quinta-feira, 12 de junho de 2014

7 dicas para não engordar no inverno

Apetite aumenta no frio, mas é possível manter a dieta e controlar o peso
  
O tempo frio é ótimo para ficar em casa, deitada sob as cobertas, sem ânimo para encarar a malhação e com disposição de sobra para atacar muitas guloseimas. Resultado: os ponteiros da balança acabam subindo e, depois, haja pique para correr atrás do prejuízo e eliminar os quilinhos extras. 

Segundo a nutricionista Karla Leal, da PronoKal Brasil, é normal o apetite aumentar no inverno. "Isso acontece porque o corpo precisa trabalhar mais para manter sua temperatura estável, exercendo proteção térmica contra o frio", explica. Para evitar o aumento de peso, ela ensina algumas dicas.

Como não ganhar peso no inverno

1 - Procure manter o intervalo médio de três horas entre as refeições. O hábito de se alimentar em intervalos regulares é benéfico, pois contribui para o bom ritmo do metabolismo, já que o organismo tem que ‘gastar’ energia para digerir os alimentos e absorver seus nutrientes. “O jejum prolongado gera o aumento de um hormônio responsável pela sensação de fome, levando ao consumo exagerado de alimentos, entre eles carboidratos de alto índice glicêmico, como pães e massas de farinha branca", explica. 

2 - Mastigue os alimentos lentamente. A mastigação adequada ativa a liberação de hormônios que contribuem para a saciedade. "Se mastigarmos com calma e bem, a quantidade de alimentos consumida será consideravelmente reduzida”, afirma.

3 - Inclua atividades de lazer na sua rotina. De acordo com a nutricionista, o estresse, por si só, causa importantes alterações em hormônios, que contribuem para o consumo exagerado de alimentos, geram ansiedade, desequilíbrio na função intestinal, e consequentemente, prejuízo na absorção de nutrientes essenciais.
  
4 - Aposte nos alimentos termogênicos para manter o metabolismo acelerado, entre eles, café, pimenta vermelha, chá verde, chá de hibisco, gengibre e canela. “O consumo de cafeína, para pessoas saudáveis e para a obtenção do efeito termogênico, é de uma média de 4mg cafeína/Kg de peso. Já para que o efeito termogênico da pimenta vermelha seja atingido, é necessária a ingestão de em média 0,9 g da pimenta junto às refeições", ensina. Mas atenção! Esses alimentos não devem ser consumidos à noite, pois podem afetar a qualidade do sono. "E pacientes hipertensos e gestantes só devem consumi-los com orientação de um nutricionista ou médico”, alerta.

5 - Consuma alimentos quentes, como chás, sopas e caldos. Eles tendem a proporcionar maior saciedade, mas é preciso ter atenção aos ingredientes ao prepará-los. “Nos chás, prefira os adoçantes sucralose ou stévia. Nas sopas e caldos, evite usar alimentos muito gordurosos, e priorize verduras, legumes e uma fonte de proteína magra”, sugere.

6 - Ao comer fora de casa, resista às frituras, aos refrigerantes, e evite salgar os alimentos já prontos. “O consumo exagerado de sal ajuda a reter líquido, e pode levar a problemas de saúde, como hipertensão e disfunções renais”, diz.
7 - Beba água, mesmo que não sinta sede. No inverno a ingestão de água costuma ser menor, mas ela é importante e deve ser priorizada para evitar a desidratação e problemas de saúde mais graves. "Se for possível, deixe uma garrafa sobre a mesa de trabalho e tome o líquido em pequenos goles ao longo do dia”, ensina.

http://itodas.uol.com.br/9652/7-dicas-para-nao-engordar-no-inverno - Por Mariana Bueno –Fotos Crédito: Thinkstock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário