quarta-feira, 11 de junho de 2014

10 razões para acreditar que o Brasil NÃO vai ser campeão

Se você já comprou bandeiras, pintou sua rua e cravou no bolão da firma o Brasil campeão mundial, calma. Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Apesar de haver um clima de euforia em torno dos 23 convocados por Luiz Felipe Scolari, é sempre bom lembrar que existem outras 31 seleções com o mesmo objetivo e todas vão jogar sem a pressão do time brasileiro de ter de cumprir com as enormes expectativas.

Veja outros motivos para manter um pé atrás a partir de quinta.

10 razões para acreditar que o Brasil NÃO vai ser campeão

1 - Excesso de confiança 
Scolari já decretou: o Brasil ganhará a Copa. Carlos Alberto Parreira já falou que a seleção está com uma mão na taça. Os mais supersticiosos diriam que isso dá azar; os mais prudentes sabem que o jogo é jogado, assim como o lambari é pescado. O fato é que esse tipo de fala pode ser encarado como arrogância pelos rivais e motivá-los ainda mais a vencer o Brasil.

2 - Poder de reação não foi colocado à prova 
Desde a chegada de Felipão, a seleção ainda não precisou enfrentar um grande desafio que requirisse aquela resiliência toda, a capacidade de reagir diante de um resultado desfavorável. A única virada de 2013 aconteceu no amistoso com Portugal, em setembro, vencido por 3 a 1. A dúvida é: se o time estiver perdendo para um rival forte, terá força suficiente para virar?

3 - Neymardependência 
Este é o grande risco, a grande armadilha na qual a seleção pode cair. Neymar é a estrela do time, é verdade, mas sobrecarregá-lo ou acreditar que ele, sozinho, pode tirar o Brasil de situações difíceis pode colocar o time em risco. E se ele se machucar, for suspenso ou, simplesmente, anulado pela marcação rival?

4 - Nuvem negra sobre Júlio César 
Não há dúvida nem questionamento: Júlio César é o titular do gol brasileiro. Mas o erro nas quartas de final da Copa de 2010, que colaborou para a vitória da Holanda, ainda persegue o goleiro. Some-se o fato de que ele joga no Toronto, um time da Canadá onde o futebol é incipiente. E que atuou só sete vezes pelo clube nesta temporada. Se ele falhar de novo, sua cabeça talvez não aguente a pressão.

5 - Sul-americanos também estão "em casa" 
Em quatro Copas realizadas na América do Sul, os vencedores foram quatro times sul-americanos. Em duas ocasiões, ganhou o time da casa (Uruguai em 1930 e Argentina em 1978); em outras duas, venceu um vizinho (Uruguai no Brasil em 1950 e Brasil no Chile em 1962). Ou seja, apoiar-se no "fator casa" é algo que o Brasil não fará sozinho nesta Copa.

6 - Geração em formação 
A média de idade da seleção, 27,7 anos, é baixa se comparada aos grupos de 2010 (29,2) e 2006 (28,8). Dos 23 convocados, apenas seis já estiveram em Copas do Mundo, um número baixo que costuma indicar renovação no ciclo. Isso não é necessariamente ruim, mas inexperiência pode pesar numa situação-limite.

7 - A torcida da Copa talvez esqueça que está lá para... torcer. 
Imagine a seleção em jogo difícil, e a torcida, ao invés de incentivá-la, começa a vaiar, desconcentrando os jogadores! Os torcedores que vão aos jogos da Copa, em geral, serão 'turistas' de estádio, a versão moderna do que Nelson Rodrigues já chamou de a "grã-fina de narinas de cadáver", aquela que não sabe quem é a bola. Dessas vaias para um descontrole emocional da equipe é um passo.

8 - Banco de investimento aposta no Brasil... de novo. 
Segundo os cálculos do banco Goldman Sachs, o Brasil tem 48,5% de chances de ganhar esta Copa. Considerando que o mesmo banco previu o Brasil como favorito para o título na África do Sul, então é melhor a seleção tomar cuidado. Segundo a simulação do banco, a equipe da casa vencerá a Argentina na final por 3 a 1.

9 - Novo Maracanaço 
Todos garantem que ele ficou no passado, que raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Será? Dizem que o medo de que algo aconteça pode acabar atraindo aquilo para si. Não se sabe o quanto os jogadores estão blindados deste sentimento de insegurança, estando o Brasil na final, certamente o fantasma vai aparecer para checar se está tudo bem no vestiário.

10 - Messi no auge 
E se o Brasil for à final, e essa final for contra a Argentina, a seleção terá que lidar com Messi. O melhor jogador do mundo vem para a Copa de 2014 com 26 anos, naquele que pode ser o ponto alto da sua maturidade aliada à forma física, ponto que Neymar ainda não atingiu. Se os hermanos encaixarem o jogo durante a competição e chegarem lá, o páreo será duríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário