: 1 colher (sopa) fornece 254 mg de sódio. o pão de queijo não fica atrás: são 773 mg de sódio em 100 g do petisco. e atenção aos acompanhantes: uma fatia grossa de presunto de porco reúne 308 mg. prefira laticínios magros sem sal.





Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/alimentos-que-causam-hipertensao/2344/ - Texto: Revista VivaSaúde Especial Hipertensão/ Foto: Shutterstock, Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel 

Um comentário:

  1. Boa tarde José.
    Excelente matéria qual compartilhou sobre os alimentos que mais causam hipertensão.
    Tirando o queijo a maioria é completamente indispensável, pois não fazem parte da cadeia alimentar.
    E por isso só devem ser consumido em raras exceções,as pessoa é que põe estes alimentos quais só fazem mal a saúde como substâncias imprescindíveis.
    Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério de cada um.Abraços sempre.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir