quinta-feira, 18 de setembro de 2014

12 benefícios dos diferentes tipos de chá

A bebida combate doenças degenerativas e auxilia o processo de emagrecimento. Confira outros benefícios!

Os chás branco, verde, preto e vermelho são todos feitos da mesma erva, a Camellia Sinensis, porém colhidos e processados de formas distintas. A planta apresenta ação antioxidante, agindo contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas. Você certamente também já ouviu falar que os chás podem auxiliar no processo de emagrecimento, acelerando o metabolismo. Os benefícios da bebida são inúmeros! Confira:

1. O consumo de chá verde está associado a uma redução da mortalidade por doenças cardiovasculares. Isso devido à ação na diminuição dos níveis de LDL colesterol, que é o colesterol ruim.

2. A ingestão elevada de chá verde está relacionada a menor prevalência de demência em idosos.

3. Compostos do chá, como polifenóis e antioxidantes, agem de diferentes formas, melhorando a saúde cardiovascular.

4. Substâncias presentes no chá verde podem diminuir o estresse.

5. O chá melhora a resposta imune em pacientes HIV positivo.

6. Tomar chá verde melhora a eficiência de antibióticos. O estudo mostrou que o consumo do chá aumenta a capacidade de destruição das bactérias, tornando os remédios até três vezes mais eficientes.

7. Possui ação termogênica, em função da presença de cafeína – que acelera o metabolismo, auxiliando na queima de calorias.

8. Os antioxidantes presentes no chá verde agem sobre o metabolismo de lipídios e carboidratos.

9. São diuréticos e têm ação laxante. Também auxiliam na digestão.

10. Os chás branco e verde também contam com a presença de taninos (um tipo de polifenóis), compostos com ação adstringente e antisséptica, que previnem cáries, protegem a pele contra os efeitos nocivos do sol e equilibram peles oleosas. Porém, os taninos também podem prejudicar a absorção de minerais como o ferro. Por isso, é recomendado não consumir esses chás logo após refeições. Opte por tomar o chá duas horas antes ou depois de se alimentar.

11. O chá preto, pela alta concentração de cafeína, é indicado como estimulante e digestivo.

12. O chá vermelho, além de facilitar a digestão, possui características peculiares em sua oxidação, como a tonalidade avermelhada, seu aroma é mais suave que o chá preto e não tem gosto marcante de grama do chá verde, portanto apresenta um teor amargo que termina com sabor adocicado na boca.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/as-cores-do-cha - por Marina Machuca - Foto: Shutterstock

Um comentário: