quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alimentos termogênicos para emagrecer

Nutricionista explica como eles agem no organismo

Melhor do que comer algum alimento que não engorde é comer os que ajudam a acelerar a perda de peso. Estamos falando dos alimentos termogênicos, que necessitam de maior queima de energia para serem digeridos e, por isso, chegam a ser responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Ou seja, meninas: alimentos termogênicos emagrecem muito e são os melhores amigos da dieta!

 “Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Porém, os termogênicos induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias. Um exemplo é a pimenta vermelha que, segundo um estudo com seres humanos, induziu elevado gasto energético após a refeição e queima de gordura”, explica a nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro.

Além da pimenta vermelha, também fazem parte desse grupo a mostarda, o gengibre, o vinagre de maçã e o guaraná. “Ultimamente, tem-se visto maior interesse também por compostos extraídos de plantas, como a cafeína do café, efedrina da ephedra, capsaícina das pimentas e catequinas de chás”, diz.

A forma de consumo – se separadamente ou junto com outros – vai depender de cada alimento. “A pimenta, por exemplo, pode ser utilizada junto com a refeição. Já o chá verde deve ser consumido entre as refeições para não interferir na absorção de nutrientes provenientes das grandes refeições, como o ferro”, afirma.

Os alimentos termogênicos ajudam a emagrecer, mas não são milagrosos. “É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, de acordo com a rotina individual, e pobre em gorduras saturadas e açúcares simples, além da prática frequente de exercício físico”.

Se consumidos em excesso, eles podem fazer mal, causando dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. “Os hipertensos ou portadores de problemas cardíacos devem ter mais cuidado, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas na tireoide também devem ter atenção e usar os alimentos termogênicos sob orientação profissional por causa da influência sobre o metabolismo”, alerta.

Receita com alimentos termogênicos
Suco verde
1 a 2 folhas de couve previamente higienizada
Lascas de gengibre (1 colher de chá)
½ copo de água de coco
1 maçã com casca
1 limão espremido
Bater no liquidificador, coar e servir

Dicas de consumo de termogênicos
Utilizar gengibre nas saladas ou em sucos ou em molhos para saladas
A pimenta vermelha pode ser usada com moderação no almoço e deve ser evitada no jantar para não atrapalhar a qualidade do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário