segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A importância dos exercícios aeróbios

Conheça as vantagens da prática regular desses exercícios

Muitos são os benefícios com a prática regular dos exercícios aeróbios de três a seis dias na semana. Veja alguns deles:

1. Melhora o humor e combate a depressão.
2. Diminui a ansiedade e o estresse.
3. Aumenta muito a autoestima.
4. Melhora do sistema imune.
5. Melhora a qualidade do sono.
6. Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.
7. Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.
8. Aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.
9. Previne doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.
10. Provoca a perda de peso.

Os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e melhora da circulação sanguínea. Os outros benefícios funcionam como uma poupança: onde quanto mais praticamos, mais acumulamos saúde, através de exercícios como caminhar, pedalar, dançar ou nadar.

É importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. Os efeitos acumulativos são os mais eficazes para a saúde, além disso, o índice de lesões é grande com a prática de exercícios esporadicamente. Isso é um fator que deve ser evitado.

Apesar da frequência cardíaca ser um fator individual podemos controlar para que não ultrapasse os 150 batimentos por minuto, valor padronizado por questão de segurança. Observe sua respiração, caso sinta-se ofegante e não consiga falar normalmente, cortando as frases e palavras é sinal que está indo para a classificação de exercícios avançados.

Quando realizamos o exercício aeróbio moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, mas não sentimos o aceleramento excessivo. A respiração é um termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. A frequência respiratória aumentará, mas de forma sutil e ainda conseguimos conversar com outra pessoa normalmente, enquanto realizamos a atividade.  A partir, do momento que não conseguimos conversar normalmente durante a prática do exercício aeróbio é sinal que devemos diminuir o ritmo.

Além disso, podemos sentir o efeito de relaxamento após os exercícios físicos aeróbios pela liberação de endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, todas liberadas nos exercícios aeróbios. Esses hormônios são chamados de hormônios do prazer, pelos efeitos de relaxamento que produzem.

Por isso, usem e abusem dos exercícios aeróbios. Desloquem-se a pé sempre que possível!

Fonte: http://www.dietaesaude.com.br/temas/fitness/16709-a-importancia-dos-exercicios-aerobios - Fernanda Andrade - Personal Trainer - Dieta e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário