segunda-feira, 30 de junho de 2014

Alimentos para combater e prevenir o câncer

Uma alimentação equilibrada e saudável pode não só manter os números da balança em dia como também prevenir o aparecimento de várias doenças, principalmente o câncer.

 Os alimentos não fazem milagre, mas podem blindar o corpo. Veja quais são os alimentos que selecionados pela Dra. Lunamaris Salum de Abreu, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN):

Iogurte natural e coalhada
Ricos em lactobacilos, probióticos fundamentais no equilíbrio da microbiota intestinal que é a primeira barreira protetora à entrada de substâncias tóxicas no organismo.

Frutas vermelhas e roxas
Como morango, mirtilo, blueberry, jabuticaba, amora, framboesa. São ricas em polifenóis  e proantocianidinas que são antioxidantes.

Sementes de girassol, de abóbora, gergelim, linhaça
Além de ricas em fibras, possuem alto teor de gorduras saudáveis.

Molho de tomate
Rico em licopeno, antioxidante protetor de diversos órgãos, principalmente próstata.

Folhas verde escuras
Espinafre, rúcula, couve, além de folhas da beterraba, do brócolis e do rabanete contêm luteína e zeaxantina, poderosos antioxidantes.

Cacau
Encontrado em maior quantidade nos chocolates amargos, o fruto é rico em catequinas, que possuem ação antioxidante.

Chá verde
Rico em catequinas, desde que seja autêntico, geralmente de origem japonesa.

Especiarias
Gengibre, açafrão, pimentas, canela, cravo, páprica, cúrcuma - geralmente chamadas de “temperos”, possuem fortes propriedades antiinflamatórias.

Vitamina D
Um dos mais importantes fatores anticancerígenos. Apesar de a principal fonte ser o sol, alguns alimentos apresentam alto teor de vitamina D, como gemas de ovos, manteiga de leite, laticínios integrais e peixes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário