quinta-feira, 1 de maio de 2014

Descubra como melhorar a vida sexual

A ciência já comprovou que alguns alimentos como o chocolate e a maca peruana apimentam a relação. Saiba como melhorar a libido!

Uma vida sexual satisfatória depende de uma boa saúde geral. “A baixa libido pode ser causada por estresse, disfunção hormonal, uso de medicamentos e a presença de doenças como o diabetes, a depressão e problemas cardiovasculares”, lista a médica nutróloga Tamara Mazaracki (RJ).

“Os fatores de risco para a doença cardiovascular são os mesmos encontrados em pessoas com disfunção erétil e redução da libido, no caso, obesidade, gorduras sanguíneas elevadas, tabagismo, sedentarismo e diabetes”, lembra a profissional. Mudanças no estilo de vida previnem todos estes problemas. Basta dar o primeiro passo!

Homens na berlinda
Alguns alimentos são conhecidos por estimular a libido masculina. “Sua ação é aumentar o fluxo sanguíneo na região genital”, explica a médica. A melancia, por exemplo, é rica no aminoácido citrulina, que melhora o fluxo de sangue ao relaxar os vasos sanguíneos. “Ela produz um efeito similar ao de drogas que auxiliam na ereção. A substância está concentrada na parte branca da melancia, mas tem o suficiente na polpa vermelha”, ensina.
Ovos são ricos em vitaminas do complexo B, que equilibram os hormônios e a reduzem o estresse – fatores importantes para não deixar a “peteca cair”. As ostras fornecem zinco – mineral ligado à produção de testosterona – enquanto as pimentas vermelhas contêm capsaicina. “Ela aumenta o fluxo sanguíneo, a temperatura corporal e libera endorfinas pró-libido”, completa.

A vez das mulheres
No caso das mulheres, o objetivo é aumentar a produção de neurotransmissores afrodisíacos e estimular o sensorial. Pesquisadores do Instituto de Neurociência em San Diego (EUA), revelaram que o chocolate contém o neurotransmissor anandamida. Ele se liga a receptores no cérebro, causa euforia e pode estimular a libido.
“O cacau possui metilxantina, substância que torna a pele sensível ao toque. Prefira o chocolate escuro e não ultrapasse 30g por dia”, diz Tamara. A aveia estimula a liberação de testosterona, que circula no corpo ligada a proteínas. “O desejo das mulheres depende deste hormônio”, revela a médica.
Já as gorduras boas da amêndoa são matéria-prima para os hormônios sexuais, enquanto um estudo realizado na Smell and Taste Treatment and Research Foundation (EUA), mostrou que o alcaçuz eleva o fluxo sanguíneo na região genital.

Diga sim às atividades físicas
Exercícios contribuem para o aumento do desejo à medida que reduzem os fatores de risco paraproblemas cardiovasculares e melhoram a qualidade dos vasos sanguíneos. Em um estudo publicado em 2004, no The Journal of the American Medical Association, uma dieta de baixo teor de gordura combinada com exercícios resultou em função sexual normal em 31% dos homens com problemas na área, em comparação com apenas 5% do grupo que não a adotou. “O mesmo vale para a mulher. A atividade física acelera a circulação sanguínea, ajuda a produzir endorfinas e melhora a autoestima”, destaca Tamara.

A maca peruana é quente
É encontrada no Brasil na forma de farinha ou cápsulas. Uma pesquisa publicada na revista CNS Neuroscience & Therapeutics, mostrou que a maca era capaz de aliviar a disfunção sexual provocada pelo uso de medicamentos para o tratamento da depressão.
“Ela é rica em vitamina C e vitamina B3, além de fornecer cálcio, ferro, potássio e manganês. Tem duas substâncias, as macamidas e macaenos, que possuem ação similar à da testosterona, agindo nos receptores do hormônio. Assim, ajuda na melhora da libido masculina e feminina”, diz a nutricionista Tamara.
Consuma-a diariamente, na quantidade diária de 1 colher (chá) e aumente, aos poucos, até atingir 2 colheres (sopa).

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/descubra-como-melhorar-a-vida-sexual/2293/ - Texto: Leonardo Valle / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário