quarta-feira, 18 de junho de 2014

Quanta atividade física você precisa para ficar saudável?

Todos os benefícios da atividade física você provavelmente já conhece ou ouviu falar. Mas a questão que fica é: quanto você precisa se exercitar para começar a colher esses benefícios?

Sei o que você está pensando: agora no inverno, principalmente se você mora em regiões frias, não dá vontade de acordar, sair das cobertas e ficar horas puxando ferro e correndo na academia. Quase parece que o esforço não vale a pena.

Mas já aviso: os mesmos estudos científicos que apontam as vantagens da educação física também sugerem que não há nenhuma necessidade de fazer exercício vigoroso, desgastante, se você não quiser (ou seja, se você for como eu).

“O exercício é apenas uma forma de atividade física”, diz I-Min Lee, professor de epidemiologia da Universidade de Harvard (EUA). “Costumávamos pensar que era preciso correr, ou nadar por uma hora sem parar – mas percebemos agora a partir do corpo de pesquisa que qualquer movimento é bom”.

Ou seja, não precisa comprar roupas caríssimas de academia – uma caminhada com passo rápido (o tipo de ritmo que você alcança quando está atrasado para encontrar um amigo para o almoço) por dia é suficiente.

Recomendações de atividade física tendem a ficar nos 150 minutos de atividade moderada por semana (a caminhada rápida, por exemplo). Os que preferem fazer exercícios vigorosos precisam apenas praticar metade desse tempo para obter os mesmos efeitos na saúde.

A ideia de uma rápida caminhada de meia hora cinco vezes por semana pode não soar como um desafio, mas é para um terço dos adultos e 80% dos adolescentes, que não cumprem estas recomendações.

Mas novas pesquisas resolveram facilitar mais ainda para essas pessoas: elas têm revelado que precisamos de menos exercício para ver os mesmos efeitos na saúde.

Um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde do Taiwan queria saber a quantidade mínima de atividade que as pessoas precisam fazer para obter os benefícios conhecidos de saúde. Para tanto, os cientistas acompanharam os níveis de atividade física de mais de 400.000 pessoas no país ao longo de oito anos.

Os pesquisadores descobriram que as que se exercitavam apenas 15 minutos por dia tinham 14% menos probabilidade de morrer no período do estudo do que os inativos, e tinham uma expectativa de vida em média de três anos a mais. Além disso, uma em cada nove mortes por câncer no grupo dos inativos poderia ter sido evitada, o que levou os cientistas a concluírem que os 15 minutos de exercício moderado por dia foram suficientes para render benefícios significativos à saúde.

 “Cada 15 minutos adicionais por dia trouxe benefícios adicionais, embora os primeiros 15 minutos pareceram fazer a maior diferença”, disse Chi Pang Wen, um dos autores do estudo.

Mas será que as pessoas mais ativas do estudo também tinham um estilo de vida mais saudável e é por isso que a pesquisa viu essa diferença?

A equipe de Wen analisou os dados contando com diferentes fatores de estilos de vida, como fumar, beber, ter diabetes e hipertensão. Benefícios de saúde vindos exclusivamente do exercício físico foram vistos.

15 minutos por dia de subir escadas, andar rápido para não se atrasar, dançar enquanto espera a comida ficar pronta… Parece gerenciável, não?

“A chave é encontrar algo que você gosta de fazer. Um pouco é bom, mais é melhor”, conclui Lee. “Se você gosta de dança de salão, faça dança de salão. Se gosta de brincar com seus netos, faça isso. Se você gosta de passear seu cão, faça isso”. [Gizmodo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário